sexta-feira, 13 de março de 2020

A Fé da Igreja no Velho Testamento





Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra

A Fé da Igreja sob o Antigo Testamento na e sobre a Pessoa de Cristo.            
Uma breve visão da fé da igreja, sob o Antigo Testamento, referente à pessoa divina de Cristo, encerrará esses discursos e abrirá caminho para os que se seguirem, nos quais nosso dever com respeito a isto será declarado.
Que a fé de todos os crentes, desde a fundação do mundo, tinha respeito a Ele, depois demonstrarei; e negá-lo, é renunciar ao Antigo Testamento e ao Novo. Mas que essa fé deles respeitou principalmente à sua pessoa, é o que deve ser declarado aqui. Nele, eles sabiam que estava estabelecido o fundamento dos conselhos de Deus para sua libertação, santificação e salvação. Caso contrário, era pouco que eles entendessem claramente de seu ofício, ou a maneira pela qual ele redimiria a igreja.
O apóstolo Pedro, na confissão que fez dele (Mt. 16: 16), excedeu a fé do Antigo Testamento, ao aplicar a promessa relativa ao Messias àquela pessoa: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” - aquele que deveria ser o Redentor e Salvador da igreja. No entanto, Pedro sabia pouco do caminho e do modo pelo qual ele deveria sê-lo principalmente. E, portanto, quando ele começou a declará-los a seus discípulos - a saber, que deveriam ser por sua morte e sofrimentos - ele em particular não foi capaz de cumpri-lo, mas disse: “Mestre, que isto esteja longe de ti”, verso 22. Como “carne e sangue” - isto é, sua própria razão e entendimento - não o revelaram ou declararam a Pedro como sendo o Cristo, o Filho do Deus vivo, mas o Pai que está no céu; então ele precisava de nova assistência da mesma mão todo-poderosa para acreditar que Ele deveria redimir e salvar sua igreja por sua morte. E, portanto, ele recusou a revelação e proposição externas, embora feitas pelo próprio Cristo, até receber ajuda interna do alto. E supor que temos fé agora em Cristo ou em sua morte em quaisquer outros termos, é uma evidência de que não temos fé alguma.
Portanto, a fé dos santos sob o Antigo Testamento respeitava principalmente à pessoa de Cristo - tanto o que era como o que seria na plenitude dos tempos, quando ele se tornaria a semente da mulher. Qual seria o seu trabalho especial, e o mistério da redenção da igreja por meio disso, eles se referiam à sua própria sabedoria e graça; - somente, eles acreditavam que por ele deveriam ser salvos da mão de todos os seus inimigos, ou de todo o mal que os abateu por causa do primeiro pecado e apostasia de Deus.
Deus lhes deu, de fato, representações e prefigurações de seu ofício e trabalho também. Ele o fez pelo sumo sacerdote da lei, o tabernáculo, com todos os serviços a ele pertencentes. Tudo o que Moisés fez, como servo fiel na casa de Deus, foi apenas um “testemunho daquelas coisas que seriam ditas depois”, Hb. 3. 5. No entanto, o apóstolo nos diz que todas essas coisas eram apenas uma “sombra das coisas boas por vir, e não a imagem das próprias coisas”, Hb. 10. 1. E, embora elas estão agora para nós cheias de luz e instrução, evidentemente expressam as principais obras de mediação de Cristo, mas elas não eram assim para eles. Pois agora o véu é retirado delas em sua realização, e uma declaração é feita dos conselhos de Deus nelas pelo Evangelho. O crente mais fraco agora pode descobrir mais da obra de Cristo nos tipos do Antigo Testamento, do que qualquer profeta ou sábio poderia ter feito antes. Portanto, eles sempre ansiavam sinceramente por sua realização - para que o dia pudesse romper, e as sombras voassem pelo nascer do Sol da Justiça, com cura em suas asas. Mas quanto à sua pessoa, eles tiveram revelações gloriosas a respeito; e sua fé nele era a vida de toda sua obediência.
A primeira promessa, que estabeleceu uma nova relação entre Deus e o homem, estava relacionada à sua encarnação - que ele deveria ser da semente da mulher, Gen. 3. 15; isto é, que o Filho de Deus seja "nascido de mulher, nascido sob a lei", Gal. 4. 4. Desde a entrega dessa promessa, a fé de toda a igreja foi fixada naquele a quem Deus enviaria em nossa natureza, para resgatar-nos e salvar-nos.
Outra forma de aceitação com ele não foi fornecida, nenhuma declarada, senão apenas pela fé nessa promessa. O desígnio de Deus nesta promessa - que deveria revelar e propor o único caminho que, em sua sabedoria e graça, ele preparara para a libertação da humanidade do estado de pecado e apostasia em que estavam lançados, com a natureza da fé e da obediência da igreja - não admitirá nenhum outro caminho de salvação, senão somente fé naquele que foi prometido ser um salvador.
Supor que os homens possam cair da fé em Deus pela revelação de si mesmo nessa promessa, e mesmo assim serem salvos por seguir instruções dadas pelas obras da criação e providência, é uma imaginação que não mais possuirá a mente dos homens do que embora ignorem ou se esqueçam do que é acreditar e ser salvo.
A grande promessa feita a Abraão foi que ele deveria levar sua semente sobre ele, em quem todas as nações da terra deveriam ser abençoadas, Gen. 12. 3; 15 18; 22. 18; cuja promessa é explicada pelo apóstolo e aplicada a Cristo, Gal. 3. 8. Aqui "Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi imputado como justiça" , Gen. 15. 6; pois ele viu o dia de Cristo e se alegrou, João 8. 56.
A fé em que Jacó instruiu seus filhos era - que Siló viesse, e para ele deveria ser a congregação das nações, Gen. 49. 10. A fé de Jó era que o seu Redentor vivia, e que ele deveria se levar na terra no último dia, Jó 19. 25.
As revelações feitas a Davi referiam-se principalmente à Sua pessoa e à glória dela. Veja Sl 2, 45, 68, 72, 110, 118, especialmente Sl 45 e 72, que dão conta de suas apreensões em relação a ele.
A fé de Daniel era que Deus iria mostrar misericórdia, por causa do Senhor, Dan. 9. 17; e de todos os profetas que o “ Redentor deveria vir a Sião, e apartaria a casa de Jacó de Suas transgressões”, Isa. 59. 20.
Da mesma natureza eram todas as suas aparições pessoais sob o Antigo Testamento, especialmente a representação mais ilustre feita dele ao profeta Isaías, cap. 6, e a gloriosa revelação de seu nome, cap.9. 6.
É verdade que esses e outros profetas também tiveram revelações sobre seus sofrimentos. Pois “o Espírito de Cristo que neles havia testificado de antemão de seus sofrimentos e a glória que se seguiria”, 1 Pedro 1. 11; - um testemunho ilustre que nos é dado no Ps. 22. e Isa. 53. No entanto, suas concepções a respeito deles eram sombrias e obscuras. Era a pessoa dele que a fé deles considerava principalmente. Daí eles estavam cheios de desejos e expectativas de sua vinda, ou sua exibição e aparição na carne. Com as promessas renovadas, Deus atualizou continuamente a igreja em seus problemas e dificuldades. E por meio disso Deus evitou que o corpo do povo confiasse em si mesmo, ou se vangloriasse de seus privilégios presentes, aos quais eram extremamente propensos.
No decorrer do tempo, essa fé, que operava efetivamente na Igreja de Israel, degenerou em uma opinião sem vida, que provou a ruína dela. Enquanto eles realmente viviam na fé nele como o Salvador e Redentor da igreja de todos os seus adversários espirituais, como aquele que devia “acabar com o pecado e trazer a justiça eterna”, a quem todas as suas ordenanças presentes eram subservientes e diretivas; toda graça, amor, zelo e paciência que aguardam o cumprimento da promessa floresceram entre eles. Mas com o tempo, crescendo carnalmente, confiando em sua própria justiça e nos privilégios que eles tinham pela lei, sua fé em relação à pessoa de Cristo degenerou em uma opinião corrupta e obstinada, de que ele deveria ser apenas um rei e libertador temporal; mas quanto à justiça e salvação, eles deveriam confiar em si mesmos e na lei. E essa opinião preconceituosa, sendo de fato uma renúncia a toda a graça das promessas de Deus, provou sua ruína total. Pois, quando ele veio em carne, depois de tantas eras, preenchido com expectativas contínuas, eles o rejeitaram e o desprezaram como alguém que não tinha forma nem graça pela qual ele deveria ser desejado. Assim acontece em outras igrejas. Aquilo que era fé verdadeiramente espiritual e evangélica em sua primeira plantação, torna-se uma opinião sem vida nas épocas seguintes. As mesmas verdades ainda são professadas, mas essa profissão não brota das mesmas causas, nem produz os mesmos efeitos no coração e na vida dos homens. Portanto, no processo do tempo, algumas igrejas continuam aparecendo do mesmo corpo que eram no início, mas - sendo examinadas - são como uma carcaça sem vida e sem fôlego, na qual o Espírito animador da graça não habita. E então sucede a qualquer igreja, como foi a dos judeus, quase destruída, quando corrompe verdades anteriormente professadas, para acomodá-las às atuais concupiscências e inclinações dos homens.










Nenhum comentário:

Postar um comentário