quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Luz Diária




Por George Everard (1828-1901)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra





        E255
              Everard, George  – 1828 -1901
                   Luz diária / George Everard  
                         Tradução ,  adaptação e   edição por Silvio Dutra
              Rio de Janeiro,  2019.
                   29p.; 14,8 x 21cm
                               
                 1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé.     
              Silvio Dutra I. Título
                                                               CDD 230







Introdução pelo Tradutor:

Bem-aventurados são aqueles cujos olhos espirituais foram abertos por Deus para que pela iluminação do Espírito Santo e de Sua Palavra possam discernir a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo e não somente contemplar Suas virtudes como também compartilharem delas em suas próprias vidas.
Jesus é a luz do mundo que nos foi dado pelo Pai para que possamos enxergar e viver as coisas espirituais, celestiais e divinas. Esta luz não ilumina apenas o exterior, mas sobretudo todo o nosso interior, expulsando as trevas espirituais da ignorância, que por causa do pecado, nos impedem de poder ver naturalmente a Deus, que é espírito invisível aos olhos naturais.
A Bíblia é também uma lâmpada que nos ajuda a ver o Jesus invisível, e uma vez que o conhecemos pessoalmente somos justificados, regenerados, santificados, enfim, salvos do diabo, do pecado e da condenação eterna.
Agora, por esta luz nos é dado crescer diariamente rumo à maturidade espiritual, assim como as plantas dependem de suprimentos diários da luz solar para viverem e crescerem.
Tanto mais saudável será esse crescimento quanto maior for o tempo de exposição à luz, tanto no que se refere ao natural, quanto ao espiritual.
A iluminação do entendimento nos conduz ao conhecimento da verdade, assim como ela é em Cristo, e é pelo assentimento e prática desta verdade que somos amadurecidos segundo o crescimento que procede de Deus.
Um crente amadurecido possui as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem quanto o mal, e ter poder para assimilar o primeiro e rejeitar o segundo. Seu entendimento e prática da verdade é possibilitado por possuir uma consciência boa e uma fé não fingida, que mantém o coração puro quanto a saber o que é segundo a vontade de Deus e o que é contra a Sua vontade, de modo a poder dar também um bom testemunho da verdade, e dando a consciência tal testemunho, o crente reconhece a soberania de Deus para julgar, condenando ou absolvendo segundo a medida da nossa fé.
Este julgamento correto que procede de uma boa consciência instruída pelo Espírito Santo na Palavra de Deus é o atingimento daquela condição afirmada pelo Senhor Jesus de se ter todo o corpo iluminado porque os nossos olhos são bons, ou seja, eles estão capacitados pela graça a fazer um julgamento correto de todas as coisas, discernindo a verdade do erro.
Aquele que anda na luz de Jesus jamais andará nas trevas, conforme Sua promessa. Por andar na luz ele pode ter comunhão com Deus e com seus irmãos na fé que andam da mesma forma.
O conhecimento, o assentimento, o testemunho e o reconhecimento da vontade de Deus dá ao crente amadurecido a condição de vencer o mundo pela fé, ser paciente nas tribulações, bem como vencer as tentações.
A vida espiritual que antes era caracterizada por um constante recuar e avançar na fé, agora pouco conhece de recuos, pois há constância e confirmação tanto na fé quanto na doutrina.




 

Os homens mais sábios já reconheceram a maior parte de sua própria ignorância. A história de Sir Isaac Newton tem sido frequentemente repetida, na qual ele se compara a   uma criancinha reunindo pedrinhas na praia, enquanto o grande oceano ainda permanece inexplorado.
Não há um único objeto natural em torno de nós que possamos compreender plenamente - ainda menos podemos descobrir os caminhos de Deus. Mas Deus não nos deixou completamente no escuro. Ele é verdadeiramente chamado "o Pai das luzes". Ele dá sol, lua e estrelas para iluminar a terra. Ele forma o espírito do homem dentro dele, com tudo o que é maravilhoso em seus poderes de razão ou imaginação. Ele coloca diante de nós todas as maravilhas da criação, nas quais são exibidos tantos sinais de Sua excelente sabedoria, Seu grande poder e Sua bondade generosa.
Mas o Grande Pai concede ao homem uma luz muito mais brilhante do que qualquer uma dessas - é a Sua própria Palavra da Verdade.
"7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.” (Salmo 19: 7-11).
"A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho."
 As perfeições  desta lâmpada celeste primeiro exige nossa atenção.
Nós reconhecemos uma grande beleza no   mistérios sublimes   das Escrituras, lado a lado com sua maravilhosa simplicidade. Contemplamos as elevadas montanhas da Suíça, seus cumes cobertos de neve perpétua e muitas vezes escondidos atrás de uma nuvem, e há uma grandeza e majestade sobre eles que impressiona o espectador com admiração, como se estivesse na presença do grande Criador, de cujo trabalho manual eles são.
Assim também é com a mente devota, pois contempla   os mistérios da Escritura. Ao nos debruçar sobre eles, temos o prazer de confessar: "O meu coração teme a tua palavra!"   Os mistérios são sua própria glória! Uma Bíblia sem mistério seria uma Bíblia sem conforto. Quais profundidades incompreensíveis são encontradas em. . .
a encarnação, 
a expiação, 
a operação do Espírito Santo no coração, 
o propósito soberano de Deus na eleição, 
o grande plano da história da Terra que está sendo levado adiante até a sua conclusão, e no qual até os maus são os agentes inconscientes do Altíssimo no cumprimento de seus desígnios!
Quem pode entender qualquer um desses?   E, no entanto, quão intimamente eles estão ligados a cada esperança em que o cristão se alegra. A partir dessas montanhas surgem os rios poderosos que regam as vastas planícies abaixo - assim, esses mistérios nos ministram correntes de alegria sem fim.
Não menos a maravilhosa simplicidade de uma grande parte da Sagrada Escritura se recomenda a nós. É uma carta do nosso Pai Celestial, e é dirigida ao mais ímpios quanto aos mais poderosos, aos mais iletrados quanto às mentes mais cultas. Certamente as pegadas de um Deus de amor são vistas em sua   adequação completa para este fim. Quem não pode vir e beber aqui a água da vida? Quem, exceto aqueles de um espírito cativo e incrédulo, encontrarão palavras que virão diretamente para sua alma mais íntima?
Quem pode deixar de ser tocado pelas   parábolas   de Cristo, tão cheias de alusões aos objetos vistos quase todos os dias?
As ovelhas seguindo seus   pastor   ao longo da encosta da colina.
O  pescador  lançando sua rede ao mar.
O semeador  espalhando sementes preciosas.
A   galinha com sua ninhada aninhada sob suas asas.
O jardineiro buscando frutas na árvore que ele plantou.
Referências como estas à vida comum abundam em todos os discursos do Filho do homem.
Qual pai, ainda, está lá, por mais ignorante que seja, que não possa entrar na comparação tocante feita no Salmo cento e três, "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que O temem"?
Qual mãe há, que não vai reconhecer o poder do argumento que Deus emprega para tranquilizar os seus medrosos, "Pode uma mulher esquecer seu filho que amamenta, que ela não deveria ter compaixão do filho do seu ventre? Sim, eles podem esquecer, mas ainda assim não esqueço de você."
Que criança pequena há, que não possa entender a lição ensinada pelos pardais, ou pelos lírios do campo? "Não são cinco   pardais   vendidos por dois asses, e nenhum deles é esquecido diante de Deus? Não temais, portanto, sois mais valiosos do que muitos pardais." "Considere o   lírios   como eles crescem; eles não tecem nem fiam. E contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.”
O que, ainda, poderia ser mais claro do que aqueles convites grátis   e   promessas garantidas, das quais depende toda a nossa paz com Deus? Aqui, então, temos outro elemento da excelência da Palavra de Deus.
Nós também observamos que a Escritura coloca diante do homem um padrão perfeito de virtude moral. Não é no coração dos homens caídos, imaginar tal elevação do caráter humano como aqui é essencial para nossa felicidade. Integridade, benevolência e filantropia; a amizade fiel e a bondade misericordiosa têm sido frequentemente elogiadas e às vezes praticadas por aqueles que ignoram a Jeová. Mas onde mais, exceto na Escritura sagrada, somos mandados amar o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, e nosso próximo como a nós mesmos? Que coração natural teria dado tal proeminência à graça da humildade: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus"? "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra."? O céu e a terra são prometidos como a herança dos humildes.
O que, novamente, pode ser definido ao lado da vida de   nosso grande Exemplo, com toda sua maravilhosa mistura das várias graças que formam o homem perfeito? Onde você pode encontrar algo parecido com as Epístolas Apostólicas - em um momento voando alto e contando sobre Cristo em Seu eterno trono - e no próximo, descendo para os mais minúsculos deveres que pertencem a nossos diferentes relacionamentos no mundo? Que derrubar do Céu sobre a terra, seria a realização de apenas um único capítulo - o décimo terceiro capítulo da primeira Epístola aos Coríntios!
O próprio fato de os homens santos terem se tornado, quanto mais profundamente eles confessam que estão aquém do padrão estabelecido diante deles na Palavra, é uma prova manifesta de que tal ensinamento só poderia vir da Fonte que é a cabeça de toda a santidade e verdade.
A adequação exata das Escrituras para atender a nossa condição reconhecida na terra também reivindica nossa atenção. A condição do homem é muito peculiar; há um estranho misturar-se; há algo que nos lembra o que uma vez ele esteve no Paraíso; ainda há mais que nos lembra quão profundamente ele caiu no pecado.
Um viajante perambula pelas ruínas de uma antiga abadia ou castelo e fica impressionado com a beleza que ainda permanece lá. Suas paredes cobertas de hera, os restos aqui e ali de um arco ou janela gótico , lembram a beleza que possuía em anos passados ​​- mas é apenas uma ruína - a desolação reina ali - não é mais habitado por um rei ou um nobre - gradualmente, mais e mais, está caindo em decadência total.
Há um sentido em que esta imagem representa verdadeiramente a alma do homem. Ainda há raios de luz remanescentes; há marcas claras de dias melhores; toda a bondade, a amabilidade que está no exterior no mundo entre aqueles que não foram renovados pela graça divina, é uma prova disso. O elemento religioso, embora pervertido, ainda sobrevive. Poucos homens podem viver sem ter algum objeto de adoração. Há ainda, também, consciência natural, e sempre surgem, de vez em quando, ânsias e desejos no coração, que não são da terra.
Apesar de tudo isso, no entanto, é claro que "o homem está muito longe da retidão original". Ele é filho do pecado, da tristeza e da morte. 
O pecado reina, em vez de Jeová, dentro do palácio da alma. 
A tristeza, em mil formas, obscurece seu caminho. 
A morte rapidamente sucede as aflições e aflições de nossa peregrinação, e isto é apenas o precursor de um destino ainda mais pesado que permanece para os ímpios.
Nessa condição, a Palavra de Deus nos encontra e satisfaz exatamente nossa necessidade.
Ela explica o mistério da nossa posição.
Revela o segredo daquelas aspirações que surgem dentro de nós.
Declara-nos que fomos criados para a comunhão com o Deus Altíssimo e que a alma não pode descansar até que seja desfrutada.
Nos fala de sua imagem implantada ali e de sua restauração pela graça.
O homem é filho do pecado? A certeza da Palavra revela a profundidade de sua depravação, sua inimizade para com Deus, sua culpa e a maldição que lhe é inerente - mas vai muito além disso.
Revela o remédio todo-suficiente.
Aponta para Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Promete uma completa remissão e justificação para todos os que creem.
Leva à porta, até mesmo dos mais culpados, a oferta de uma salvação presente.
Fala do Espírito Santo e do Seu grande poder para iluminar e santificar.
Ela abre um caminho pronto pelo qual o pecador pode ser purificado de toda iniquidade e permanecer em pé, sem mancha ou mácula, na presença do Senhor!
O homem é um filho de tristeza? A Palavra novamente encontra seu caso - ela define o assunto diante dele sob uma nova luz: "A quem o Senhor ama, Ele castiga!" Provérbios 3:12. A estação da aflição é o tempo de trilha de Deus, não para destruir o Seu trigo - mas para separá-lo do joio.   "Bem-aventurado o homem a quem Deus corrige; por isso, não despreze a disciplina do Todo-Poderoso!", Jó 5:17.
Com isso, testifica de Jesus como nossa Consolação, Ela O leva para o nosso lado, sussurrando em nossas mais severas provações: "Sou eu, não tenha medo!" Ela nos lembra de Naim, Betânia e, acima de tudo, do Getsêmani e do Calvário. O décimo quarto capítulo de João, o oitavo capítulo dos Romanos, e muitas porções similares nos chegam a um novo significado. Eles secam nossas lágrimas e nos pedem para esperar um pouco mais; e, se formos a Cristo, a tristeza e o suspiro desaparecerão para sempre.
O homem é um filho da morte? Será que uma sepultura aberta o espera no final da jornada? A Palavra ainda tem sua mensagem de esperança.
Uma tradição conta que, ao abrir uma tumba na Itália, foi encontrada uma luz acesa, alimentada por uma corrente de óleo. Isto é tradição, mas pode nos ensinar que há uma luz no túmulo dos crentes. O corpo de Cristo o santificou - a dor se foi. O corpo corruptível será ressuscitado incorruptível. Aquele que é a Ressurreição e a Vida, mudará nossos corpos vis, para que sejam moldados como Seu corpo glorioso. Mesmo enquanto aguarda a ressurreição, a alma estará com Cristo. A morte pode ser um   avenida sombria, mas no final, há o palácio do grande rei!
Temos, então, outra excelência da Sagrada Escritura:
Ela fornece em todas as necessidades.
É a chave que abre todas as alas do coração humano.
Ela sutura cada ferida.
Ela enxuga todas as lágrimas.
Isso muda completamente o caráter de nossa peregrinação terrena.
No meio das provações ao redor, dá à luz esperanças alegres e antecipações abençoadas.
Além de tudo o que já foi dito , tenha sempre em mente que a Palavra de Deus é verdade imutável em um mundo em mudança . "A grama murcha e as flores murcham, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre!"
A Palavra de Deus é verdade imutável em um mundo em mudança!
Geração após geração surgiu e desapareceu.
Grandes reinos tiveram seu dia e agora não existem mais.
Os homens, considerados sábios em seus dias, propuseram suas opiniões, e estes novamente deram lugar a novas.
Mas em meio a todas as mudanças, século após século, a Bíblia Sagrada tem sido a Rocha sobre a qual os herdeiros da promessa têm apoiado todas as suas esperanças!
Tem sido a âncora de muitos crentes tristes e atormentados pela tempestade.
Foi um travesseiro de descanso para muitos senhores cansados.
Tem sido uma estrela brilhante para muitos que passam pelo vale escuro da morte.
Enquanto os homens em todos os lugares estão perguntando: "O que posso acreditar?" "Onde a verdade pode ser encontrada?" Abençoados são aqueles que, na fé, podem impor a mão sobre a velha Bíblia e, apesar de todas as objeções ilusórias, podem dizer com toda a sinceridade: "A verdade está aqui! Eu acredito nisso. Aqui estão as promessas   que nunca falham. Aqui estão   esperanças   que nunca decepcionam. Eis aqui sobre o que posso me apoiar quando os amigos se vão, quando a saúde se esvai, quando se passa o último marco, quando a morte e o julgamento, em toda a sua terrível realidade, estão à mão!"
A menos que você possa calmamente, alegremente, tomar sua posição sobre a veracidade infalível da Palavra escrita, é impossível que você possa encontrar paz permanente, ou um centímetro de terra firme sobre a qual você possa descansar seu pé.
Como devemos usar melhor esta lâmpada que Deus colocou em nossas mãos? Como poderemos obter dela a luz que é necessária para nos guiar por um caminho?
É muito essencial, cuidadosamente, evitar aquelas  leituras que incapacitarão a mente para a leitura da Sagrada Escritura. A luz que ganhamos das Escrituras depende principalmente do   tom de mente   em que nos aproximamos delas. Se lermos isso em um espírito cético, cativo ou mundano - é quase impossível que encontremos muito benefício. Os livros e revistas que são lidos durante a semana têm grande influência em direcionar nossos pensamentos e, portanto, devemos dar atenção aos tipos de obras que escolhemos.
Não leia nenhum livro por mera curiosidade, o que pode insinuar dúvidas ou desestabilizar sua fé na autoridade da Palavra. A menos que a mente esteja bem fortalecida nas evidências do cristianismo, é seguramente perigoso retomar os escritos infiéis que agora são tão livremente circulados. Igualmente perigoso é ler livros que poderiam arrancar nossa confiança em qualquer parte da Escritura, enquanto professando reverenciá-la como um todo. Nunca faça isso, sem ter tempo e oportunidade pacientemente para investigar as objeções que são impostas a elas.
Que uma solução completa será feita daqui para frente de tudo o que agora parece incompreensível, a necessidade cristã nunca duvida - mas enquanto isso   é perigoso trabalhar com a infidelidade. Nosso conhecimento é muito limitado; o Grande Inimigo se deleita em sugerir   dificuldades; para que a fé possa ser obscurecida, a esperança pode desvanecer-se, sim, a alma pode ser roubada de sua herança da verdade, para sua eterna ruína.
Também é necessária cautela quanto às obras de   ficção. Qual é a tendência evidente de uma grande proporção delas? Elas não põem amargo por doce - e doce por amargo? Elas não chamam o bem de mal - e o mal de bem? Elas não paliam o vício e lançam um manto curto sobre o pecado, que Deus pronunciou maldito? Elas não alistam as simpatias do leitor em nome daqueles cuja vida é descrita como sendo contrária aos mandamentos mais claros? A atmosfera de tal leitura deve ser prejudicial; é tão oposto quanto possível ao da Escritura. Você não pode entrar nele com prazer, e então encontrar qualquer verdadeiro deleite na Palavra de Deus.
Os efésios queimaram seus livros, embora o preço fosse de cinquenta mil moedas de prata. Seria bom para muitos seguir seu exemplo.   Um livro ruim é o pior ladrão!   Isso rouba tempo. Ele rouba o leitor da pureza de coração e das alegrias sagradas que são encontradas nas páginas de uma preciosa Bíblia.
Ao pesquisar as Escrituras, escolha versos e passagens especiais para meditação. Não se pode imaginar que qualquer verdadeiro discípulo omita o estudo diário regular desses oráculos vivos. "Pesquise as Escrituras" é um mandamento tão imperativo quanto "Ore sem cessar".
Ao fazer isso, no entanto, é bom fixar a mente em alguma joia de promessa, preceito ou exemplo - e levá-lo adiante como um germe de pensamento. Um cristão pode aprender de cor algum verso particular em seu capítulo da manhã; outro pode tomar alguma verdade especial que tenha sido a tônica da parte lida, e passar em sua mente passagens semelhantes ou contrastadas; outro pode copiar um verso difícil, ou um que tenha tocado sua consciência, e, durante alguma hora tranquila do dia, pode pegar o papel e refletir sobre ele. É na proporção em que a Escritura é realmente tema da meditação, que se torna alimento para a alma. "O quanto amo a tua lei! É a minha meditação o dia todo.", Salmo 119: 97. "Meus olhos ficam abertos através das vigílias da noite, para que eu possa meditar em suas promessas!", Salmo 119: 148.
Procure os preciosos veios da verdade que a Escritura contém. Ao trabalhar uma mina, se os operários descobrirem um veio de prata, ou de ouro ou de ferro, eles o seguirão; eles exploram na direção para a qual ele conduz. É bom para aqueles que buscam o registro da vontade de Deus, agir no mesmo espírito.
Palavras únicas ou expressões frequentemente abrem um vasto campo de pensamento, e podem ser ilustradas e explicadas a partir de grandes partes da Palavra. Pegue a ideia contida na palavra "LAVAGEM". Trace como ela é executada em quase todos os livros.
Existem as numerosas purificações dos sacerdotes.
As limpezas cerimoniais das pessoas contaminadas pelo contato com qualquer coisa impura.
O leproso sírio sete vezes se lavando no Jordão.
Há a oração de Davi: "Lave-me e ficarei mais branco que a neve".
Há uma promessa dada por meio do Profeta Isaías: "Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a alva lã."
Há a garantia em Zacarias de que "uma fonte será aberta para o pecado e para a impureza".
Há a palavra de Cristo a Pedro, tão profunda no significado que sugeria: "Se eu não te lavo, não tens parte comigo".
O apóstolo fala dos coríntios outrora depravados como "lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus".
O amado Apóstolo João também escreveu essa palavra, que frequentemente lança seu brilhante raio sobre o coração do contrito: "Se andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo Seu Filho nos purifica de todo pecado."
A Igreja na Terra proclama sua principal nota de louvor no cântico do Apocalipse: "Àquele que nos amou e nos purificou de nossos pecados, em seu próprio sangue, e nos fez reis e sacerdotes para o Seu Deus e Pai, Seja glória e domínio para todo o sempre. Amém."
A Igreja acima é contemplada como uma grande multidão "vestida de vestes brancas e palmas nas mãos"; e acrescenta-se a explicação de que "saíram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro!"
Certamente estes quando reunidos, estabelecidos em sua devida proeminência, pela bendita verdade da expiação através do derramamento de sangue do Filho de Deus.
Trace outro veio percorrendo um dos Evangelhos. Una o "eu Sou" de Cristo no evangelho de João. Maravilhosamente eles desdobram a plenitude que habita nEle, e a adequação de Sua graça à necessidade peculiar de cada alma individual.
"Eu sou   o pão da vida : quem vem a mim nunca terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede” (João 6.35).
"Eu sou   a luz do mundo: quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8.12).
"Antes de Abraão existir, eu sou." (João 8.58).
"Eu sou   a porta; se alguém entrar por mim, ele será salvo, e entrará e sairá, e encontrará pastagens" (João 10.9).
"Eu sou   o bom pastor ; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10.11).
"Eu sou   a ressurreição e a vida : quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá, e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá." (João 11.25,26).
"Eu sou   o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).
"Eu sou a videira verdadeira, vós os ramos: aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer." (João 15.5)
Podemos também incluir outra passagem do Apocalipse: "Não temas, eu sou o primeiro e o último. Eu sou Aquele que vive e estava morto; e eis que estou vivo para todo o sempre". (Apo 1.17, 18.)
Que gloriosa galáxia de promessas está aqui aberta diante de nós!
Tais assuntos podem ser multiplicados indefinidamente. Trace o pensamento implícito pelas palavras "ÁGUA VIVA" Êxodo, Isaías, Ezequiel, o Evangelho de João e o Apocalipse da mesma forma ilustrarão isso. Ou, examine os "Não temais" ao longo do Antigo e Novo Testamentos. Ou a expressão "SUA FÉ LHE SALVOU" nos Evangelhos, ou as orações daqueles que vieram a Cristo. Todos eles vão pagar   tesouros inesgotáveis ​​de instrução e consolação.
Acima de tudo, nunca leve a Bíblia às suas mãos, exceto em um humilde espírito de oração. Não é o aprendizado humano, tanto quanto o ensino do Espírito Santo, que é principalmente necessário. Todos os aparelhos de erudição nunca podem levar um homem além da mera letra da Palavra. Sem a sabedoria que vem de cima, seu espírito interior, sua verdadeira beleza - será escondido de você.
Se tivéssemos em nossas mãos um   volume   que em partes era difícil de entender, a quem poderíamos ir melhor, se fosse possível, do que ao advogado que o preparou? Assim, a quem podemos ir melhor, na interpretação do Registro Sagrado, do que ao Espírito Divino por quem os homens santos da antiguidade foram ensinados a escrevê-lo?
É pela oração fervorosa, pela ajuda do mesmo Espírito, que a Palavra se torna eficaz para nosso crescimento em santidade. Deixe o crente sempre procurar um coração preparado e uma mente aberta para receber a verdade. No Salmo 119, muitas vezes, o salmista dá uma petição à instrução Divina . "Ensina-me os teus estatutos." "Incline meu coração para o seu testemunho." "Abre os meus olhos para que eu possa contemplar as coisas maravilhosas da tua lei."
Então, novamente, quando o capítulo foi lido , ou o sermão foi ouvido - deixe o cristão de joelhos tomar a   promessa, ou o preceito, ou o exemplo, como pode ser - que ele o nomeie diante de Deus e pleiteie pela graça para que não seja esquecido. É então que as promessas da Palavra revelam suas mais ricas reservas, e que suas lições santificadoras são verdadeiramente aprendidas.
"Ó Deus misericordioso e Pai celestial, que nos deu a rica e preciosa joia da tua santa palavra - ajuda-nos com o teu Espírito para que seja escrito em nossos corações para o nosso eterno conforto - para nos renovar à tua imagem, para edificar-nos em Cristo, para nos santificar e para aumentar em nós todas as virtudes celestiais. Concedei isso, ó Pai, por amor de teu Filho Jesus Cristo. Amém."

Lâmpada dos nossos pés, em que traçamos
Nosso caminho, quando aqui nos desviamos; 
Fluxo da fonte da graça celestial - 
Riacho no caminho do viajante.

Instrutor de infância, confiança de maturidade,
Aliado firme da velhice; 
Nossa esperança, quando descemos ao pó, 
Da imortalidade.

Palavra do Deus vivo!
Vontade do Seu Filho glorioso! 
Sem você , como poderia a terra ser pisada, 
Ou o próprio céu seja ganho!











Nenhum comentário:

Postar um comentário