terça-feira, 3 de março de 2020

Somente a Fé





Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra


A verdade que afirmamos tem duas partes:
1. Que a justiça de Deus a nós imputada, para a justificação de vida, é a justiça de Cristo, por cuja obediência nós somos feitos justos.
2. Que é fé que da nossa parte é necessária para nos interessar naquela justiça, ou naquele cumprimento da concessão de Deus e comunicação da mesma, ou recebê-lo para o nosso uso e benefício; pois, embora essa fé seja em si mesma o princípio radical de toda obediência - e o que não é verdade, o que não pode, o que não prova, em todas as ocasiões, prova, mostra ou se manifesta pelas obras, não é do mesmo tipo com isso, - todavia, como somos justificados por ela, seu ato e dever são tais ou dessa natureza, pois nenhuma outra graça, dever ou trabalho pode ser associado a ela ou ter qualquer consideração. E ambos são evidentemente confirmados na descrição que nos é dada nas Escrituras sobre a natureza da fé para a justificação da vida.
Eu sei que muitas expressões usadas na declaração da natureza e obra de fé aqui são metafóricas, pelo menos geralmente são consideradas assim; - mas eles são como o Espírito Santo, em sua infinita sabedoria, o pensamento se encontra para fazer uso da instrução e edificação da igreja. E não posso deixar de dizer que aqueles que não compreendem quão efetivamente a luz do conhecimento é comunicada às mentes daqueles que creem por eles, e um senso das coisas destinadas à sua experiência espiritual, parecem não tê-los levado em devida consideração. Nem, seja qual for a habilidade que pretendemos, sempre sabemos que expressões das coisas espirituais são metafóricas. Muitas vezes, pode parecer que são as mais adequadas. No entanto, é mais seguro aderirmos às expressões do Espírito Santo, e não abraçar os sentidos das coisas que são inconsistentes com elas e opostas a elas. Portanto, -
1. Essa fé pela qual somos justificados é mais frequente no Novo Testamento, expressada pelo recebimento. Essa noção de fé já foi mencionada anteriormente, em nossa investigação geral sobre o uso dela em nossa justificação. Não deve, portanto, ser aqui novamente muito insistido. Duas coisas que podemos observar a respeito: Primeiro, que isso é expresso com respeito a todo o objeto da fé, ou a tudo o que de alguma forma coincide com a nossa justificação; pois diz-se que recebemos o próprio Cristo: “Todos quantos o receberam, deu-lhes poder para se tornarem filhos de Deus”, João 1. 12; "Como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor" , Col 2. 6. Em oposição a este respeito, a descrença é expressa por não receber dele, João 1. 11; 3. 11; 12. 48; 14. 17. E é o recebimento de Cristo, pois ele é “o Senhor, nossa justiça”; como de Deus, ele é feito justiça para nós. E como nenhuma graça, nenhum dever, pode ter qualquer cooperação com a fé aqui - esta recepção de Cristo não pertencendo à sua natureza, nem compreendida em seu exercício, exclui qualquer outra justiça de nossa justificação, exceto somente a de Cristo; pois somos “justificados pela fé.”
(Nota do Tradutor: Jesus não satisfez a justiça de Deus apenas morrendo no nosso lugar e carregando a nossa culpa na cruz, mas também por ter vivido em obediência perfeita como homem, vindicando assim a honra de Deus na criação da humanidade, que fora trazida à existência para o fim de ser em tudo semelhante a Deus quanto à Sua justiça, bondade, amor, verdade, santidade etc.
Como Deus não pôde ser glorificado em nossa humanidade em razão do pecado, Ele o fez através da humanidade assumida pelo Filho que sendo perfeitamente santo e justo, se tornou da parte dEle para nós a nossa justiça, de modo que nada restou para nós fazermos para a nossa justificação do que apenas crer nEle como sendo a nossa justiça, como é de fato, pois somente Ele foi obediente ao Pai em tudo como homem, e satisfez inteiramente a justiça divina, tanto pela vindicação da santidade do Pai no propósito de ter criado o homem, por Sua obediência perfeita à Lei, como também para a satisfação da justiça morrendo a morte determinada para os transgressores da Lei, a saber, nós pecadores, morrendo no nosso lugar.)
Somente a fé recebe Cristo; e o que recebe é a causa de nossa justificação, na qual nos tornamos filhos de Deus. Então, nós " recebemos a expiação " feita pelo sangue de Cristo, Rom 5. 11; pois “Deus o expôs para ser uma propiciação pela fé em seu sangue.” E esta recepção da expiação inclui a aprovação pela alma do caminho da salvação pelo sangue de Cristo, e a apropriação da expiação, assim, para as nossas próprias almas. Pois assim também recebemos o perdão dos pecados: "Para que possam receber perdão dos pecados ... pela fé em mim", Atos 26. 18. Ao receber a Cristo, recebemos a expiação; e na expiação, recebemos o perdão dos pecados. Além disso, a graça de Deus e a própria justiça, como causa eficiente e material de nossa justificação, também são recebidas; pela “abundância da graça e o dom da justiça” , Rom 5. 17. Para que a fé, com respeito a todas as causas da justificação, seja expressa por “receber”. Pois também recebe a promessa, a causa instrumental da parte de Deus, Atos 2. 41; Heb 9. 15.
Em segundo lugar, que a natureza da fé, e sua atuação em relação a todas as causas da justificação, que consiste em receber, o que é o objeto dela devem ser oferecidas, propostas e dadas a nós, como aquilo que não é nosso. próprio, mas é feito por nós mesmos por dar e receber. Isso é evidente na natureza geral de receber. E aqui, como foi observado, como nenhuma outra graça ou dever pode concorrer com ela, a justiça pela qual somos justificados não pode ser nosso antecedente para esta recepção, nem a qualquer momento inerente a nós. Daí que argumentam que, se o trabalho de fé em nossa justificação é o recebimento do que é livremente concedido, dado, comunicado e imputado a nós, - isto é, de Cristo, da expiação, do dom da justiça, do perdão dos pecados; - então, nossas outras graças, nossa obediência, deveres, obras, não influenciam nossa justificação, nem existem causas ou condições; pois eles não são nem o que recebe nem o que é recebido, que por si só concordam.
2. A fé é expressada por olhar: "Olhe para mim e seja salvo", Is 45. 22; "Um homem deve olhar para o seu Criador, e seus olhos terão respeito pelo Santo de Israel" , cap. 17. 7; "Eles olharão para mim a quem traspassaram" , Zac 12. 10. Veja Sl 123. 2. A natureza deste documento é expressa, João 3. 14, 15: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também deve ser levantado o Filho do homem: para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Porque assim ele deveria ser levantado na cruz em sua morte, Jo 8. 28, cap. 12. 32.
A história está gravada, 21. 8, 9. Suponho que não há dúvida, a não ser que a picada do povo por serpentes ardentes e a morte que se seguiu foram tipos de culpa pelo pecado e sentença da lei ardente; pois estas coisas lhes aconteceram em tipos, 1 Coríntios 10. 11. Quando alguém foi picado, se ele recorreu a outros remédios, morreu e pereceu. Somente aqueles que olhavam para a serpente de bronze levantada eram curados e viviam; pois essa era a ordenança de Deus - somente este modo de curar ele havia indicado. E a cura deles era um tipo de perdão do pecado, com vida eterna. Assim, pelo olhar deles, é expressa a natureza da fé, como nosso Salvador a expõe claramente neste lugar: “Assim deve ser levantado o Filho do homem, para que todo aquele que nele crê” - isto é, quando os israelitas olhavam para a serpente no deserto, - [“ não deve perecer.”]. E embora essa expressão do grande mistério do evangelho pelo próprio Cristo tenha sido ridicularizada por alguns, ou, como eles o chamam, exposta, ainda é realmente tão instrutiva da natureza da fé, da justificação e salvação por Cristo, como qualquer passagem nas Escrituras. Agora, se a fé, pela qual somos justificados, e nesse exercício em que somos assim, seja olhando para Cristo, sob o sentido da culpa do pecado e da nossa condição perdida, assim, para todos, por nossa única ajuda e alívio, para libertação, retidão e vida, então é isto exclusivo de todas as outras graças e deveres; pois por eles não olhamos, nem são as coisas que cuidamos. Mas assim é a natureza e o exercício da fé expressos pelo Espírito Santo; e aqueles que acreditam entendem sua mente. Pois o que quer que possa ser fingido de metáfora na expressão, fé é aquele ato da alma pelo qual aqueles que são desesperançados, desamparados e perdidos em si mesmos, buscam, de maneira esperançosa e confiante, toda a ajuda e alívio somente em Cristo, ou não há verdade nisso. E isso também evidencia suficientemente a natureza de nossa justificação por Cristo.
3. É, da mesma maneira, frequentemente expressado por vir a Cristo: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados”, Mateus 11. 28. Ver João 6. 35, 37, 45, 65; 7. 37. Vir a Cristo para vida e salvação, é crer nele para a justificação da vida; mas nenhuma outra graça ou dever é uma vinda a Cristo; e, portanto, eles não têm lugar na justificação. Aquele que foi convencido do pecado, que está cansado do fardo dele, que realmente planejou voar da ira vindoura, e ouviu a voz de Cristo no evangelho convidando-o a vir a ele em busca de ajuda e alívio, irá dizer-lhe que este vir a Cristo consiste em um homem vir para fora de si mesmo, em uma renúncia completa de todos os seus próprios deveres e justiça, e entregando-se com toda a sua confiança a Cristo sozinho, e à sua justiça, por perdão do pecado, aceitação de Deus e direito à herança celestial. Pode ser que alguns digam que isso não é acreditar, mas sim; seja assim: remetemos o julgamento para a igreja de Deus.
É expresso também por fugir em busca de refúgio: Heb 6. 18: “Quem fugiu para se refugiar, para se apossar da esperança que se coloca diante de nós.” Ver Prov 18. 10. Portanto, alguns definiram a fé como a fuga da alma a Cristo para libertação do pecado e da miséria. E muita luz é dada à compreensão da coisa pretendida por isto. Pois aqui supõe-se que aquele que crê está convencido de sua condição perdida e que, se permanecer nela, deve perecer eternamente; que ele não tem nada de si mesmo pelo qual possa ser libertado dela; que ele deve apostar em algo mais para obter alívio; que, para esse fim, ele considera Cristo posto diante dele e proposto a ele na promessa do evangelho; que ele julga que este é um caminho santo, seguro, para sua libertação e aceitação com Deus, como aquele que possui todos os caracteres de todas as excelências divinas: a partir disso ele foge para ele em busca de refúgio, isto é, com diligência e rapidez, para que ele não pereça em sua condição atual; ele se dedica a isso colocando toda a sua confiança e afeto. E toda a natureza de nossa justificação por Cristo é melhor declarada por este meio, para o sentido e a experiência sobrenaturais dos crentes, do que por cem disputas filosóficas sobre o assunto.
5. Os termos e noções pelos quais é expresso no Antigo Testamento são, apoiar-se em Deus, Miq 3. 11; ou Cristo, Cant 8. 5; - lançar a nós mesmos e nosso fardo sobre o Senhor, Sl 22. 8, 37. 5 - (a sabedoria do Espírito Santo, na qual algumas expressões foram ridicularizadas profanamente); - descansar em Deus, ou nele, 2 Cron 14. 11; Sl 37. 7; - apegar-se ao Senhor, Dt 4. 4; Atos 11. 23; como também confiar e esperar, em lugares inumeráveis. E pode-se observar que aqueles que agiram como a fé é assim expressa, em toda parte se declaram perdidos, sem esperança, desamparados, desolados, pobres, órfãos; onde colocam toda a sua esperança e expectativa somente em Deus.
Tudo o que eu deduziria dessas coisas é que a fé pela qual cremos para a justificação da vida, ou que é exigida de nós em um modo de dever que possamos ser justificados, é um ato de toda a alma pela qual pecadores convencidos saem totalmente de si mesmos para descansar em Deus em Cristo por misericórdia, perdão, vida, justiça e salvação, com uma aquiescência de coração nele; que é toda a verdade defendida.
(Nota do Tradutor: Como o homem caído no pecado jamais poderia fazer algo por sua justificação diante de Deus, porque o que se exige para tal justificação é que ele pudesse voltar a ser perfeito, até além mesmo da sua condição original sem pecado, tudo foi feito para ele e por Cristo na condição de seu representante, substituto e fiador, de maneira que nada restou ao homem senão apenas crer em Jesus e na obra que ele realizou em nosso favor. Outra razão para que a justificação seja apenas por meio da fé em Cristo é a de que somos salvos por pura graça e misericórdia de Deus, pelo simples exercício da Sua santa vontade e bondade, e não por qualquer mérito ou capacidade que houvesse em nós, de modo que toda a glória seja tributada exclusivamente ao Senhor Jesus, com o motivo de toda a nossa gratidão e consagração do nosso ser a Ele, para que sejamos santificados.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário