quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Sem Santificação, Nenhum Céu


“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14)
Deus é santo. Sua essência é santidade. Isto explica por que devemos ser também santos para sermos aceitos por Ele, e não há necessidade que se acrescente qualquer outro argumento ou motivo para que assim sejamos também.
Mas o que é ser santo? Se fomos criados para isto, precisamos saber o que é a natureza da santidade para que busquemos ser santos assim como o Senhor é santo.
Santidade é muito mais do que mera moralidade.
Também é mais do que evitar e renunciar a toda forma de erro e até mesmo de toda aparência de mal, embora inclua todas estas coisas até aqui citadas.
O grande fator determinante da santidade é a nossa união espiritual em comunhão amorosa com Deus através da fé em Jesus Cristo, e mediante a regeneração e renovação do Espírito Santo.
Como a santidade, no nosso caso, demanda crescimento na graça e no conhecimento de Jesus, então há graus de santidade, e esta será tanto maior quanto seja o grau deste nosso crescimento e conhecimento.
Se é conhecimento na graça, trata-se de algo muito mais extenso e profundo do que mero conhecimento intelectual ou acadêmico ainda que relativo às coisas que são celestiais, espirituais e divinas. Este conhecimento aqui referido é experiencial e pessoal na medida em que atua na nossa transformação, em adquirir uma mente e hábitos renovados que nos confirmam na fé e no amadurecimento como novas criaturas em Cristo Jesus. Daí nos ser ordenado que andemos no Espírito Santo, ou seja, que sigamos a sua instrução, direção e mover.
Mais do que informação, o que se alcança pela santificação é uma nova formação. O que era carnal e terreno dará lugar ao que é espiritual e celestial. A Palavra de Deus passa a ser incorporada à vida, e isto se traduz em adoração e serviço a Ele, em espírito.
É na manifestação da vida de Jesus em nós que se resume a nossa santidade, pois Ele próprio se tornou da parte de Deus para nós não somente justiça, sabedoria e redenção, mas também a própria santificação.
É contemplando a face de Jesus Cristo em espírito que somos santificados e transformados de glória em glória (2 Cor 3.18), assim como o rosto de Moisés passou a brilhar depois de ter permanecido no Monte na presença do Senhor.
Quão diferentes os crentes se levantam do lugar de oração depois de terem passado pela presença de Deus! O rosto e os olhos deles refletem a Sua glória, pelo que a Sua santa presença opera neles.
Evidentemente, isto se refletirá também no procedimento, nos pensamentos, nas palavras, nos sentimentos, emoções e tudo o que há neles, pois o coração e a mente serão purificados, e o próprio céu é trazido à terra na experiência deles, quando são assim santificados.
Esta graça deve ser renovada continuamente, e daí o Senhor nos ter ordenado que não apenas nos neguemos diariamente, mas que também carreguemos a cruz e o sigamos, conforme as Suas pegadas, para que em tudo o que pensarmos e fizermos seja feito segundo aquilo que Ele mesmo faria em nosso lugar.
Jesus orou em seu ministério terreno para que Deus Pai nos santificasse na verdade, e disse que a Palavra de Deus é a verdade. (João 17.17). Então é pelo poder divino que somos santificados, e isto é feito pela implantação da Palavra em nós.

Por Silvio Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário