sábado, 14 de março de 2020

Romanos 10.3,4









Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra


“Porque eles” (os judeus, que tinham um zelo por Deus, porém não com entendimento), “sendo ignorantes da justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Pois Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10.3,4)
O que aqui é determinado, o apóstolo entra na proposição e declaração do cap. 9. 30. E porque o que ele tinha a propor era um tanto estranho e inadequado às apreensões comuns dos homens, ele o introduz com esse interrogatório avassalador, (que ele usa em ocasiões semelhantes, cap.3. 5; 6. 1; 7. 7; 9. 14) - “O que diremos então?” Isto é, “Existe nesta matéria injustiça com Deus?”, como no versículo 14; ou: “O que diremos a essas coisas?" Aquilo que aqui ele afirma é: “ Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé; mas Israel, que seguiu a justiça da lei, não alcançou a lei da justiça”, Isto é, para a própria justificação diante de Deus.
Nada parece ser mais contrário à razão do que o que aqui é manifestado pelo evento. Os gentios, que viviam em pecado e prazeres, nem uma vez se esforçavam para alcançar uma justiça diante de Deus, mas a alcançaram na pregação do evangelho. Israel, por outro lado, que seguiu diligentemente a justiça em todas as obras da lei, e os deveres de obediência a Deus, ficaram sem ela, não a alcançaram. Todas as preparações, todas as disposições, todos os méritos, quanto à justiça e justificação, são excluídos dos gentios; pois em todos eles há mais ou menos seguidores da justiça, a qual é negada a todos. Somente pela fé naquele que justifica o ímpio, eles alcançam a justiça, ou eles alcançam a justiça da fé. Pois alcançar a justiça pela fé, e alcançar a justiça que é da fé, é o mesmo. Portanto, todas as coisas que são compreendidas de alguma maneira pela justiça, como todos os nossos deveres e obras, são excluídos de qualquer influência em nossa justificação. E isso é expresso para declarar aqui a soberania e a liberdade da graça de Deus - a saber, que somos justificados livremente por sua graça - e que, de nossa parte, toda a vanglória é excluída. Que os homens finjam o que quiserem e contestem o que bem entenderem, aqueles que alcançam a justiça e a justificação diante de Deus, quando não seguem a justiça, o fazem pela imputação gratuita da justiça de outro a eles.
Pode ser que se diga: “É verdade que no tempo do paganismo eles não seguiram a justiça, mas quando a verdade do evangelho lhes foi revelada, eles seguiram a justiça e a alcançaram.” Mas,
1. Isto é contradizer diretamente o apóstolo, na medida em que diz que eles alcançaram não a justiça, mas somente como eles seguiram a justiça; enquanto ele afirma diretamente o contrário.
2. Eles tiram a distinção que ele coloca entre eles e Israel, - a saber, um que seguiu a justiça, e o outro não.
3. Seguir a justiça, neste lugar, é seguir a nossa própria justiça: “Estabelecer a própria justiça”, cap. 10. 3. Mas isso está longe de ser um meio de alcançar a retidão, pois é a obstrução mais eficaz da mesma.
Se, portanto, aqueles que não têm justiça própria, que estão tão distantes dela que nunca se esforçaram para alcançá-la, ainda assim pela fé recebem a justiça com a qual são justificados diante de Deus, o fazem pela imputação da justiça de Cristo a eles; ou deixe outra maneira ser atribuída.
No outro lado do caso, em relação a Israel, alguns devem ouvir, se querem ou não, aquilo com o que não estão satisfeitos.
Três coisas são expressas deles:
1. Sua tentativa.
2. O sucesso deles.
3. A razão disso.
1. Sua tentativa ou empreendimento consistiu nisso, que eles “seguiram a lei da justiça." "A palavra pela qual seu esforço é expresso significa o que é sincero e diligente. Por isso, o apóstolo declara qual foi seu empreendimento e qual deveria ser o nosso, nos deveres e no exercício da obediência ao evangelho, Fp 3. 12. Eles não eram negligentes nesse assunto, mas “serviram a Deus dia e noite.” Nem eram hipócritas; pois o apóstolo testemunha nesta questão que "eles tinham zelo de Deus", Rom 10. 2. E o que eles tentaram depois disso foi “a lei da justiça”, a lei que prescrevia uma justiça pessoal perfeita diante de Deus; "as coisas que, se um homem as fizer, viverá por elas", cap. 10. 5. Portanto, o apóstolo não se refere à lei cerimonial neste lugar, senão apenas porque foi ramificada da lei moral pela vontade de Deus e como a obediência a ela lhe pertencia. Quando ele fala sobre isso separadamente, ele chama de “a lei dos mandamentos contida nas ordenanças”, mas em nenhum lugar é chamada “a lei da justiça”, a lei cuja justiça é cumprida em nós, cap. 8. 4. Portanto, o que se seguiu a esta lei da justiça foi a diligência deles no cumprimento de todos os deveres de obediência, de acordo com as instruções e preceitos da lei moral.
2. A questão dessa tentativa é que eles "não alcançaram a lei da justiça", isto é, eles não chegaram à justiça diante de Deus por este meio. Embora este fosse o fim da lei, a saber, uma justiça diante de Deus, na qual um homem poderia viver, eles nunca poderiam alcançá-la.
(Nota do tradutor: “O fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” (Rom 10.4). O fim aqui referido não é de término, mas de finalidade, propósito. O objetivo da lei é o de apontar que o homem necessita de uma justiça diante de Deus, pela qual possa viver eternamente. Mas sabemos que não é possível para qualquer um alcançar tal justiça sem Cristo, daí ser dito que é somente por Ele que se cumpre tal finalidade da lei.)
3. É relatado o motivo pelo qual eles fracassaram em alcançar o que em tanto se empenharam em buscar. E isso foi um erro duplo que eles estavam sofrendo; - primeiro, nos meios para alcançá-lo; segundo, na própria justiça que deveria ser buscada. O primeiro é declarado, cap. 9. 32, “Porque não pela fé, mas como pelas obras da lei.” Fé e obras são as duas únicas formas em que a justiça pode ser alcançada, e eles são opostos e inconsistente; de modo que ninguém busca ou pode buscar a justiça por ambos. Eles não serão misturados e constituirão um meio inteiro de alcançar a justiça. Eles são opostos como graça e obras; o que é de um não é do outro, cap. 11. 6. Todas as composições deles neste assunto são: “Macho sarta gratia nequicquam coit et rescinditur.” E a razão é, porque a justiça que a fé busca, ou que é atingível pela fé, é a que nos é dada, imputada a nós, que a fé não somente recebe. Ela recebe “a abundância da graça e o dom da justiça.” Mas o que é atingível pelas obras é nosso, inerente a nós, trabalhado por nós e não imputado a nós; pois nada mais é do que essas próprias obras, com respeito à lei de Deus.
E se a justiça diante de Deus deve ser obtida somente pela fé, e isso em contradição com todas as obras - que, se um homem as pratica, de acordo com a lei, “ele viverá por elas” - então é somente pela fé que somos justificados diante de Deus ou que nada mais é necessário de nossa parte. E de que natureza essa justiça deve ser é evidente.
Ainda: se fé e obras são opostas como contrárias e inconsistentes, quando consideradas como o meio de alcançar a justiça ou justificação diante de Deus, como claramente são, então é impossível sermos justificados diante de Deus por eles no mesmo sentido e maneira. Portanto, quando o apóstolo Tiago afirma que um homem é justificado pelas obras, e não apenas pela fé, ele não pode pretender nossa justificação diante de Deus, onde é impossível que ambos concordem; pois eles não apenas são declarados inconsistentes pelo apóstolo neste lugar, mas introduziriam vários tipos de justiça na justificação, que são inconsistentes e destrutivas um do outro. Este foi o primeiro erro dos judeus, de onde esse aborto se seguiu, - eles não procuraram justificação pela fé, mas como que pelas obras da lei.
O segundo erro deles foi quanto à própria justiça em que um homem poderia ser justificado diante de Deus; por isso eles julgaram que deveria ser sua própria justiça, cap. 10. 3. Sua própria justiça pessoal, consistindo em seus próprios deveres de obediência, eles consideravam a única justiça em que poderiam ser justificados diante de Deus. Portanto, eles estabeleceram, como o fariseu, Lucas 18. 11, 12: e esse erro, com o objetivo deles de "estabelecer sua própria justiça" , foi a principal causa que os fez rejeitar a justiça de Deus; como ocorre com muitos hoje.
(Nota do tradutor: Jesus foi muito direto com os judeus que lhe perguntaram quais eram as obras de Deus que eles deveriam fazer para serem aceitos por Ele, e a resposta foi que era a de crerem nEle, Jesus, que havia sido enviado para o referido propósito.)
Tudo o que é feito em nós, ou realizado por nós, como obediência a Deus, é nossa própria justiça. Embora isso seja feito com fé, e pelos meios auxiliares da graça de Deus, ainda é nosso subjetivamente, e, até agora, uma vez que é uma justiça, é a nossa própria. Mas toda a justiça, qualquer que seja a nossa, é muito diferente da justiça pela qual devemos ser justificados diante de Deus, pois esse é o esforço mais sincero para estabelecê-la - isto é, para torná-la da maneira pela qual possamos ser justificados, é um meio eficaz para nos fazer recusar uma submissão e uma aceitação de que somente nós podemos ser assim.
Isso arruinou os judeus e será a ruína de todos os que seguirão o exemplo deles na busca pela justificação; contudo, não é fácil para os homens seguirem de outra maneira ou serem afastados disso. Assim, o apóstolo sugere nessa expressão: “Eles não se submeteram à justiça de Deus.” Esta justiça de Deus é a de que a natureza que a mente orgulhosa do homem está completamente sem vontade de submeter-se a ela; todavia, não pode ser atingida de outra forma, senão por uma submissão ou sujeição da mente que contenha uma renúncia total a qualquer justiça que seja nossa. E aqueles que censuram os outros por afirmarem que os homens que buscam a moralidade, ou a justiça moral, e descansam nela, não estão de maneira alguma boa para a participação da graça de Deus por Jesus Cristo, ridicularizam expressamente a doutrina do apóstolo; isto é, do próprio Espírito Santo.
Portanto, o objetivo claro do apóstolo não é o de declarar apenas a fé e a justiça dela, mas também a justiça das nossas obras que são inconsistentes, isto é, quanto à nossa justificação diante de Deus; mas também que a mistura de nossas próprias obras, na busca pela justiça, como meio para isso, nos desvia totalmente da aceitação ou submissão à justiça de Deus. Pois a justiça que é da fé não é nossa; é a justiça de Deus - aquilo que ele nos imputa. Mas a justiça das obras é nossa - aquilo que é feito em nós e por nós. E como as obras não têm aptidão nem mansidão para alcançar ou receber uma justiça que, por não ser nossa, é imputada a nós, mas é repugnante a ela, como aquela que as rejeitará de sua dignidade legal de serem nossa justiça; então a fé não tem aptidão nem mansidão para ser uma justiça inerente, ou para ser estimada, ou como tal, a ser imputada a nós, visto que sua principal faculdade e eficácia consistem em fixar toda a confiança e expectativa da alma, por justiça e aceitação com Deus, sobre outro.
Aqui estava a ruína daqueles judeus: eles julgaram que era um caminho melhor, mais provável, sim, mais justo e santo para eles, esforçar-se constantemente por uma justiça própria, por deveres de obediência à lei de Deus, do que imaginar que eles poderiam aceitar a Deus pela fé em outro. Pois diga a eles, e como eles, o que você quiser, se eles não tiverem uma justiça própria, que eles possam se pôr sobre suas pernas e fazer com que se apresentem diante de Deus, a lei não terá sua realização, e assim condenará eles.
Para demolir esse último tipo de incredulidade, o apóstolo garante que a lei deve ter seu fim e ser completamente cumprida, ou não compareceremos justos diante de Deus; e também mostra a eles como isso é feito, e onde somente isso deve ser buscado: pois "Cristo", diz ele, " é o fim da lei para justiça para todo aquele que crê", Rom 10. 4. Não precisamos nos incomodar em indagar em que vários sentidos Cristo pode ser considerado “o fim”, o complemento, a perfeição “da lei.” O apóstolo suficientemente determina sua intenção, ao afirmar não absolutamente que ele é o fim da lei, mas ele é assim “por justiça” a todo aquele que crê. O assunto em questão é uma justiça para justificação diante de Deus. E isso é reconhecido como a justiça que a lei exige. Deus não procura justiça para nós, senão o que é prescrito na lei. A lei não é senão a regra da justiça - a prescrição de uma justiça por Deus e todos os seus deveres para conosco. O fato de sermos justos com Deus diante de Deus foi o primeiro fim original da lei. Atualmente, seus outros fins, a convicção do pecado e o julgamento ou condenação, eram acidentais à sua constituição primitiva. Essa justiça que a lei exige, que é toda e somente a justiça que Deus exige de nós, o cumprimento desse fim da lei, os judeus procuravam por seu desempenho pessoal das obras e deveres dela. Mas por meio disso, no máximo de seus empreendimentos, eles nunca poderiam cumprir essa justiça, nem atingir esse fim da lei; que ainda se os homens não devem perecer para sempre.
Portanto, o apóstolo declara que tudo isso é feito de outra maneira; que a justiça da lei é cumprida, e seu fim, como a justiça diante de Deus, é alcançado; e isso está em e por Cristo. Pelo que a lei exigia, que ele cumprisse; o que é contabilizado para todo aquele que crê.
Nisto o apóstolo emite toda a desaprovação sobre uma justiça com a qual podemos ser justificados diante de Deus e, em particular, como a satisfação é dada às exigências da lei. Aquilo que não poderíamos fazer - o que a lei não poderia efetuar em nós, na medida em que era fraca através da carne - o que não pudemos alcançar pelas obras e deveres dela - Cristo fez por nós; e assim é “o fim da lei para justiça de todo aquele que crê."
A lei exige uma justiça de nós; o cumprimento dessa justiça é o fim a que se destina e que é necessário para nossa justificação diante de Deus. Isso não deve ser alcançado por nenhuma obra nossa, por nenhuma justiça nossa. Mas o Senhor Jesus Cristo é isso para nós e por nós; qual, como ele é ou pode ser, senão pela imputação de sua obediência e justiça no cumprimento da lei, eu não consigo entender; estou certo de que o apóstolo não o declara.
O caminho pelo qual alcançamos esse fim da lei, que não podemos cumprir por nossos esforços para estabelecer nossa própria justiça, é somente pela fé, pois “Cristo é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê.” Para misturar qualquer coisa com fé aqui, como é repugnante para a natureza da fé e as obras, no que diz respeito à sua aptidão para a obtenção de uma justiça, por isso é tão diretamente contraditório à concepção expressa e palavras do apóstolo como qualquer coisa que possa ser inventada.
Permita que os homens se satisfaçam com suas distinções, que eu não entendo (e, talvez, deva ter vergonha de dizer isso, mas estou convencido de que eles não as entendem por quem são usadas), ou com desavenças, objeções, consequências fingidas, que eu não valorizo; aqui eu sempre desejo corrigir a minha alma, e aqui a aquiescer, - isto é, que “ Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê.” E eu suponho, que todos aqueles que entendem corretamente o que é que a lei de Deus requer deles, quão necessário é que seja além disso obedecida, e que o fim dela deve ser realizado, com a insuficiência absoluta de sua seus próprios esforços para atingir esses fins, pelo menos quando o tempo das disputas se comprometerem com o mesmo refúgio e descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário