sábado, 29 de fevereiro de 2020

Gálatas 2.16


  

Por John Owen
Traduzido e adaptado por Silvio Dutra


“Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado." (Gálatas 2.16)
A epístola do apóstolo Paulo aos Gálatas é inteiramente projetada para a vindicação da doutrina da justificação por Cristo, sem as obras da lei, com o uso e os meios de seu aperfeiçoamento. A soma de todo o seu desígnio é estabelecida na repetição de suas palavras ao apóstolo Pedro, na ocasião de seu fracasso, ali relacionado.
 O que ele afirma aqui, era tão conhecido, um princípio fundamental da verdade entre todos os crentes, que sua convicção e conhecimento eram a base e a ocasião de sua transição e passagem do judaísmo para o evangelho e fé em Jesus Cristo.
E nas palavras, o apóstolo determina que grande investigação, como ou por que meios um homem é ou pode ser justificado diante de Deus? O assunto falado é expressado por sujeito indeterminado: “Um homem” - isto é, qualquer homem, um judeu ou um gentio; um crente ou um incrédulo; o apóstolo que falou, e aqueles a quem ele falou - os gálatas a quem ele escreveu, que também por algum tempo creram e fizeram profissão do evangelho.
A resposta dada à pergunta é negativa e positiva, ambas afirmadas com a mais alta segurança e como a fé comum de todos os cristãos, mas apenas daqueles que foram levados para fora por sedutores. Ele afirma que não é, não pode ser, “ pelas obras da lei. ” O que se pretende com “a lei” , nessas disputas do apóstolo, foi antes declarado e evidenciado. A lei de Moisés é, por vezes assinalada, - não absolutamente, mas, como foi o caso presente dos homens aferrados à justiça da lei, e não se submetendo nela à justiça de Deus. Mas que a consideração da lei moral, e os deveres da mesma, está neste argumento em qualquer lugar exceto por ele, é uma imaginação fraca, - sim, seria se a lei cerimonial em si; pois a observação, enquanto estava em vigor, era um dever da lei moral.
E nas obras da lei estão os trabalhos e deveres de obediência que esta lei de Deus requer, realizados da maneira que ele prescreve, - isto é, na fé e por amor a Deus acima de tudo; como foi provado. Dizer que o apóstolo exclui apenas obras absolutamente perfeitas, que ninguém jamais fez ou poderia realizar desde a entrada do pecado, é supor que ele discuta, com grande sinceridade e muitos argumentos, contra aquilo que ninguém afirmou e que ele não afirma e que sequer uma vez é mencionado em todo o seu discurso.
Nem se pode dizer que ele exclua apenas obras consideradas meritórias, visto que ele exclui todas as obras, para que não haja lugar para o mérito em nossa justificação; como também foi provado.
Esses gálatas, a quem ele escreve e os convence de seus erros, tampouco buscaram justificação por quaisquer obras, exceto as que eles executaram na época, quando eram crentes. Porque todos os tipos de obras sejam excluídos de qualquer interesse em nossa justificação. E tanto peso o apóstolo atribui a essa exclusão de obras de nossa justificação, pois afirma que a admissão delas derruba todo o evangelho, versículo 21. “Pois” , diz ele, “se a justiça é segundo a lei, então Cristo morreu em vão”; e é perigoso se aventurar em uma cerca tão afiada.
Não é esse ou aquele tipo de obras; não esta ou aquela maneira de desempenho delas; não esse ou aquele tipo de interesse em nossa justificação; mas todas as obras, de qualquer tipo, e por mais que sejam realizadas, são excluídas de qualquer tipo de consideração em nossa justificação, como nossas obras ou deveres de obediência. Pois esses gálatas, a quem o apóstolo reprova, não desejavam mais que, na justificação de um crente, obras da lei ou deveres de obediência pudessem ser admitidos em conjunto ou em coparceria com a fé em Cristo Jesus; por isso eles excluiriam a fé nele e atribuiriam a justificação às obras sem ela, nada é sugerido e é uma imaginação tola.
Em oposição a isso, ele atribui positivamente nossa justificação à fé somente em Cristo. "Não pelas obras, mas pela fé" , é somente pela fé.
Que as partículas não são excepcionais, mas adversativas, não só foi provado inegavelmente pelos teólogos protestantes, mas é reconhecido pelos da igreja romana que fingem qualquer modéstia nessa controvérsia.
Não é provável que tenhamos um fim de contenda neste mundo, quando os homens não concordarão com tais determinações claras de controvérsias dadas pelo próprio Espírito Santo.
A interpretação deste lugar, dada como o significado do apóstolo, - que os homens não podem ser justificados por aquelas obras que não podem realizar, isto é, funcionam absolutamente perfeitas; mas pode ser assim, e é assim, por aqueles que eles podem e realizam, se não em sua própria força, mas com a ajuda da graça; e que a fé em Cristo Jesus, que o apóstolo absolutamente se opõe a todas as obras, inclui nela todas as obras que ele exclui, e que com relação a esse fim ou efeito com relação às quais são excluídas; não se pode muito bem ser adequado à mente do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário