sábado, 7 de março de 2020

A Vida e o Poder da Divina Verdade em Cristo










Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra




Deixando de lado o que já dissemos e provamos antes - a respeito da fundação de todos os conselhos de Deus na pessoa de Cristo e a representação deles na sua constituição inefável - vou dar alguns exemplos dessa relação de todas as verdades espirituais a ele - manifestando que não podemos aprendê-las, nem conhecê-las, senão com o devido respeito.
1. Há duas coisas nas quais a glória da verdade consiste: (1.) Sua luz. (2.) Sua eficácia ou poder. E ambas essas verdades sobrenaturais derivam dessa relação com Cristo.
Nenhuma verdade traz alguma luz espiritual à mente, senão em virtude disto: " Nele está a vida, e a vida é a luz dos homens", João 1: 4. Ele é "a verdadeira Luz, que ilumina todo homem que vem ao mundo", versículo 9. Portanto, como a verdade é o único meio de iluminação, ela não pode comunicar nenhuma luz à mente, senão apenas como um raio dEle, pois é um órgão que a transmite daquela fonte. Separado dEle e de sua relação com Ele, ela não reterá, não poderá comunicar, nenhuma luz ou entendimento espiritual real às almas dos homens. Como deveria, se toda a luz estava originalmente nEle - como a Escritura testifica? Só então a mente é irradiada com a verdade celestial, quando é recebida como procedendo e conduzindo ao Sol da Justiça - a fonte abençoada de toda luz espiritual - que é o próprio Cristo.
Qualquer que seja o conhecimento nocional que os homens possam ter das verdades divinas, como são doutrinariamente propostas nas Escrituras, ainda - se não os conhecem em seu respeito à pessoa de Cristo como fundamento dos conselhos de Deus - se não discernem como eles procedem dele e se concentram nele - não trarão luz espiritual e salvadora ao entendimento. Pois toda vida espiritual e luz estão nele, e somente nele. Um exemplo disso nós temos nos judeus. Eles têm as Escrituras do Antigo Testamento, nas quais a substância de toda verdade divina é revelada e expressa; e eles são diligentes no estudo delas; no entanto, suas mentes não são iluminadas nem irradiadas pelas verdades contidas nelas, mas vivem e andam em trevas horríveis. E a única razão disso é que, porque eles não sabem, porque rejeitam, a relação deles com Cristo - sem a qual eles são privados de todo poder iluminador.
Eficácia ou poder é a segunda propriedade da verdade divina. E o fim dessa eficácia é nos tornar semelhantes a Deus: Ef 4: 20-24. A motivação do pecado, a renovação de nossa natureza, a santificação de nossas mentes, corações e afeições, o consolo de nossas almas, com sua edificação em todas as partes da vida de Deus, e coisas do gênero, são coisas que Deus projetou realizar por sua verdade; (João 17:17) de onde é possível "edificar-nos e nos dar uma herança entre todos os que são santificados", Atos 20:32. Mas é da relação deles com a pessoa de Cristo que eles têm algo desse poder e eficácia. Pois eles não têm outra coisa senão como transporte da sua graça para as almas dos homens. Então 1 João 1: 1, 2.
Portanto, como os professantes da verdade, se separados de Cristo como uma verdadeira união, estão se debilitando - então as verdades professadas, se doutrinariamente separadas dele, ou de seu respeito a ele, não têm poder vivo ou eficácia nas almas dos homens. Quando Cristo é formado no coração por elas, quando ele habita abundantemente na alma através de sua operação, então, e não mais, elas manifestam seu poder e eficácia adequados. Caso contrário, são como águas separadas da fonte - secam rapidamente ou se tornam uma poça barulhenta; ou como um raio interrompido de sua continuidade para o sol - é imediatamente privado de luz.
2. Todas as verdades espirituais divinas são declarativas, quer da graça e amor de Deus para conosco, ou de nosso dever, obediência e gratidão a ele. Mas quanto a essas coisas, Cristo é tudo e em todos; não podemos ter apreensões devidas do amor e graça de Deus, nenhum entendimento das verdades divinas da Palavra - em que elas são reveladas e por meio das quais são exibidas àqueles que creem - senão no exercício da fé no próprio Cristo. Pois em, por e somente dele, é que elas nos são propostas , que somos feitos participantes deles. É de sua plenitude que toda graça é recebida . Nenhuma verdade a respeito delas pode, por qualquer imaginação, ser separada dele. Ele é a vida e a alma de todas essas verdades - sem as quais elas, como estão escritas na Palavra, são apenas uma letra morta e de um caráter que é ilegível para nós, como para qualquer descoberta real da graça e amor de Deus. E quanto àquelas do outro tipo, que nos são instrutivas em nosso dever, obediência e gratidão - não podemos chegar a um cumprimento prático de nenhuma delas, senão pelas ajudas de graça recebida dele. Pois sem ele nada podemos fazer; João 15: 5, e somente entende a verdade divina aquele que a pratica, João 7:17. Não existe, portanto, nenhum texto das Escrituras que pressione nosso dever para com Deus, para que possamos entendê-lo de modo a cumprir esse dever de maneira aceitável, sem uma consideração real a Cristo, de quem somente nós temos capacidade para o desempenho disso, e em quem através e de quem somente é aceito por Deus.
3. Toda a evidência da verdade espiritual divina e todo o fundamento de nosso interesse real nas coisas de que é uma declaração - como benefício, vantagem e conforto - dependem de sua relação com Cristo. Podemos tomar um exemplo em um artigo da verdade divina, que parece estar mais desapegado de qualquer relação, a saber, a ressurreição dos mortos. Mas não há homem que acredite ou compreenda corretamente essa verdade, que não a use nas evidências que lhe foram dadas, e por exemplo, na pessoa de Cristo ressuscitando dos mortos. Tampouco pode alguém ter uma expectativa confortável ou fé de um interesse especial em uma ressurreição abençoada (que é toda a nossa preocupação nessa verdade, Fil. 3:11), senão em virtude de uma união mística com ele, como chefe da igreja que será elevada à glória. Em ambos os apóstolos insistem em geral, 1 Coríntios 15. O mesmo acontece com todas as outras verdades.
Portanto, todas as verdades divinas sobrenaturais reveladas nas Escrituras, nada mais são que a declaração desses conselhos de Deus, cujo fundamento foi estabelecido na pessoa de Cristo; e considerando que todos eles são expressivos do amor, sabedoria, bondade e graça de Deus para conosco, ou instrutivos em nossa obediência e dever a ele - todos os atos de Deus em relação a nós e todos os nossos em relação a ele, estando em e somente através dEle; e que toda a vida e poder dessas verdades, toda a sua beleza, simetria e harmonia em sua união e conjunção, que são expressivas da sabedoria divina, são todas dEle, que, como espírito vivificante, difundiu-se por todo o sistema, tanto age e anima - todos os tesouros da verdade, sabedoria e conhecimento que estão escondidos nele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário