segunda-feira, 2 de março de 2020

A Pessoa de Cristo, o Efeito mais Inefável da Divina Sabedoria e Bondade



Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra

A Pessoa de Cristo, o efeito mais inefável da Divina Sabedoria e Bondade - Daí a próxima causa de toda a verdadeira religião - Em que sentido é assim.
A pessoa de Cristo é o efeito mais glorioso e inefável da sabedoria, graça e poder divinos; e, portanto, é o próximo fundamento de toda religião e culto aceitável. O próprio Ser Divino é a primeira razão formal, fundamento e objeto de toda religião. Tudo depende de tomar Deus para ser nosso Deus; o qual é o primeiro de seus comandos. Pois a religião, e a adoração realizada nela, nada mais são do que o devido respeito das criaturas racionais à natureza divina e suas infinitas excelências. É a glorificação de Deus como Deus; a maneira de expressar esse respeito sendo regulada pela revelação de sua vontade.
No entanto, a essência divina não é, por si só, a próxima e imediata causa do culto religioso. Mas é a manifestação deste Ser e suas excelências, com a qual a mente das criaturas racionais é imediatamente afetada e pela qual é obrigado a conceder a honra e o culto religioso devidos a isso. Sobre essa manifestação, todas as criaturas capazes, por uma natureza inteligente de um sentido, devem indispensavelmente dar toda a honra e glória divinas a Deus.
O único caminho pelo qual essa manifestação pode ser feita é através de atos e efeitos externos. Pois, em si mesma, a natureza divina está oculta de todos os viventes e habita naquela luz da qual nenhuma criatura pode se aproximar. Isso, portanto, Deus criou primeiro, pela criação de todas as coisas do nada. A criação do próprio homem - com os princípios de natureza racional e inteligente, uma consciência atestando sua subordinação a Deus - e a criação de todas as outras coisas, declarando a glória de sua sabedoria, bondade e poder, foi o fundamento imediato de toda religião natural, e ainda assim continua a ser. E a glória dela responde aos meios e modos da manifestação do Ser Divino, existência, excelências e propriedades. E onde esta manifestação é desprezada ou negligenciada, aí o próprio Deus é também; como o apóstolo discursa em geral, Rom 1. 18-22.
Mas, de todos os efeitos das excelências divinas, a constituição da pessoa de Cristo como fundamento da nova criação, como “o mistério da piedade”, foi a mais inefável e gloriosa. Não falo absolutamente de sua pessoa divina; pois sua personalidade e subsistência distintas eram por um ato interno e eterno do Ser Divino na pessoa do Pai, ou geração eterna - que é essencial para a essência divina - pela qual nada de novo era forjado ou existia exteriormente. Ele não era, nesse sentido, não é o efeito da sabedoria e poder divinos de Deus, mas a sabedoria e o poder essenciais do próprio Deus.
Mas falamos dele apenas como encarnado, pois ele assumiu nossa natureza em subsistência pessoal consigo mesmo. Sua concepção no ventre da Virgem, quanto à integridade da natureza humana, foi uma operação milagrosa do poder divino. Mas a prevenção dessa natureza de qualquer subsistência própria - por sua suposição em união pessoal com o Filho de Deus, na primeira instância de sua concepção - é aquela que é acima de todos os milagres, nem pode ser projetada com esse nome. É um mistério, tão acima da ordem de todas as operações criadoras ou providenciais, que transcende completamente a esfera das mais milagrosas. Nisto Deus glorificou todas as propriedades da natureza divina, agindo de uma maneira infinita, sabedoria, graça e condescendência. As profundezas do mistério daqui estão abertas apenas àquele cujo entendimento é infinito, que nenhum entendimento criado pode compreender. Todas as outras coisas foram produzidas e efetuadas por uma emanação externa de poder de Deus. Ele disse: “Haja luz, e houve luz.” Mas esta suposição da nossa natureza em união hipostática com o Filho de Deus, esta constituição de uma e a mesma pessoa física em duas naturezas tão infinitamente distintas como as de Deus e do homem - em que o Eterno foi feito em tempo, o infinito tornou-se finito , o imortal mortal, ainda eterno, infinito, imortal - é aquela expressão singular de sabedoria, bondade e poder divinos, em que Deus será admirado e glorificado por toda a eternidade. Aqui estava a mudança introduzida em toda a primeira criação, pela qual os anjos abençoados foram exaltados, Satanás e suas obras foram arruinadas, a humanidade se recuperou de uma apostasia sombria, todas as coisas novas, todas as coisas no céu e na terra reconciliadas e reunidas em uma única Cabeça, e uma receita de glória eterna elevada a Deus, incomparavelmente acima do que a primeira constituição de todas as coisas, na ordem da natureza, poderia lhe render.
Na expressão desse mistério, as Escrituras às vezes desenham o véu sobre ele, como aquilo em que não podemos olhar. Assim, em sua concepção da Virgem, com respeito a essa união que a acompanhava, foi dito a ela que "o poder do Altíssimo a envolveria", Lucas 1. 35. Era uma obra do poder do Altíssimo, mas escondia dos olhos dos homens a natureza dela; e, portanto, aquela coisa santa que não tinha subsistência própria, que deveria nascer dela, deveria “ser chamado de Filho de Deus” , tornando-se uma pessoa com ele. Às vezes, expressa a grandeza do mistério e o deixa como objeto de nossa admiração, 1 Tim 3. 16: “Sem dúvida, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou na carne.” Um mistério que é, e que dessas dimensões como nenhuma criatura pode compreender. Às vezes, reúne as coisas, pois a distância das duas naturezas ilustra a glória de uma pessoa, João I. 14: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós.” Mas que Palavra foi essa? Aquilo que estava no princípio, que estava com Deus, que era Deus, por quem todas as coisas foram feitas, e sem quem não foi feito nada que foi feito; quem era luz e vida. Esta Palavra foi feita carne, não por qualquer mudança de sua própria natureza ou essência, não por uma transubstanciação da natureza divina na humana, não deixando de ser o que ele era, mas se tornando o que ele não era, ao tomar a nossa natureza. a si próprio, a ser seu, pelo qual ele habitou entre nós. Esta gloriosa Palavra, que é Deus, e descrita por sua eternidade e onipotência nas obras de criação e providência, "foi feito carne" - que expressa o estado e condição mais baixos da natureza humana. Sem dúvida, grande é esse mistério da piedade! E naquele estado em que ele apareceu visivelmente como carne, aqueles que tinham olhos dados do alto viram “sua glória, a glória do unigênito do Pai.” O Verbo eterno feito carne, e onde se manifesta, viram a sua glória, a glória do unigênito do Pai. Que coração pode conceber, que língua pode expressar, a menor parte da glória dessa divina sabedoria e graça? Assim também nos é proposto, Isa. 9. 6: “Porque nos é nascida uma criança, um filho nos é dado; e o governo estará sobre seus ombros; e seu nome será chamado Maravilhoso, Conselheiro, O Deus Poderoso, O Pai Eterno, O Príncipe da Paz.” Ele é chamado, em primeiro lugar, Maravilhoso. E isso merecidamente: Prov 30. 4. Para que o poderoso Deus seja nascido, e o Pai eterno, um filho que nos foi dado, possa muito bem dar-lhe o nome de Maravilhoso.
Alguns entre nós dizem que, se não houvesse outro caminho para a redenção e salvação da igreja, senão apenas a encarnação e mediação do Filho de Deus, não haveria sabedoria na sua invenção. O homem vão, de fato seria sábio, mas como o burro selvagem". Não haveria sabedoria na invenção daquilo que, quando é efetuado, não deixa nada além de admiração ao máximo de toda a sabedoria criada? Quem conheceu a mente do Senhor nesta coisa, ou quem foi seu conselheiro nesta obra, em que o poderoso Deus se tornou um filho nascido para nós, um filho que nos foi dado? Que cessem todas as vãs imaginações: não resta nada aos filhos dos homens, senão rejeitar a pessoa divina de Cristo - como muitos fazem para sua própria destruição - ou humildemente adorar o mistério da infinita sabedoria e graça neles. E será necessária uma caridade condescendente, para julgar que aqueles que realmente acreditam na encarnação do Filho de Deus, que não vive na admiração dela, são o efeito mais adorável da sabedoria divina.
A glória do mesmo mistério é testemunhada em outro lugar, Heb 1. 1-3: “Deus nos falou por seu Filho, por quem também ele fez o mundo; que, sendo o brilho de sua glória e a imagem expressa de sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder, por si mesmo expurgou nosso pecado.” Que ele purgou nossos pecados por sua morte, e a oblação de si mesmo a Deus é reconhecido. Que isto deve ser feito por ele, por quem os mundos foram feitos, que é o brilho essencial da glória divina, e a imagem expressa da pessoa do Pai naquele que sustenta, governa, sustenta todas as coisas pela palavra de seu poder, pelo qual Deus comprou sua igreja com seu próprio sangue (Atos 20. 28) é aquele em que ele será admirado por toda a eternidade. Veja Fp 2. 6-9.
Em Isaías (cap. 6), é feita uma representação dele como em um trono, enchendo o templo com a sua glória. Foi o Filho de Deus quem foi representado e que, como ele, deveria encher o templo de sua natureza humana com glória divina, quando a plenitude da divindade habitava nele corporalmente. E aqui os serafins, que lhe administravam, tinham seis asas, das quais duas cobriam o rosto, como não sendo capazes de contemplar ou olhar para o glorioso mistério de sua encarnação: versículos 2, 3; João 12. 39 - 41; 2. 19; Col. 2. 9. Mas quando os mesmos espíritos ministradores, sob o nome de querubins, compareceram ao trono de Deus, na administração de sua providência na disposição e governo do mundo, eles tinham apenas quatro asas e não cobriram o rosto, mas viram constantemente a glória disso: Ezequiel 1. 6; 10. 2, 3.
Essa é a glória da religião cristã - a base e o fundamento que sustenta toda a superestrutura - a raiz na qual ela cresce. Esta é a sua vida e alma, aquela em que difere e supera de maneira inconcebível o que havia antes na verdadeira religião ou o que qualquer religião falsa pretendia.
A religião, em sua primeira constituição, no estado de natureza pura e não corrompida, era ordeira, bela e gloriosa. O homem, criado à imagem de Deus, era apto e capaz de glorificá-lo como Deus. Mas, apesar de qualquer perfeição que Deus comunicou à nossa natureza, ele não a uniu em uma união pessoal, o tecido dela rapidamente caiu no chão. A falta desse fundamento o tornou suscetível à ruína. Deus manifestou aqui que nenhuma relação graciosa entre ele e nossa natureza poderia ser estável e permanente, a menos que nossa natureza fosse assumida em união pessoal e subsistência consigo mesmo. Este é o único fundamento seguro da relação da igreja com Deus, que, agora, nunca pode falhar completamente. Nossa natureza está eternamente assegurada nessa união, e nós mesmos (como veremos) assim. “Nele todas as coisas subsistem”, (Col 1. 17, 18). Portanto, qualquer que seja a beleza e glória que havia na relação entre Deus e o homem, e a relação de todas as coisas a Deus pelo homem - na preservação da qual religião natural em que consistem, não tinha beleza nem glória em comparação com o que se sobressai, ou a manifestação de Deus na carne - a aparência e a subsistência das naturezas divina e humana na mesma pessoa individual. E enquanto Deus naquele estado havia dado ao homem domínio "sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra" (Gen 1. 26), era tudo menos uma representação obscura da exaltação de nossa natureza em Cristo - como o apóstolo declara, Heb 2. 6 - 9.
Havia uma verdadeira religião no mundo após a queda, tanto antes como depois da lei; uma religião construída e resolvida em revelação divina. E quanto à glória externa dela - a administração em que foi trazida para debaixo do tabernáculo e templo - estava além do que é representado nas instituições do evangelho. No entanto, a religião cristã, nossa profissão evangélica e o estado da igreja são muito mais gloriosos, bonitos e perfeitos do que esse estado de religião era capaz ou poderia alcançar. E como isso é evidente a partir daqui, porque Deus em sua sabedoria, graça e amor à igreja removeu esse estado e o introduziu em seu lugar; assim o apóstolo prova - em todos os casos consideráveis - em sua Epístola aos Hebreus, escrita para esse fim. Antes, havia duas coisas na religião: a promessa, que era a vida dela; e as instituições de culto sob a lei, que eram a glória e a beleza exterior dela. E ambos não eram nada, ou não tinham nada neles, senão apenas o que antes propunham e representavam de Cristo, Deus manifestado na carne. A promessa dizia respeito a ele, e as instituições de culto o representavam apenas. O apóstolo declara isso, Col 2. 17. Portanto, como toda a religião que existia no mundo após o fato foi edificada sobre a promessa desta obra de Deus, no devido tempo a ser cumprido; portanto, é o desempenho real dela que é o fundamento da religião cristã, e que lhe confere a preeminência acima de tudo o que foi antes dela. Assim, o apóstolo expressa: (Heb 1: 3: 3). “Deus, em diversas ocasiões, e de diversas maneiras, falou no passado aos pais pelos profetas, nos últimos dias nos falou pelo Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas, por quem também fez o mundo; quem, sendo o brilho de sua glória e a imagem expressa de sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder, quando ele tendo feito a purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas."
Toda religião falsa fingia sempre coisas misteriosas. E quanto mais homens podiam inventar, ou sugerir o diabo, que aparentavam essa natureza, como diversas coisas eram tão horríveis e terríveis, tanto mais reverência e estima lhe eram atribuídas. Mas toda a esfera do ofício de Satanás e a imaginação dos homens nunca poderiam se estender até a menor semelhança desse mistério. E não é errado conjeturar que o apóstolo, em sua descrição, 1 Tim 3. 16, refletiu e condenou a vaidade dos mistérios eleusinianos, que eram da maior moda e reputação entre os gentios.
Tire a consideração aqui e nós despojamos a religião cristã de toda a sua glória, degradando-a para o que o maometismo pretende e para o que realmente foi apreciado no judaísmo.
A fé deste mistério possibilita à mente onde ela está - tornando-a espiritual e celestial, transformando-a na imagem de Deus. Nisto consiste a excelência da fé acima de todos os outros poderes e atos da alma - que ela recebe, assenta e repousa em coisas de sua própria natureza absolutamente incompreensíveis. É “a evidência de coisas não vistas” - aquilo que evidencia, como pela demonstração, aquelas coisas que não são de maneira alguma objetadas ao sentido e que a razão não pode compreender. Quanto mais sublimes e gloriosos - mais inacessíveis ao sentido e à razão - são as coisas em que acreditamos; quanto mais somos transformados à imagem de Deus, no exercício da fé sobre eles. Portanto, encontramos esse efeito mais glorioso da fé, ou a transformação da mente à semelhança de Deus, não menos real, evidente e eminente em muitos, cujas habilidades racionalmente abrangentes são fracas e desprezíveis, aos olhos daquela sabedoria que é deste mundo, do que naqueles da mais alta sagacidade natural, desfrutando das melhores habilidades da razão. Pois “Deus escolheu os pobres deste mundo, para serem ricos em fé e herdeiros do reino”, Tiago 2. 5. No entanto, eles podem ser pobres e, como outro apóstolo fala, “tolos, fracos, humildes e desprezados”, (1 Cor I. 27, 28;) ainda assim, a fé que lhes permite concordar com e abraçar os mistérios divinos, os torna ricos aos olhos de Deus, na medida em que os torna semelhantes a ele.
Alguns teriam todas as coisas em que acreditamos estar absolutamente niveladas à nossa razão e compreensão - um princípio que, atualmente, abala os próprios fundamentos da religião cristã. Dizem que não é suficiente determinar que a fé ou o conhecimento de qualquer coisa é necessário para nossa obediência e salvação, que parece ser total e perspicazmente revelada nas Escrituras - a menos que as coisas assim reveladas sejam óbvias e compreensíveis para nossa razão; uma apreensão que, como provém do orgulho que resulta naturalmente da ignorância de Deus e de nós mesmos, não é apenas uma invenção adequada para degradar a religião, mas um mecanismo para eternizar a fé da igreja em todos os principais mistérios da Igreja, do Evangelho - especialmente da Trindade e a encarnação do Filho de Deus. Mas a fé que é verdadeiramente divina, nunca é mais em seu exercício adequado - nunca eleva a alma à conformidade com Deus - do que quando ela age na contemplação e admiração dos mistérios mais incompreensíveis que lhe são propostos pela revelação divina.
Portanto, as coisas filosóficas e de profunda indagação racional encontram grande aceitação no mundo - como, em seu devido lugar, elas merecem. Os homens são providos de medidas apropriadas e as consideram proporcionais aos princípios de seus próprios entendimentos. Mas, quanto aos mistérios espirituais e celestiais, os pensamentos dos homens, na maior parte dos casos, recuam, sob sua primeira proposta, nem serão incentivados a se envolver em uma diligente investigação sobre eles - sim, geralmente os rejeitam como tolos, ou pelo menos naqueles em que não estão interessados. A razão é apresentada em outro caso pelo apóstolo: “A fé não é de todos os homens” (2 Tes 3. 2;) o que os torna absurdos e irracionais na consideração dos objetos adequados dela. Mas onde está essa fé, a grandeza dos mistérios que ela abraça aumenta sua eficácia, em todos os seus efeitos abençoados, sobre a alma. Essa é a constituição da pessoa de Cristo, na qual a glória de todas as propriedades sagradas e perfeições da natureza divina se manifesta e brilha. Assim fala o apóstolo, 2 Coríntios 3. 18: “Vendo como em um espelho a glória do Senhor, somos transformados à mesma imagem, de glória em glória.” Esta glória que vemos é a glória do rosto de Deus em Jesus Cristo, (cap. 4. 6,) ou a representação gloriosa que é feita dele na pessoa de Cristo, da qual trataremos mais tarde. O espelho em que essa glória é representada para nós - proposta para nossa visão e contemplação - é uma revelação divina no evangelho. Aqui a contemplamos, somente pela fé. E aqueles cuja visão é firme, que mais abundam nessa contemplação pelo exercício da fé, são assim "transformados à mesma imagem, de glória em glória" - ou são cada vez mais renovados e transformados à semelhança de Deus, assim representada para eles.
Aquilo que finalmente afetará perfeitamente nossa máxima conformidade com Deus e, nela, nossa eterna bênção - é a visão. "Seremos como ele, pois o veremos como ele é", 1 João 3. 2. Aqui começa a fé que a visão aperfeiçoará a seguir. Mas, no entanto, "andamos pela fé, e não pela vista", 2 Cor 5. 7. E, embora a vida de fé e visão difiram em graus - ou, como alguns pensam, em espécie -, eles têm o mesmo objeto e as mesmas operações, e há uma grande cognição entre eles. O objeto da visão é todo o mistério da existência e vontade divinas; e seu funcionamento é uma perfeita conformidade com Deus - uma semelhança com ele - em que nossa bem-aventurança consistirá. A fé tem o mesmo objetivo e as mesmas operações em seu grau e medida. Os grandes e incompreensíveis mistérios do Ser Divino - da vontade e sabedoria de Deus - são seus próprios objetos; e seu funcionamento, com relação a nós, é conformidade e semelhança com ele. E isso, de maneira peculiar, na contemplação da glória de Deus na face de Jesus Cristo; e aqui temos nossas abordagens mais próximas da vida da visão e seus efeitos. Pois nisto, “contemplando a glória de Deus na face de Jesus Cristo, somos transformados à mesma imagem, de glória em glória”, que, perfeitamente para consumar, é o efeito da visão na glória. O exercício da fé aqui mais eleva e aperfeiçoa a mente - mais a coloca em molduras e afetos sagrados e celestes - do que qualquer outro dever.
Estar perto de Deus e ser semelhante a ele é o mesmo. Estar sempre com ele, e perfeitamente como ele, de acordo com a capacidade de nossa natureza, é ser eternamente abençoado. Viver pela fé na contemplação da glória de Deus em Cristo é a iniciação em ambos, dos quais somos capazes neste mundo.
Os esforços de alguns para contemplar e relatar a glória de Deus na natureza - nas obras de criação e providência - nas coisas do mundo maior e do menor - merecem seu elogio justo; e é isso que a Escritura em diversos lugares nos chama a fazer. Mas, para qualquer um que ali habite, que limite seus desígnios - quando eles têm um objeto muito mais nobre e glorioso para suas meditações, a saber, a glória de Deus em Cristo - é desprezar a sabedoria de Deus naquela revelação de si mesmo, e ficar aquém dessa eficácia transformadora da fé na contemplação aqui, pela qual somos feitos como Deus. Pois somente a este pertence, e não a qualquer conhecimento natural, nem a qualquer conhecimento dos recantos mais secretos da natureza.
Devo apenas dizer que aqueles que são consentem com esses objetos de fé - cujas mentes não se deleitam com a admiração e não concordam com coisas incompreensíveis, como é a constituição da pessoa de Cristo - que reduziriam todas as coisas à medida de seus próprios entendimentos, ou voluntariamente vivem na negligência do que eles não podem compreender - não se preparam muito para a visão dessas coisas na glória, em que nossa bênção consiste.
Além disso, essa constituição da pessoa de Cristo sendo o efeito mais admirável e inefável da sabedoria, graça e poder divinos, é a única que pode suportar o peso de toda a superestrutura do mistério da piedade - aquela em que toda a santificação e a salvação da igreja é resolvida - onde somente a fé pode encontrar descanso e paz. “Ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”, 1 Cor 3. 11.
Descanso e paz com Deus é aquilo que buscamos. “O que devemos fazer para ser salvos?” Neste inquérito, os atos do ofício de mediação de Cristo são, no Evangelho, apresentados pela primeira vez para nós - especialmente a sua oferta e intercessão. Através deles, ele é capaz de salvar perfeitamente aqueles que chegam a Deus por ele. Mas havia oblações pelo pecado e intercessões pelos pecadores, sob o Antigo Testamento; todavia, de todos eles o apóstolo afirma que eles não poderiam tornar perfeitos aqueles que vieram a Deus por eles, nem remover a consciência condenando o pecador: Heb 10. 1 - 4. Portanto, não são essas coisas em si que podem nos dar descanso e paz, mas sua relação com a pessoa de Cristo. A oblação e intercessão de qualquer outra pessoa não teria nos salvado. Portanto, para a segurança de nossa fé, temos a mente de que “ Deus redimiu a igreja com seu próprio sangue”, Atos 20. 28. Fez assim quem era Deus, como se manifestou na carne. Somente Seu sangue poderia purificar nossas consciências de obras mortas, que se ofereceram a Deus através do Espírito eterno: Heb 9. 14. E quando o apóstolo - para nosso alívio contra a culpa do pecado - nos chama à consideração de intercessão e propiciação, ele se importa conosco de sua pessoa por quem são realizados, 1 João 2. 1, 2: “ Se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados.” E podemos considerar brevemente o fim destas coisas.
1. Supomos que, neste caso, a consciência seja despertada para um senso de pecado e, assim, de apostasia de Deus. Essas coisas agora são geralmente consideradas como sem grande preocupação para nós - por alguns que ridicularizaram - e, na maioria das vezes, acharam fácil lidar com elas - em um momento conveniente. Mas quando Deus fixa na alma a apreensão de seu descontentamento por elas - se não for antes que seja tarde demais - fará com que os homens procurem alívio.
2. Esse alívio é proposto no evangelho. E é apenas a morte e mediação de Cristo. Por eles, a paz com Deus deve ser obtida, ou cessará para sempre. Mas,
3. Quando qualquer pessoa praticamente sabe quão grande coisa é para um pecador apóstata obter a remissão de pecados, e uma herança entre aqueles que são santificados, objeções intermináveis ​​pelo poder da incredulidade surgirão para sua inquietação. Portanto,
4. O que é principalmente adequado para dar-lhe descanso, paz e satisfação - e sem o qual nada mais pode fazer - é a devida consideração e a ação da fé sobre esse efeito infinito da sabedoria e bondade divinas, na constituição da pessoa de Cristo. Isso, à primeira vista, reduzirá a mente a essa conclusão: “Se você pode acreditar, todas as coisas são possíveis.” Por que que fim não pode ser efetuado por este meio? Que fim não pode ser alcançado que foi projetado nele? Alguma coisa é muito difícil para Deus? Deus alguma vez fez algo assim, ou fez uso de tais meios para qualquer outro fim? Contra isso, nenhuma objeção pode surgir. Nesta consideração a ele, a fé apreende que Cristo seja - como ele é de fato - o poder de Deus, e a sabedoria de Deus, para a salvação daqueles que creem; e nele encontram descanso e paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário