sexta-feira, 13 de março de 2020

Obediência a Cristo






Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra


Toda santa obediência, interna e externa, é a que propusemos como a segunda parte de nossa consideração religiosa à pessoa de Cristo. Sua grande injunção para com seus discípulos é: “Que eles guardem seus mandamentos” - sem os quais ninguém é o que deve ser.
Alguns dizem que o Senhor Jesus Cristo deve ser considerado um legislador, e o Evangelho como uma nova lei dada por ele, pela qual nossa obediência a ele deve ser regulamentada. Alguns negam isso absolutamente, e não concederão o Evangelho em nenhum sentido como uma nova lei. E há muitas disputas sobre essas coisas, embora a própria obediência esteja em todas as mãos geralmente negligenciada. Mas é nisso que reside nossa principal preocupação. Portanto, não me imiscuiria no momento em nenhuma disputa desnecessária. Aquelas coisas em que a natureza e a necessidade de nossa obediência a ele estiverem relacionadas serão brevemente declaradas.
A lei do Antigo Testamento, em geral, tinha duas partes: - primeiro, a parte preceptiva moral dela; e, segundo, as instituições de culto designadas para aquela dispensação. Estes são comum e distintamente chamados de lei.
No que diz respeito ao primeiro deles, o Senhor Jesus Cristo não deu nenhuma nova lei, nem a antiga foi revogada por ele - o que deve ser se outra for dada no lugar dela, para os mesmos fins. Porque a introdução de uma nova lei no lugar e até o fim de uma anterior, é uma revogação real dela. Ele também não acrescentou novos preceitos nem aconselhou o desempenho dos deveres na matéria ou na maneira além do que prescrevia. Qualquer suposição é contrária à sabedoria e santidade de Deus em dar a lei e ser inconsistente com a natureza da própria lei. Pois Deus nunca exigiu menos de nós na lei do que tudo o que lhe era devido; e sua prescrição incluía todas as circunstâncias e causas que poderiam tornar qualquer dever a qualquer momento necessário na natureza ou grau dela. O que quer que a qualquer momento possa se tornar dever de qualquer pessoa para com Deus, na substância ou nos graus dela, é feito pela lei. Tudo está incluído nesse resumo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração e o teu próximo como a ti mesmo.” Nada pode ser o dever dos homens, senão o que e quando é necessário pelo amor a Deus, ou ao nosso próximo. Portanto, nosso Salvador não fez acréscimos à parte preceptiva da lei, nem conselhos são dados por ele para a realização de mais do que exigia.
A esse respeito, o Evangelho não é uma nova lei; - somente os deveres da lei moral e eterna são claramente declarados na doutrina dele, cumpridos em seus motivos e direcionados quanto à maneira e ao fim deles. Nem nesse sentido o Senhor Jesus Cristo se declarou um novo legislador; sim, ele declara o contrário - que veio confirmar o velho – Mateus 5. 17.
Em segundo lugar, a lei pode ser considerada como contendo as instituições de culto que foram dadas em Horebe por Moisés, com outros estatutos e julgamentos. Foi nesse sentido abolido por Cristo. Pois as coisas em si foram designadas, mas até o tempo da reforma. E, como supremo Senhor e legislador da Igreja do Evangelho, ele deu uma nova lei de culto, consistindo em várias instituições e ordenanças de culto pertencentes a ela. Veja Heb. 3. 3 - 6, e nossa explicação sobre esse lugar.
A obediência ao Senhor Jesus Cristo pode ser considerada com respeito a ambos; - a lei moral que ele confirmou e a lei do culto evangélico que ele deu e nomeou. E algumas poucas coisas podem ser adicionadas para esclarecer a natureza disso.
1. A obediência a Cristo não consiste meramente em fazer as coisas que ele exige. Até agora, a igreja sob o Antigo Testamento era obrigada a obedecer a Moisés; e ainda somos assim com os profetas e apóstolos Isso é feito, ou pode ser, com relação a qualquer causa subordinada diretiva de nossa obediência, quando não é formalmente assim denominada por sua autoridade. Toda obediência a Cristo procede de uma sujeição expressa de nossas almas e consciências a ele.
2. Nenhuma obediência religiosa poderia ser devida diretamente ao Senhor Jesus Cristo, pelo domínio e ordem da lei moral, se ele também não fosse Deus por natureza. A razão e o fundamento de toda a obediência exigida é: “Eu sou o Senhor teu Deus; não terás outros deuses diante de mim.” Isso contém a razão formal de nossa obediência religiosa. Os socinianos fingem altamente obediência aos preceitos de Cristo; mas toda a obediência ao próprio Cristo eles derrubam completamente. A obediência que eles fingem ter a ele, está apenas obedecendo a Deus Pai de acordo com seus mandamentos; mas eles tiram o fundamento de toda obediência à sua pessoa, negando sua natureza divina. E toda obediência religiosa a quem não é Deus por natureza é idolatria. Portanto, toda obediência a Deus, devida pela lei moral, tem respeito à pessoa de Cristo, como Deus com o Pai e o Espírito Santo, bendito para sempre.
3. Existe um respeito peculiar a ele em toda obediência moral como mediador.
(1) Na medida em que pela autoridade suprema sobre a igreja com a qual ele foi investido, ele confirmou todos os mandamentos da lei moral, dando-lhes novos reforços; de onde ele os chama de ordenanças. “Isto”, diz ele, “é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros”, que ainda era o antigo mandamento da lei moral: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Por isso, o apóstolo chama de um velho e novo mandamento, 1 João 2. 7, 8.
Esta lei foi dada à igreja sob o Antigo Testamento nas mãos de um mediador; isto é, de Moisés, Gal 3. 19. Tinha um poder original de obrigar toda a humanidade à obediência, desde sua primeira instituição ou prescrição em nossa criação; o qual nunca perdeu nem diminuiu. No entanto, a igreja foi obrigada a respeitá-la, como lhes foi dada, “ordenada por anjos na mão de um mediador.” Veja Malaquias 4. 4. Aqui muitas coisas difíceis aconteceram, das quais agora estamos livres. Não somos obrigados à observância da própria lei moral (no sentido de os crentes não estarem debaixo da lei, mas da graça), dada na mão daquele mediador, que lhe deu a razão formal de uma aliança para esse povo, e possuía outros estatutos e julgamentos inseparáveis ​​dela. Mas a mesma lei continua ainda em sua autoridade e poder originais, que possuía desde o início, para obrigar todos ​​à obediência indispensável.
No entanto, como a Igreja de Israel, como tal, não era obrigada a obedecer à lei moral absolutamente considerada, senão como era dada a eles peculiarmente na mão de um mediador - isto é, de Moisés; a Igreja Evangélica não é mais, como tal, obrigada pela autoridade original dessa lei, mas como nos é confirmada nas mãos de nosso Mediador. Isso torna evangélica toda a nossa obediência moral. Pois não há dever disso, mas somos obrigados a realizá-lo com fé por meio de Cristo, pelos motivos do amor de Deus nele, dos benefícios de sua mediação e da graça que recebemos por ele: tudo o que é feito de outra maneira por nós não é aceitável por Deus.
Aqueles, portanto, na maioria das vezes, senão enganam a si mesmos e aos outros, que falam tão alto sobre deveres morais. Não conheço ninguém que seja aceitável a Deus, que não seja apenas materialmente, mas formalmente, e não mais.
Se a obrigação que eles possuem para eles é apenas o poder original da lei moral, ou a lei de nossa criação, e eles são cumpridos na força dessa lei até o fim dela, eles não são de modo algum aceitos por Deus. Mas se eles pretendem os deveres que a lei moral exige, procedendo e realizados pela fé em Cristo, com base no amor de Deus nele e na graça recebida dele - então são deveres puramente evangélicos. E embora a lei nunca tenha perdido, nem jamais possa perder, seu poder original de nos obrigar à obediência universal, como somos criaturas razoáveis; todavia, é nossa obediência a ela como cristãos, como crentes, imediatamente influenciada por sua confirmação à Igreja Evangélica nas mãos de nosso mediador. Porque:
(2) Deus deu ao Senhor Jesus Cristo todo o poder em seu nome, para exigir essa obediência de todos os que recebem o Evangelho. Outros são deixados sob a autoridade original da Lei, como implantados em nossa natureza em sua primeira criação, assim como os gentios; ou como entregue por Moisés, e escrita em tábuas de pedra, como foi com os judeus, Rom 2. 12 - 15. Mas, quanto aos que são chamados à fé do Evangelho, a autoridade de Cristo afeta imediatamente suas mentes e consciências. "Ele alimenta" ou governa seu povo "na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor seu Deus", Miquéias 5. 4. Toda a autoridade e majestade de Deus está nele e com ele; - como o grande Anjo da presença de Deus, ele estava na igreja no deserto, com um poder delegado, Êxodo 23. 20-22: “Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.” O nome de Deus Pai está tanto nele - isto é, ele é tão participante da mesma natureza com ele - que a sua voz é a voz do Pai: “se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser”. No entanto, ele atua aqui como o Anjo de Deus, com poder e autoridade delegada dele. Então ele ainda está imediatamente presente na igreja, exigindo obediência em nome e majestade de Deus.
(3.) Todo o julgamento sobre e a respeito dessa obediência é cometido a ele pelo Pai: "Porque o Pai a ninguém julga" (isto é, imediatamente como o Pai) "mas já cometeu todo o julgamento ao Filho", João 5. 22; Ele “deu-lhe autoridade para executar o julgamento, porque é o Filho do homem” , versículo 27. E seu julgamento é o julgamento de Deus; pois o Pai, que nunca julga ninguém imediatamente, julga tudo por meio dele, 1 Pedro 1. 17: “Se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um.” Ele assim fez e pelo Filho, a quem todo o julgamento está comprometido. E a ele devemos ter consideração em toda a nossa obediência, a quem devemos prestar contas a respeito e por quem somos e devemos finalmente ser julgados por ele. Para esse fim, fala o apóstolo, Rom 14. 10-12: “Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
” Ele prova que todos estaremos diante do tribunal de Cristo, ou seremos julgados por ele, por um testemunho das Escrituras de que também seremos julgados pelo próprio Deus, e daremos conta de nós mesmos a ele. E como isto inegavelmente prova e confirma a natureza divina de Cristo, sem a fé do que não há nem coerência no testemunho do apóstolo nem força em sua argumentação; então ele declara que Deus nos julga somente nele e por ele. A esse respeito, nossa obediência moral a Cristo está no caminho pelo qual Deus será glorificado.
Em segundo lugar, todas as coisas são ainda mais claras com relação às instituições de culto divino. A nomeação de todas as ordenanças divinas sob o Novo Testamento era sua província e obra especiais, como Filho e Senhor sobre sua própria casa; e obediência a ele na observância deles é o que ele atribui especialmente a todos os seus discípulos, Mat 28. 18-20. E nada mais é do que uma perda de consciência que a sujeição de alma e consciência a Ele é indispensável a todos os crentes, que colocou em liberdade a mente de muitos para fazer e observar na adoração divina o que bem entender, sem qualquer consideração por suas instituições. É o contrário com relação aos deveres morais; pois as coisas da lei moral têm uma obrigação em nossas consciências antecedente à imposição delas pela autoridade de Cristo, e ali nos mantêm firmes. Porém, quanto a coisas desse tipo, nossas consciências não podem ser afetadas com um senso delas, ou com uma necessidade de obediência, senão pela autoridade única e imediata do próprio Cristo. Se um sentido aqui se perder em nossas mentes, não devemos permanecer na observância de seus mandamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário