sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

A Excelência do Objeto


Por John Flavel (1627 - 1691)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Jan/2019
2
F588
Flavel, John – 1627 - 1691
A Excelência do Objeto / John Flavel
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2019.
24p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
"Pois eu determinei não saber nada entre vocês, salvo Jesus Cristo, e ele crucificado." (1 Coríntios 2: 2)
O versículo anterior contém uma desculpa para a maneira clara e familiar da pregação do apóstolo, que não era (como ele diz a eles) com excelência de fala ou de sabedoria. Ele não estudou para gratificar sua curiosidade com tensões retóricas ou sutilezas filosóficas. Nisto ele dá a razão, "porque determinei não saber nada entre vós, senão a Jesus Cristo".
"Eu determinei não saber." O significado não é que ele simplesmente desprezou ou condenou todos os outros estudos e conhecimentos; mas até agora apenas como eles estão em concorrência, ou oposição ao estudo e conhecimento de Jesus Cristo. E é como se ele dissesse, é o meu julgamento estabelecido e determinado; não uma censura apressada e desconsiderada, mas o produto e a questão das minhas investigações mais sérias e delicadas. Depois de ter pesado o caso, revisto, visto exatamente de todos os lados, equilibrei todas as vantagens e desvantagens, ponderei todas as coisas, que estão em condições de considerá-lo; este é o resultado e determinação final, que todos os outros conhecimentos, como rentáveis, como agradáveis, não são dignos de
4
serem chamados no mesmo dia com o conhecimento de Jesus Cristo. Portanto, resolvo fazer o escopo e o fim do meu ministério, e o final regula a média; tais brinquedos pedantes, e noções aéreas como prejudiciais afetam ouvidos, preferem obstruir do que promover o meu grande projeto entre vocês; portanto, agitando-me totalmente dessa forma, apliquei-me a um dialeto simples, popular e não afetado, adequado para perfurar o coração e convencer a consciência do que para agradar a fantasia. Este é o escopo das palavras, em que três coisas estão sob consideração:
Primeiro, o assunto de sua doutrina, a saber, Jesus Cristo. "Decidi não saber nada", isto é, nada estudar eu mesmo, ensinar nada a você, senão "Jesus Cristo". Cristo será o centro para o qual todas as linhas do meu ministério serão apontadas. Eu falei e escrevi sobre muitos outros assuntos em meus sermões e epístolas, mas tudo é reduzido à pregação e descoberta de Jesus Cristo: de todos os assuntos do mundo, este é o mais doce; se existe alguma coisa deste lado do céu, digna de nosso tempo e estudos, é isso. Assim, ele amplia sua doutrina, da excelência de seu assunto, contabilizando todas as outras doutrinas, como coisas arejadas, em comparação com isso.
5
Em segundo lugar, temos aqui aquele respeito ou consideração especial de Cristo, que ele destacou de todas as excelentes verdades de Cristo, para gastar a principal força de seu ministério sobre o mesmo; e isto é, Cristo crucificado: porque por este meio ele evitaria o preconceito vulgar levantado contra ele por causa de sua cruz; "Porque o Cristo crucificado era para os judeus uma pedra de tropeço e loucura para os gregos", capítulo 1:23. Isso também serviu melhor ao seu fim, para atraí-los para Cristo; como Cristo acima de todos os outros assuntos, assim Cristo crucificado acima de todas as coisas em Cristo. Há, portanto, uma grande ênfase nesta palavra "e ele crucificado".
Em terceiro lugar, a maneira como ele discursou sobre esse assunto transcendente a eles também é notável; ele não somente pregou a Cristo crucificado, mas o pregou assiduamente e claramente. Ele pregou a Cristo frequentemente; "e sempre que ele pregou de Cristo crucificado, ele o pregou em um estilo crucificado". Esta é a soma das palavras; para que eles soubessem que seu espírito estava atento a esse assunto, como se ele não soubesse, nem se importasse em falar de outro. Todos os seus sermões estavam tão cheios de Cristo, que seus ouvintes poderiam ter pensado que ele não estava familiarizado com nenhuma outra doutrina. Por isso, observe:
6
DOUTRINA. Que não há doutrina mais excelente em si mesma ou mais necessária para ser pregada e estudada do que a doutrina de Jesus Cristo, e ele crucificado.
Todos os outros conhecimentos, por mais que eles sejam exaltados no mundo, são, e devem ser estimados, senão escória, na comparação da excelência do conhecimento de Jesus Cristo, Filipenses 3: 8 - "Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (Colossenses 2: 3).
Eudoxo foi tão afetado com a glória do sol, que ele pensou ter nascido apenas para contemplá-lo; muito mais deve um cristão julgar-se nascido apenas para contemplar e deleitar-se na glória do Senhor Jesus.
A verdade desta proposição será feita por uma dupla consideração da doutrina de Cristo.
Primeiro, deixe-o considerar absolutamente, e então estas propriedades adoráveis com as quais é naturalmente vestido, o tornarão superior a todas as outras ciências e estudos.
1º. O conhecimento de Jesus Cristo é a própria medula e núcleo de todas as Escrituras; o escopo e centro de todas as revelações divinas: ambos os Testamentos se encontram em Cristo. A lei cerimonial é cheia de Cristo, e todo o evangelho está cheio de Cristo: as linhas abençoadas de
7
ambos os Testamentos se encontram nele; e como ambos se harmonizam e se concentram docemente em Jesus Cristo, é o escopo principal dessa excelente epístola aos Hebreus, para descobrir; pois podemos chamar essa epístola a doce harmonia de ambos os Testamentos. Isso argumenta a indescritível excelência desta doutrina, cujo conhecimento deve, portanto, ser uma chave para revelar a maior parte das Escrituras sagradas. Pois é no entendimento das Escrituras, assim como é no conhecimento que os homens têm na lógica e na filosofia: se um estudioso chega a entender o princípio fundamental, sobre o qual, à sua volta, a controvérsia transforma o verdadeiro conhecimento, esse princípio o levará a superar toda a controvérsia e fornecerá a ele uma solução para cada argumento. Mesmo assim, o conhecimento correto de Jesus Cristo, como uma pista, conduz você por todo o labirinto das Escrituras.
2º. O conhecimento de Jesus Cristo é um conhecimento fundamental; e fundações são mais úteis, embora menos vistas. O conhecimento de Cristo é fundamental para todas as graças, deveres, conforto e felicidade.
(1) É fundamental para todas as graças; todas elas começam no conhecimento; Colossenses 3:10. "O novo homem é renovado em
8
conhecimento." Como a velha, a nova criação começa na luz; a abertura dos olhos é a primeira obra do Espírito; e como o início da graça, então todas as melhorias posteriores dependem deste conhecimento crescente, 2 Pedro. 3:18 "Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." Veja como estes dois, graça e conhecimento, mantêm o mesmo ritmo na alma de um cristão, em que grau um aumenta o outro, aumenta respondivelmente.
(2) O conhecimento de Cristo é fundamental para todos os deveres; os deveres, assim como as graças de todos os cristãos, são todos fundados no conhecimento de Cristo, em que um cristão deve crer? Que ele nunca pode fazer sem o conhecimento de Cristo: a fé é tão dependente de seu conhecimento, que é denominado por ela, Isaías 53:11 "Por seu conhecimento, meu servo justo justificará muitos"; e, portanto, João 6:40, ver e crer são feitos a mesma coisa.
Um homem exercitaria a esperança em Deus? Ele nunca pode passar sem o conhecimento de Cristo, pois ele é o autor dessa esperança, 1 Pedro 1: 3, ele também é seu objeto, Hebreus 6:19, seu trabalho de campo e apoio, Colossenses 1:27. E como você não pode acreditar ou esperar, também não pode orar aceitavelmente sem um grau competente desse conhecimento.
9
Os próprios pagãos poderiam dizer - os homens não devem falar de Deus sem luz: o verdadeiro modo de conversar e desfrutar de Deus em oração é agir com fé sobre ele através de um Mediador: tanto conforto e verdadeira excelência existem nele, e em ninguém mais. Ó então, quão indispensável é o conhecimento de Cristo, para todos os que se dirigem a Deus em qualquer dever.
(3) É fundamental para todos os confortos: todos os confortos dos crentes são oriundos dessa fonte principal. Jesus Cristo é a verdadeira questão da alegria de um crente, Filipenses 3: 3 "Nossa alegria está em Cristo Jesus."
Tire o conhecimento de Cristo, e um cristão é a criatura mais triste e melancólica do mundo: mais uma vez, deixe Cristo, senão se manifestar, e lançar os raios de sua luz em suas almas, fará com que eles beijem as estacas, cantem em chamas e gritem nas agonias da morte, como homens que dividem o despojo.
Por fim, esse conhecimento é fundamental para a eterna felicidade das almas: como não podemos cumprir nenhum dever, não desfrutamos de conforto, de modo que nem podemos ser salvos sem ele, João 17: 3. "Esta é a vida eterna, conhecer o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste." E, se é a vida eterna conhecer a Cristo, então é condenação
10
eterna ser ignorante de Cristo: como Cristo é a porta que abre o céu, assim o conhecimento é a chave que abre a Cristo.
Os excelentes dons e partes renomadas dos pagãos morais, embora lhes comprassem grande estima e honra entre os homens, ainda os deixaram em um estado de perdição, por causa deste grande defeito: eles eram ignorantes de Cristo, 1 Coríntios 1:21.
Assim, você vê quão fundamental é o conhecimento de Cristo, essencialmente necessário para todas as graças, deveres, conforto e felicidade das almas.
3º. O conhecimento de Cristo é profundo e grande; todas as outras ciências são apenas sombras; este é um oceano sem fundo; nenhuma criatura tem uma linha longa o suficiente para entender a profundidade dele; há altura, comprimento, profundidade e largura atribuída a ele, Efésios 3:18, sim, ultrapassa o entendimento. Há "uma multiforme sabedoria de Deus em Cristo", Efésios 3:10. É de muitos tipos e formas, de muitas dobras e placas: é de fato simples, pura e não misturada com qualquer coisa que não seja ela mesma, embora seja múltipla em graus, tipos e administrações; apesar de algo de Cristo ser desdobrado em uma era, e algo em outra, ainda a própria eternidade não pode completamente desdobrá-lo.
11
Eu vejo algo, disse Lutero, que abençoou e Agostinho não viu; e aqueles que vierem depois de mim, verão aquilo que não vejo. É no estudo de Cristo, como no plantio de um novo país descoberto; no início, os homens sentam-se à beira-mar, nas saias e nas bordas da terra; e lá eles habitam, mas gradualmente vão procurando cada vez mais no coração do país. Ah, os melhores de nós ainda estão além das fronteiras deste vasto continente!
4º. O estudo de Jesus Cristo é o mais nobre assunto de que sempre uma alma se dedicou; aqueles que torturam seus cérebros sobre outros estudos, como crianças, cansam-se num jogo baixo; a águia toca no próprio sol.
Os anjos estudam essa doutrina e inclinam-se para olhar para esse profundo abismo. Quais são as verdades descobertas em Cristo, senão os próprios segredos que, desde a eternidade, se escondem no seio de Deus? Efésios 3: 8, 9. O coração de Deus é aberto aos homens em Cristo, João 1:18. Isso torna o evangelho uma dispensação tão gloriosa, porque Cristo é tão gloriosamente revelado nisso, 2 Coríntios 3: 9 e o estudo de Cristo no evangelho, assinala tal glória celestial sobre a alma contemplativa, “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do
12
Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3.18).
Em quinto lugar, é o conhecimento mais doce e confortável; estar estudando Jesus Cristo, o que é estar escavando entre todas as veias e fontes de conforto? E quanto mais fundo você cavar, mais essas fontes fluem sobre você. Como os corações são arrebatados com as descobertas de Cristo no evangelho? Que êxtases, e transportes, almas graciosas encontram lá? Sem dúvida, o êxtase de Filipe, João 1:25. "Encontramos Jesus" estava muito além do de Arquimedes. Um crente podia sentar de manhã à noite, para ouvir discursos de Cristo; "O seu falar é muitíssimo doce", Cantares 5:16.
Em segundo lugar, vamos comparar este conhecimento com todos os outros conhecimentos, e assim a sua excelência irá aparecer mais adiante. 1. Todo outro conhecimento é natural, mas esse é totalmente sobrenatural, Mateus 11:27 "Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."
13
Os pagãos mais sábios nunca poderiam fazer uma descoberta de Cristo por suas pesquisas mais profundas na natureza e os filósofos mais ávidos eram apenas crianças no conhecimento, em comparação com os cristãos mais analfabetos. 2. Outro conhecimento é inatingível por muitos. Todas as ajudas e meios no mundo nunca permitiriam que alguns cristãos alcançassem as artes e línguas aprendidas; homens da melhor inteligência e das partes mais seletas da sociedade são os mais excelentes; mas aqui está o mistério e a excelência do conhecimento de Cristo, que os homens de partes mais desprezíveis alcançam, através do ensino do Espírito, esse conhecimento, no qual os mais agudos e engenhosos são totalmente cegos. Mateus 11:25, "Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.", 1 Coríntios 1:26-29. "Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do
14
mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." 3. Outro conhecimento, embora você deva atingir o mais alto grau disso, nunca o traria ao céu, sendo defeituoso e manco tanto na integridade das partes, a principal coisa, isto é. Cristo, faltando; e na pureza de sua natureza: pois os conhecedores pagãos tornaram-se vaidosos em suas imaginações, Romanos 1:21, e na eficácia e influência do mesmo no coração e na vida, eles transformaram a verdade em injustiça; as suas concupiscências eram mais fortes do que a sua luz, Romanos 1:18. Mas esse conhecimento tem influências poderosas, mudando almas, em sua própria imagem, 2 Coríntios. 3:18, e assim prova-se um conhecimento salvador aos homens, 1 Timóteo 2: 4 E assim, em alguns detalhes, observei a transcendência do conhecimento de Cristo. A aplicação de tudo isso eu lhe darei em algumas inferências, sobre as quais eu não irei ampliar, sendo o todo apenas preliminar à doutrina de Cristo; somente para o presente, inferirei,
15
INFERÊNCIA 1.
A suficiência da doutrina de Cristo, para tornar os homens sábios para a salvação.
Paulo desejou não saber mais nada; e, de fato, nada mais é de absoluta necessidade para ser conhecido. Um pouco desse conhecimento, se for salvador e eficaz em seu coração, fará à sua alma mais serviço, do que toda a especulação vã e partes profundas em que os outros tanto se glorificam.
Pobre Cristão, não seja desanimado, porque você se vê despojado e se destacou por tantas outras partes do conhecimento; se você conhece a Jesus Cristo, você sabe o suficiente para confortar e salvar sua alma. Muitos filósofos eruditos estão agora no inferno e muitos cristãos analfabetos no céu.
INFERÊNCIA 2.
Se houver tal excelência no conhecimento de Cristo, isto humilha a todos, tanto os santos como os pecadores, que não tenhamos mais deste conhecimento claro e eficaz em nós, apesar das excelentes vantagens que temos para ele.
16
Pecadores, a respeito de vocês eu posso suspirar e dizer com o apóstolo, 1 Coríntios. 15:34: "Alguns não têm o conhecimento de Cristo, eu falo isto para a sua vergonha". Isto é a condenação.
E mesmo para você que é iluminado neste conhecimento, quão pouco você conhece de Jesus Cristo, em comparação com o que você poderia saber dele? Que vergonha é que você precise aprender as primeiras verdades, "quando, pelo tempo decorrido você deveria ser professor de outras pessoas?" Hebreus 5:12, 13, 14. "Para que vossos ministros não vos possam falar como a espirituais, mas como a carnais, como também como crianças em Cristo", 1 Coríntios. 3: 1, 2. Ó quanto tempo é gasto em outros estudos, em discursos vãos, panfletos frívolos, empregos mundanos? Quão pequena é a busca e estudo de Jesus Cristo.
INFERÊNCIA 3.
Quão triste é a condição daqueles que têm um conhecimento de Cristo, e no entanto, quanto a si mesmos, seria melhor que eles nunca tivessem tido! Há muitos que se contentam com um conhecimento pouco prático, ineficaz e meramente teórico; de quem o apóstolo diz: "Melhor seria para eles não saberem" 2 Pedro
17
2:21, pois isto serve apenas para agravar o pecado e a miséria; pois, embora não seja suficiente para salvá-los, ainda assim, coloca algumas restrições fracas sobre o pecado, que suas impetuosas concupiscências quebram, e os expõe a uma condenação maior.
INFERÊNCIA 4.
Em quarto lugar, isso pode nos informar por qual regra julgar os ministros e a doutrina.
Certamente essa é a mais alta recomendação de um ministro: ser um ministro competente do Novo Testamento; não da letra, mas do Espírito, 2 Coríntios. 3: 6. É o melhor artista, aquele que pode mostrar mais vigorosamente e com mais força a Jesus Cristo diante do povo, evidentemente o colocando crucificado entre eles; e esse é o melhor sermão, que é mais cheio de Cristo, não apenas de linguagem. Sei que um santo dialeto é recomendado a bons ministros de Cristo, e não devem ser grosseiros e descuidados em linguagem ou método; mas certamente a excelência de um sermão não reside nisso, mas nas mais claras descobertas e aplicações mais vivas de Jesus Cristo.
18
INFERÊNCIA 5.
Que todos os que se importam com a honra da religião, ou com a paz e o conforto de suas próprias almas, apliquem-se ao estudo de Jesus Cristo e a ele crucificado. Por que nos gastamos em outros estudos, quando toda a excelência, doçura e desejabilidade estão concentradas neste? Jesus Cristo é mais justo que os filhos dos homens, o principal entre dez mil, "como a macieira entre as árvores dos bosques". Essas coisas que, por si só, violam e encantam as almas dos homens, são todas encontradas em conjunção em Cristo. Ó que bendito é este Cristo! A quem conhecer é a vida eterna. Do conhecimento de Jesus Cristo, nascem todos os frutos do conforto e de todas as estações e condições. Por isso, em Apocalipse 22: 2, ele é chamado "a árvore da vida, que produz doze tipos de frutos e produz seu fruto a cada mês; e as próprias folhas desta árvore são para a cura".
Em Cristo, as almas têm:
(1) todas as necessidades alimentares e físicas.
(2) Todas as variedades de frutos, doze formas de frutos; uma doçura distinta nisto, e no outro atributo, promessa, ordenança.
19
(3) Nele estão estes frutos em todos os tempos, ele frutifica todo mês; há precioso fruto em Jesus Cristo, mesmo no mês escuro; frutos de inverno, bem como frutos de verão. Então, estude a Cristo, estude para conhecê-lo mais extensivamente. Há muitas coisas excelentes em Cristo, que o crente mais atento ainda não viu.
Ah! É pena que qualquer coisa de Cristo devesse ser escondida do seu povo. Estude para conhecer a Cristo mais intensamente, para obter o sabor experimental e o poder vivo de seu conhecimento sobre seus corações e afetos: este é o conhecimento que carrega toda a doçura e conforto nele. Cristão, eu ouso apelar para a sua experiência, se o gosto experimental de Jesus Cristo, nas ordenanças e deveres, não tem um sabor mais alto e mais doce do que qualquer gozo criado que você já experimentou neste mundo? Oh, separa, dedica e dedica a si mesmo, seu tempo, sua força a este estudo transcendental mais doce.
INFERÊNCIA 6.
Por fim, deixe-me fechar o todo com um duplo cuidado; um para nós mesmos, que por nossos chamados e profissões somos ministros de
20
Cristo; outro para aqueles que se sentam sob a doutrina de Cristo diariamente.
Primeiro, se esta doutrina é a mais excelente, necessária, fundamental, profunda, nobre e confortável doutrina, vamos então considerar que, enquanto estudamos para ser exatos em outras coisas, nós somos achados ignorantes nisso. Você sabe que é ignominioso, pelo sufrágio comum do mundo civilizado, que qualquer homem não esteja familiarizado com seu próprio chamado, ou que não participe dos negócios dele: é nosso chamado, como amigos do Noivo, a atrair e conquistar almas para Cristo, para apresentá-lo ao povo como crucificado entre eles, Gálatas 3: 1, para apresentá-lo em todas as suas excelências atrativas, para que todos os corações sejam arrebatados com sua beleza e encantados em Seus braços pelo amor; também devemos ser capazes de defender as verdades de Cristo contra heresias, apresentá-las ao ignorante, para responder aos casos e escrúpulos dos pobres cristãos que duvidam.
Quantos nós intrincados temos para desatar? Que dores, que habilidade é necessária para quem é empregado em nosso trabalho? E devemos gastar nosso tempo precioso em controvérsias frívolas, sutilezas filosóficas, noções escolásticas secas e estéreis? Estudaremos tudo menos Cristo? Revolver
21
todos os volumes, exceto os sagrados? O que se observa até mesmo de Belarmino, que ele virou com aversão à teologia escolástica, porque queria o doce suco de piedade, pode ser convincente para muitos dentre nós, que muitas vezes são muito apaixonados por empregos piores do que diziam abominar. Oh, que deixemos o conhecimento de Cristo habitar ricamente em nós.
Em segundo lugar, cuidemos para que nosso conhecimento de Cristo não seja um conhecimento impotente, improdutivo e impraticável: o que, em sua passagem de nosso entendimento para nossos lábios, pode poderosamente derreter, adoçar e violentar nossos corações!
Lembrem-se, irmãos, um santo chamado nunca salvou ninguém, sem um coração santo; se nossas línguas só forem santificadas, todo o nosso homem deve ser condenado.
Nós e nosso povo devemos ser julgados pelo mesmo evangelho, e permanecer ao mesmo nível, e ser sentenciados aos mesmos termos, e tratados tão severamente quanto quaisquer outros homens: nós não podemos pensar em sermos salvos pelo nosso clero; como um teólogo eminente fala: “Que os guardiões da vinha vigiem e guardem a sua própria vinha:
22
temos um céu para ganhar ou perder, assim como outros.”
Em terceiro lugar, tenhamos cuidado de não reter nosso conhecimento de Cristo em injustiça do povo. Que nossos lábios possam dispersar conhecimento e alimentar muitos. Vamos tomar cuidado com o nosso comportamento, lembrando que o dia da conta está próximo. Lembre-se, peço-lhe, as relações em que você se encontra, e as obrigações resultantes daí: Lembre-se, o grande Pastor deu-se a si mesmo, e lhe deu ao rebanho; seu tempo, seus dons não são seus, mas de Deus; lembre-se das belezas das almas, que estão perecendo por falta de Cristo; e se suas línguas não o fazem, ainda assim, suas necessidades nos indicam, como fizeram com José, Gênesis 47:15. "Portanto, devemos morrer em sua presença? Dê-nos comida, para que possamos viver e não morrer." Até mesmo os monstros do mar oferecem seus seios para os seus filhotes, e seremos cruéis! Cruéis para as almas! Cristo não achava demais suar sangue, sim, morrer por elas? E devemos pensar muito em observar, estudar, pregar, orar e fazer o que podemos para sua salvação? Deixe a mesma mente estar em você que também estava em Cristo!
23
Em segundo lugar, às pessoas que se assentam diariamente sob a doutrina de Cristo, e têm a luz de seu conhecimento brilhando ao redor delas.
Primeiro, tome cuidado para não rejeitar e desprezar essa luz. Isso pode ser feito de duas maneiras: Primeiro, quando você despreza os meios de conhecimento por meio de pequenas e baixas estimas. Certamente, se você rejeitar o conhecimento, Deus irá rejeitá-lo por isso, Oseias. 4: 6. É desprezar o dom mais rico que Cristo já deu à igreja; e, no entanto, é um desprezo e um desprezo que começa embaixo, e parece apenas se desabar sobre as partes fracas, em discursos artificiais, e em tons e gestos inconfessáveis dos oradores; mas, creia, é um pecado ousado que voa mais alto do que você está ciente, Lucas 10:16 "Aquele que vos despreza, despreza-me; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou".
Em segundo lugar, você despreza o conhecimento de Cristo, quando despreza as instruções e restrições amorosas desse conhecimento; quando você se recusa a ser guiado pelo seu conhecimento, sua luz e seus desejos competem e lutam dentro de você. É triste quando as vossas concupiscências dominam a vossa luz. Você não peca como os pagãos pecam, que não conhecem a Deus; mas quando você peca, você deve se colocar pelos
24
avisos de suas próprias consciências, e oferecer violência às suas próprias convicções. E que trabalho triste isso fará em suas almas? Como em breve isso colocará sua consciência em desperdício?
Em terceiro lugar, preste atenção para que você não descanse satisfeito com aquele conhecimento de Cristo que você alcançou, mas cresça em direção à perfeição. É o orgulho e a ignorância de muitos professantes, quando eles têm algumas noções cruas e não digeridas, e se enchem de vaidade com suas excelentes realizações. E é o pecado, mesmo dos melhores dos santos, quando eles veem quão profundo é o conhecimento de Cristo, e que dores eles devem tomar para cavar, usando a pá do dever, e chorar, em profundidades que nós não podemos alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário