quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Um Alerta aos Pecadores




Por Thomas Watson (1620-1686)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra





         W337
              Watson,  Thomas  (1620-1686)
                  Um alerta aos pecadores – Thomas Watson
                      Tradução ,  adaptação e   edição por Silvio Dutra
             Rio de Janeiro,  2019
                    20p.; 14,8 x 21cm
                       
                 1. Teologia. 2. Amor 2.Fé. 3. Graça.   
              Silvio Dutra I. Título
                                                                   CDD 230

 

 

"Vou esperar até minha mudança chegar." (Jó 14:14
Se tudo o que foi dito anteriormente não impedirá os homens de pecar, acrescentarei um pouco mais; deixe-me apenas fazer esta moção a eles, para que lembrem de sua mortalidade e pensem seriamente em quanto tempo uma mudança pode acontecer e quão terrível será morrer em seus pecados, João 8:21. Para esse propósito, deixe-os ouvir este vigia da morte no texto: "Esperarei até que minha mudança chegue".
Este livro de Jó trata grande parte da mortalidade. Jó se considerava um homem que não demoraria muito neste mundo. Jó 17: 1: "Os túmulos estão prontos para mim." E ele adorava andar com frequência entre os túmulos, e assim familiarizar a morte com ele. "Vou esperar até minha mudança chegar."
"Até que minha mudança chegue" - isto é, até a morte chegar. Então Aben Ezra, Drusius e nossos Anotadores assim o processam.
No texto há:
A resolução de Jó: "Vou esperar".
O tempo que ele vai esperar "até que minha mudança chegue". De quais palavras fluem três proposições:
• 1. A morte é uma mudança.            
• 2. Essa mudança virá.            
• 3. É uma grande parte da prudência cristã esperar até que essa mudança aconteça.            
DOUTRINA 1. A morte é uma mudança.
Há uma alteração tríplice:
• Uma mudança antes da morte.            
• uma mudança na morte.             
• Uma mudança após a morte.            
1. Há uma mudança antes da morte. A morte pronta para se aproximar muda a opinião de um homem. Quando uma pessoa vem a morrer, ela tem outra opinião sobre as coisas do que tinha antes. Ele agora vê com outros olhos.
Ele agora tem outra opinião do mundo que ele tinha antes. Ele vê como é uma coisa vã. Ele nunca podia ver seu nada, o diabo lançando uma névoa diante de seus olhos. Ele uma vez adorou o mundo. Agora, todas as suas joias são retiradas e ele o vê em seu traje noturno. Ele vê como a tinta do mundo cai e como é incapaz de dar uma gota de verdadeiro conforto na hora da morte.
A morte se aproxima e muda a opinião de um homem sobre o pecado. Antes, ele via o pecado apenas como uma questão de alegria. Ele pensou que fazer um juramento, beber demais e desperdiçar seu precioso tempo na vaidade era apenas uma coisa leve. Ele disse sobre o pecado, como Ló fez sobre Zoar: "Não é pequeno?" Gênesis 19:20. Mas quando ele vê o rosto sombrio da morte aparecer, ele agora tem outras apreensões de pecado do que antes. O vinho que mostrava sua cor no copo e sorria para ele agora morde como uma serpente, Provérbios 23:32. Aqueles pecados que antes eram considerados leves como penas agora são como talentos de chumbo prontos para afundá-lo. O rei Belssazar estava festejando e bebendo vinho nos vasos do templo, mas quando surgiram "dedos da mão de um homem e escreveram na parede, então o semblante do rei foi mudado, e seus pensamentos perturbados, de modo que as articulações de seus joelhos foram soltas", Daniel 5: 6. Então, depois do prazer pecaminoso desfrutado, quando a morte começa a se mostrar e estende os dedos, e um homem vê uma caligrafia terrível em sua consciência, oh, como mudou sua opinião sobre o pecado! Como seus pensamentos o incomodam! Agora, o que ele daria para que seus pecados fossem perdoados? Ele nunca viu a face do pecado tão feia quanto no cálice da morte.
Quando a morte se aproxima de um homem, ele muda de opinião sobre a santidade. Uma vez, ele achou uma pena ser visto com uma Bíblia na mão. A santidade antes era o objeto de seu desprezo e ódio. Ele chamou discursos piedosos de "cantorias", o arrependimento de "estar choramingando", orar no Espírito de "balbuciar". Ele batizou o verdadeiro zelo com o nome de frenesi. Mas quando a morte começa a se aproximar, ela muda seu julgamento. Ele agora vê como estava enganado e que sem santidade ele nunca pode ver Deus, Hebreus 12:14. Agora seus olhos começam a se abrir e ele concorda com essa máxima, Jó 28:28, "O temor do Senhor, é o princípio da sabedoria". Ele agora vê que a melhor maneira de estar seguro é ser sincero. Oh, agora o que ele daria por um trago dessa santidade que antes ele desprezava! Quão feliz ele ficaria em morrer pela morte dos justos, embora ele odiasse viver a vida deles!
(Nota do Tradutor: Nos dias de Thomas Watson havia espaço para a reflexão aqui apontada, mas em nossos dias, ainda que ela não esteja ausente para muitos no momento da morte, são tantas as fantasias e superstições em que a humanidade acredita, que Deus está não somente esquecido na maioria dos corações como até mesmo zombam dEle e tudo o que se refira Cristo e ao Evangelho. Eles criaram uma atmosfera falsa de que tudo ao redor do que fazem e creem é muito profundo e maravilhoso, e que tudo o que se refira a Deus e à eternidade é algo que pertence a uma mentalidade medieval ultrapassada que muito atrapalha o progresso da humanidade.)
Assim, há uma mudança feita não muito antes da morte. O pecador agora se vê em uma armadilha e labirinto. Agora o ministro deve ser chamado com toda pressa, embora muitas vezes chegue tarde demais.
2. Há uma mudança na morte. Esta é uma mudança no corpo. Jó 14:20: "Trocaste o semblante e o mandaste embora". A pele mais avermelhada é estranhamente mudada quando o cavalo amarelo da morte passa por cima dela. Os olhos são ocos. As faces estão pálidas. As mandíbulas caíram. Aquele rosto bonito que antes atraía agora assusta. Salmo 39:11: "Você faz sua beleza consumir como uma mariposa". A morte é uma mariposa que consome uma beleza das melhores fiações. Portanto, sendo o corpo tão descolorido pela morte e transformado em um favor ruim, os patriarcas desejavam que seus mortos fossem enterrados à vista, Gênesis 23: 4. A morte muda tanto o corpo e o veste de maneira tão assustadora que ninguém se apaixona por ele, a não ser os vermes.
3. Há uma mudança após a morte. Essa mudança é principalmente em relação à alma. Para os piedosos, é uma mudança abençoada. Para os ímpios, é uma mudança amaldiçoada.
Os piedosos, após a morte, têm uma mudança abençoada. Eles são totalmente absolvidos de seus pecados e são colocados em uma possessão real de sua herança. A fé lhes dá uma propriedade em glória, e a morte lhes dá uma possessão.
Oh, mudança abençoada, de um deserto para um paraíso, de uma casa de luto para uma casa de banquete, de uma batalha sangrenta para uma coroa vitoriosa! Os crentes glorificados terão o seu lugar, mas não a companhia deles, disse o Dr. John Preston. Eles terão visões transformadoras de Deus. 1 João 3: 2: "Quando Ele aparecer, seremos como Ele".
Assim como as almas dos piedosos terão uma mudança abençoada após a morte, assim também terão seus corpos na ressurreição, João 6:40 e 1 Tessalonicenses 4:19. Embora a sepultura seja sua longa morada, não é sua última casa. A Mãe Terra cairá de parto e será libertada dos corpos dos santos, e eles brilharão como o sol em seu esplendor meridiano, Filipenses 3:21.
A morte fará uma mudança amaldiçoada para os iníquos. Eles devem sair da cama do prazer, deixar toda a alegria e música. Apocalipse 18:21: "A voz dos harpistas e músicos não será mais ouvida em ti." Os iníquos devem mudar de alegria para miséria, de um paraíso temporário para uma prisão eterna, Lucas 16:19.
DOUTRINA 2. Essa mudança virá.
A morte não pode mais ser detida em sua corrida do que o sol. A foice da morte corta o cetro real. O mensageiro da morte de Deus descobre todo homem. Eclesiastes 8: 8: "Não há trégua nessa guerra". Entre os homens, se alguém é convocado para as guerras, ele pode encontrar alguma desculpa. Ele pode alegar inaptidão ou ser substituído por outro em seu lugar. Mas nesta guerra contra a morte, a imprensa é tão rigorosa que não há como fugir. "Não há trégua nessa guerra." Quando a morte envia seu desafio a todos, é certo que a conquista será alcançada. Quando a morte, como o sargento de armas de Deus, prende os homens, não há como subornar esse sargento ou fazer resistência.
A morte não será subornada. Era o ditado de um Sr. Beauford, um bispo perverso da época do rei Henrique sexto: "Por que eu deveria morrer sendo tão rico? A morte não será contratada? O dinheiro não fará nada?" (Atos e monumentos de Foxe).
Ezequiel 7:19: "A prata e o ouro deles não poderão libertá-los no dia da ira do Senhor".
A morte não pode ser resistida. Pegue um homem em seu melhor estado. Seja digno com honra como Salomão, armado com força como Sansão. Sua carne era tão firme quanto o leviatã, mas a bala da morte logo o atingia. Quão facilmente Deus pode nos lançar para o nosso túmulo! Os homens podem estabelecer seus padrões, mas Deus sempre estabelece os troféus.
Que deve haver uma mudança é evidente. O corpo, sendo apenas um tabernáculo terrestre, 2 Pedro 1:14, suas cordas serão soltas em breve. Além disso, há um decreto de morte passado sobre todos, Hebreus 9:27. E em quanto tempo essa mudança virá, não sabemos. A morte pode estar a poucos dias de nós e, quando vier com sua carta de convocação, devemos nos render.
Aplicação 1. Para EXORTAÇÃO
Ramo 1. Vamos nos exercitar com os pensamentos dessa grande mudança. Não sejamos da opinião de Oto, o Imperador, que julgou covarde pensar na morte. Jó 17:14: "Eu disse à corrupção: tu és meu pai, e ao verme: tu és minha mãe." Jó, muitas vezes meditando sobre a morte, estava tão familiarizado com ela quanto com seu pai e mãe. Manuseando frequentemente esta serpente, será menos assustador. A contemplação séria dessa mudança produziria esses quatro excelentes efeitos.
QUATRO EFEITOS DA MORTE CONTEMPLADA
• 1. Nos humilharia. Por que devemos colocar as bandeiras e estandartes do orgulho quando não passamos de poeira e podridão? Os pensamentos da sepultura enterrariam nosso orgulho, Salmo 82: 6.            
• 2. Os pensamentos de uma súbita mudança seria um antídoto contra o pecado. Vamos continuar em pecado quando Deus disser esta noite: "Preste conta de sua mordomia"? A maneira de dar uma ferida mortal ao pecado é estabelecer uma cabeça de morte, um tom de rosto depois que morrermos. Em particular, os pensamentos de nossa mudança nos impediriam de obediência pecaminosa. Alguns latitudinários podem cortar sua religião de acordo com a moda dos tempos. Eles podem ser protestantes ou papistas. Eles podem navegar com qualquer vento que sopra de preferência. Mas não será aquele homem que pensar seriamente em sua última mudança.            
• 3. Os pensamentos dessa mudança curariam nosso amor desordenado pelo mundo. Uma mudança virá em breve, e então o que esse mundo será para nós? Todo o nosso dinheiro servirá apenas para nos comprar um caixão. Saladino, o turco, deitado ao ponto da morte, ordenou que um lençol branco fosse levado diante dele para sua sepultura na ponta de uma lança com esta proclamação: "Estes são os ricos espólios que Saladino, o Imperador, leva consigo, de todos os seus triunfos e vitórias obtidos, de todos os seus domínios possuídos, nada lhe resta senão este lençol". Depois de um grande banquete, chega a cesta de restos de comida. Em breve, a morte, como uma cesta assim, removerá todos os nossos confortos terrestres.            
• 4. Os pensamentos sérios de nossa última e grande mudança nos levariam a gastar nosso tempo melhor. Quão diligentes seriam os homens na leitura, quão fervorosos na oração, quão vigilantes em nossos corações, quão úteis em nossas relações! Nós viveríamos todos os dias como se fosse o nosso dia da morte. Quem sabe o quão curto é seu tempo em sua fazenda, tirará o melhor proveito disso. Aquele que se lembra da escassez de seu tempo aqui, e em quanto tempo uma mudança ocorrerá, melhorará todas as estações de graça para sua alma, para que ele possa dar um bom relato de sua mordomia. Quanto mais as coisas estão perto do centro, mais rápido é o seu movimento quanto ao número de voltas que dá.            
Ramo 2. Vamos nos preparar para essa mudança. Todas as mudanças que encontramos no mundo são apenas para nos ajustar à nossa última mudança. Homens despreparados, sendo convocados pelo rei do terror perante o tribunal de Deus, vão como prisioneiros ao mesmo para receber seu destino fatal. Eu acho que os pensamentos são suficientes para colocá-los em frenesi ou desespero. Não seria triste um homem ter sua casa em chamas, e o fogo é tão forte que ele não tem tempo para comprar suas mercadorias? É o caso de muitos na morte. A febre incendiou sua casa de barro, e eles são arrebatados tão repentinamente que não têm tempo para fazer provisões para suas almas.
PERGUNTA. O que devemos fazer para nos ajustar à nossa última mudança?
RESPOSTA 1. Vamos trabalhar para entrar em Cristo. É terrível quando a morte encontra alguém fora de Cristo. Como se o vingador do sangue tivesse ultrapassado o homicida antes de chegar à cidade de refúgio. Você que está em Cristo é como a pomba na rocha. Romanos 8: 1: "Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus". Cristo satisfez plenamente a justiça divina para os crentes. O sangue de Cristo transforma um leito de morte em uma cama de rosas.
A melhor maneira de estar preparado para morrer é se casar com Cristo. Não importa se a morte desata o nó entre o corpo e a alma, enquanto a fé o amarra entre Cristo e a alma. O príncipe da paz protege contra o rei do terror.
RESPOSTA 2. Se nos prepararmos para a nossa última mudança, trabalhemos por uma mudança espiritual. Antes que nossos corpos sejam mudados, trabalhemos para que nossos corações mudem. Ó, vamos obter a santa unção, 1 João 2:27. A graça é tão necessária para a alma quanto o óleo para a lâmpada e a respiração para o corpo. João 3: 7: “Vocês devem nascer de novo." Aquele que nascer, apenas uma vez morrerá duas vezes.
A graça faz uma mudança admirável. Ser mudado do pecado para a santidade é como se o ferro fosse transformado em ouro ou o pó em uma pérola. Agora, a alma é toda gloriosa por dentro: "Trabalhe para essa mudança graciosa!" Na morte, uma boa face pode mudar para pior, mas um bom coração muda para melhor.
DOUTRINA 3. É um ponto alto da prudência cristã esperar até que nossas mudanças cheguem. "Eu vou esperar."
Esperar implica duas coisas:
Expectativa. "Vou esperar minha mudança" - ou seja, vou procurá-la. Uma alma graciosa espera ouvir algo novo em sua volta para casa. A morte não chega de surpresa a um filho de Deus, mas como a flecha de Jônatas fez a Davi, que entrou no campo e esperava onde a flecha deveria ser lançada, 1 Samuel 20:24. Um homem piedoso procura a cada hora a flecha da morte para ser atirada nele.
Diligência. "Vou esperar até minha mudança chegar" - isto é, colocarei minha alma em ordem para a morte. Não devemos esperar e ficar quietos, mas esperar e trabalhar. Quem espera a vinda de seu mestre, cuidará para que tudo esteja em bom decoro. Mateus 24:26: "Bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor, quando vier, o achar assim."
Estejam sempre se chamando para prestar contas; todas as noites, revise o que você tem feito o dia todo. Esta é a espera certa de nossa mudança, quando colocamos nossas almas em uma postura pronta para a morte e o julgamento.
Aplicação 2. REPROVAÇÃO
Ramo 1. Isto reprova aqueles que estão tão longe de esperar pela mudança que não conseguem suportar pensar em sua mudança. Eles não estão mais dispostos a pensar na morte do que um homem afogado em dívidas costuma pensar em ir para a prisão. Amós 6: 3: "Afastais o dia mau."
Os homens geralmente são determinados pelo prazer. Se eles fossem para o inferno, iriam para lá alegremente. Quem pensa em sua mudança? Ele espera uma vida longa. O broto da juventude espera chegar à flor da idade, e a flor da idade espera chegar à velhice, e a velhice espera renovar sua força como a águia. Salmo 49:11: "O pensamento interior deles é que suas casas continuarão para sempre". Prefeririam arder seu escudo do que fornecer sua lápide. O flerte lascivo não gosta do barulho de um sino que passa, e os cabelos em pó esquecem o pó.
Ramo 2. Reprova como espera, mas não no sentido correto. Eles esperam para satisfazer seus desejos. "Os olhos do adúltero aguardam o crepúsculo", Jó 24:15. O homem injusto espera por uma oportunidade de fraudar. Isso é esperar como Jó? Onde os homens esperam sua mudança? Em uma taberna, em um teatro, em um prostíbulo? Infelizmente, a mudança deles acontece antes que eles percebam. Os túmulos estão prontos para eles, mas não estão prontos para seus túmulos.
Aplicação 3. Para EXORTAÇÃO
Exorta os cristãos a esperarem pela mudança. Assim como o lavrador espera até que sua semente seja semeada, como o mercador espera a volta para casa de seu navio, devemos esperar até que a morte chegue para nos enviar para outro mundo.
• 1. Vamos esperar com vigilância. Marcos 13:33, "Vigie e ore". Observemos nossos corações que eles não nos enganem nem nos encantem dormindo em segurança.            
• 2. Vamos esperar com paciência. "Vou esperar até minha mudança chegar." A Septuaginta declara: "Serei paciente".            
Os sofrimentos que os piedosos suportam nesta vida e as alegrias que esperam após a morte podem levá-los a desejar uma mudança. Mas, apesar de desejarem morrer, devem contentar-se em viver.
Espere com paciência até a hora marcada chegar. O pai sabe quando é a melhor época para enviar seu filho para casa. Cristão, não deseje estar no céu antes do seu tempo. Espere só um pouco, e você terá o que pelo que orou e chorou. Só um pouco e Deus tirará a cruz de seus ombros e colocará uma coroa em sua cabeça.




Nota do Tradutor:
Caso todo homem sem Cristo tivesse consciência quanto ao seu real estado diante de Deus, ele ficaria certamente muito mais horrorizado do que meramente com a consciência da proximidade da morte física, porque ele já se encontra morto espiritualmente, condição em que não pode ver o Reino de Deus e não tem qualquer participação na natureza divina, e esta morte espiritual será transformada em morte e horror eternos depois da morte física.
Enquanto temos nossa existência natural aqui embaixo, Deus, por Sua longanimidade, nos abre a única porta de esperança de sermos transportados do estado de morte para o de vida eterna, e esta porta é Jesus Cristo, por quem entramos na vida tão somente pela graça, mediante a fé nEle.
Evidentemente, esta nova  vida celestial, espiritual e divina é acompanhada pelos sinais da regeneração do Espírito Santo, pela qual somos introduzidos no processo da santificação numa progressiva transformação até a exata imagem e semelhança de Cristo.
As muitas misérias e calamidades que ocorrem neste mundo ao longo de toda a história da humanidade, são um meio usado por Deus para nos convencer de que de fato Ele amaldiçoou a Terra e a humanidade por causa do pecado, e esta maldição somente será removida por ocasião da volta de Jesus. Isto serve para nos alertar e nos levar a fugir para os braços de Jesus para sermos livrados não somente desta maldição, como também da que é decorrente da transgressão da Lei de Deus, pois pronuncia como sendo maldito todo aquele que não cumpre todos os seus mandamentos.
Sabemos que o salário do pecado é a morte, e todo tipo de morte que possa ser nomeado, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, através da fé em Jesus Cristo.
Se trabalhamos para o pecado  o único pagamento que poderemos esperar é a morte. Mas se confiarmos em Jesus, e abandonarmos o pecado, podemos estar certos de que ainda que sem as obras da Lei, e somente por meio da graça, mediante a fé, receberemos o dom da vida eterna, o qual, a propósito, jamais será retirado de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário