segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Se Deus é a Nossa Alegria Temos Alcançado o Alvo da V


Os crentes podem e devem estar contentes no Senhor, em toda e qualquer circunstância. Eles podem mais do que se alegrarem, regozijaram-se  até mesmo em suas piores tribulações e perseguições, assim como Jesus nos ordenou a nos regozijarmos em meio a todas as injúrias, injustiças e perseguições que sofrermos neste mundo, uma vez que estando nEle e Ele em nós, já não somente escapamos da terrível condenação eterna, assim como já nos foi assegurada a maravilhosa herança celestial que jamais poderá ser tirada de nós. Além disso tudo, nossa maior conquista e preciosidade é a pessoa do próprio Deus, da trindade divina habitando em nós, e nos guardando e aperfeiçoando dia a dia, para desfrutarmos da Sua benção pela eternidade afora.
Esta alegria, este contentamento em Deus, em todas as circunstâncias é algo de caráter eminentemente espiritual e celestial, e é tanto maior quanto for o grau da santificação do crente e de sua consequente comunhão com o Senhor. Este contentamento é algo que é procedente da parte de Deus para nós, e atuante sobre a nova natureza recebida na conversão (regeneração pelo Espírito Santo). Não é algo produzido por nós ou por qualquer pessoa, coisa ou fato deste mundo. Não está sujeito a ser extinto assim como a graça do próprio Deus não pode ser extinta. Mesmo quando parece estar morrendo rumo à aniquilação total, o pavio fumegante tornará a ser aceso pelo poder de Deus, e a cana ferida não será esmagada, antes, será curada.
Tristezas e desânimos temporários podem ser interpostos na experiência do crente fiel, mas não a ponto de extinguirem o seu contentamento permanente no Senhor.
Como Jó, o crente pode dizer: “ainda que Ele me mate eu confiarei nEle.”
Ele sabe que quer na tristeza ou na alegria, na vida ou na morte, ele é de Jesus e Jesus é dele. O mundo com suas fascinações está crucificado para ele e ele para o mundo. Sua esperança e confiança não estão centradas na criatura, mas no Criador.
Pela experiência cada vez mais crescente da fidelidade de Deus em livrá-lo em todas as suas tribulações, o crente tem a sua esperança de vitória no Senhor, cada vez mais aumentada, e a sua fé é aperfeiçoada e sempre colocada em exercício em todas as provações que tenha que enfrentar.
Principados e potestades serão vencidos por meio do exercício da fé em Jesus. Ataques espirituais do mal, diretos ou indiretos serão rechaçados e resistidos, pela inteira confiança no poder de Deus para nos guardar.
Se é esta a experiência do crente fiel, como poderia ser vencido pela tristeza e pelo abatimento? Como poderia ficar descontente com Jesus quando sabe que todos os seus pecados foram e continuarão sendo apagados pelo sangue que Ele derramou em seu favor na cruz?
Assim, ainda que haja em nós uma alegria natural por todas as coisas que são consideradas agradáveis e boas, sabemos que não é esta que corresponde àquela alegria espiritual superior que nos leva a ser gratos a Deus, a bendizê-lo, a servi-lo, a permanecermos vivendo em uma conduta santa e fiel conforme a graça com que somos supridos por Ele, e nos leva a nos gloriarmos na cruz de Jesus mesmo em meio às tribulações.
(Mt 2:10)
E, vendo  eles a estrela,  alegraram-se  com grande  e intenso  júbilo.
(Mt 5:12)
Regozijai-vos  e  exultai,  porque  é grande  o vosso  galardão  nos  céus;  pois  assim  perseguiram  aos profetas  que  viveram antes  de vós.
(Mt 18:13)
E,  se porventura  a  encontra,   em verdade  vos   digo  que maior  prazer sentirá  por causa  desta  do que  pelas  noventa e nove  que  não  se extraviaram.
(Lc 1:14)
Em  ti  haverá  prazer  e  alegria,  e  muitos  se regozijarão  com  o seu  nascimento.
(Lc 1:28)
E,  entrando  o anjo  aonde  ela  estava, disse:  Alegra-te,  muito favorecida!  O Senhor  é contigo. 
(Lc 6:23)
Regozijai-vos  naquele   dia  e  exultai,  porque  grande  é o vosso  galardão  no  céu;  pois  dessa  forma  procederam  seus  pais  com os profetas.
(Lc 10:20)
Não obstante,  alegrai-vos,  não  porque  os espíritos  se vos  submetem,  e  sim porque  o vosso  nome  está arrolado  nos  céus.
(Lc 13:17)
Tendo ele dito  estas palavras,  todos  os seus  adversários  se envergonharam.  Entretanto,  o povo  se alegrava  por  todos  os gloriosos feitos  que Jesus realizava.
(Lc 15:5)
Achando-a,  põe-na  sobre  os ombros,  cheio de júbilo.
(Lc 15:32)
Entretanto,  era preciso  que nos regozijássemos  e  nos alegrássemos,  porque  esse  teu  irmão  estava  morto  e  reviveu,  estava  perdido  e  foi achado.
(Lc 19:6)
Ele desceu  a toda a pressa  e o  recebeu  com alegria.
(Lc 19:37)
E, quando se aproximava  da  descida  do monte  das Oliveiras,  toda  a multidão  dos discípulos  passou,  jubilosa,  a louvar  a Deus  em alta  voz,  por  todos  os milagres  que  tinham visto,
(Jo 3:29)
O que tem  a noiva  é  o noivo;  o amigo  do noivo  que  está presente  e  o  ouve  muito  se regozija  por causa da  voz  do noivo.  Pois esta  alegria    se cumpriu  em mim.
(Jo 4:36)
O ceifeiro  recebe  desde já a recompensa  e  entesoura  o seu fruto  para  a vida  eterna;  e,  dessarte,  se alegram  tanto  o semeador  como  o ceifeiro. 
(Jo 8:56)
Abraão,  vosso  pai,  alegrou-se  por  ver  o meu  dia,  viu-o  e  regozijou-se.
(Jo 11:15)
E  por  vossa causa   me alegro  de que lá  não  estivesse,   para que  possais crer;  mas  vamos  ter com  ele.
(Jo 14:28)
Ouvistes  que  eu  vos  disse:  vou  e  volto  para junto de  vós.  Se  me  amásseis,   alegrar-vos-íeis  de que   eu vá  para  o Pai,  pois  o  Pai  é  maior do que  eu.
(Jo 16:20)
Em verdade,  em verdade  eu vos digo   que  chorareis  e  vos  lamentareis,  e  o mundo  se alegrará;   vós  ficareis tristes,  mas  a vossa  tristeza  se converterá  em  alegria.
(Jo 16:22)
Assim   também  agora   vós tendes  tristeza;  mas  outra vez  vos  verei;  o vosso  coração  se alegrará,  e  a vossa  alegria  ninguém  poderá tirar. 
(Jo 20:20)
E,  dizendo  isto,  lhes  mostrou  as mãos  e  o  lado.  Alegraram-se,  portanto,  os discípulos  ao verem  o Senhor.
(At 5:41)
E  eles se retiraram   do   Sinédrio  regozijando-se  por  terem sido considerados dignos  de sofrer afrontas  por  esse  Nome.
(At 8:39)
Quando  saíram  da  água,  o Espírito  do Senhor  arrebatou  a Filipe,  não  o  vendo  mais  o eunuco;  e  este foi seguindo  o seu  caminho,  cheio de júbilo.
(At 11:23)
Tendo ele chegado  e,  vendo  a graça  de Deus,  alegrou-se  e  exortava  a todos  a que, com firmeza  de coração,  permanecessem  no Senhor.
(At 13:48)
Os gentios,  ouvindo isto,  regozijavam-se  e  glorificavam  a palavra  do Senhor,  e  creram  todos os que  haviam sido  destinados  para  a vida  eterna.
(At 15:31)
Quando  a leram,  sobremaneira se alegraram  pelo  conforto recebido.
(Rm 12:12)
Regozijai-vos  na esperança,  sede pacientes  na tribulação,  na oração,  perseverantes;
(Rm 12:15)
Alegrai-vos  com  os que se alegram  e  chorai  com  os que choram.
(Rm 16:19)
Pois  a vossa  obediência  é conhecida  por  todos;  por isso,  me alegro  a vosso  respeito;  e  quero que sejais   sábios  para   o bem   e  símplices  para  o mal.
(1Co 7:30)
Mas também  os que choram,  como  se não  chorassem;  e  os que se alegram,  como  se não  se alegrassem;   e os que compram,  como  se nada  possuíssem;
(1Co 13:6)
Não  se alegra  com  a injustiça,  mas  regozija-se  com a verdade;
(1Co 16:17)
Alegro-me   com  a vinda  de Estéfanas,  e  de Fortunato,  e  de Acaico;  porque  estes  supriram  o que  da vossa parte  faltava.
(2Co 2:3)
E  isto  escrevi    para que,  quando for,  não tenha  tristeza  da parte  daqueles  que deveriam  alegrar-me,   confiando  em  todos  vós  de que  a minha  alegria  é  também a vossa. 
(2Co 6:10)
Entristecidos,  mas  sempre  alegres;   pobres,  mas  enriquecendo  a muitos;   nada  tendo,  mas  possuindo  tudo.
(2Co 7:7)
E  não  somente  com  a sua  chegada,  mas  também  pelo  conforto  que  recebeu  de  vós,  referindo-nos   a vossa  saudade,  o vosso  pranto,  o vosso  zelo  por  mim,  aumentando,  assim,  meu  regozijo.
(2Co 7:9)
Agora,  me alegro  não  porque  fostes contristados,  mas  porque  fostes contristados  para  arrependimento;  pois  fostes contristados  segundo  Deus,  para que,  de  nossa parte,  nenhum   dano sofrêsseis.
(2Co 7:13)
Foi por isso   que nos sentimos confortados.  E,  acima desta  nossa  consolação,  muito  mais  nos alegramos  pelo  contentamento  de Tito,  cujo   espírito  foi recreado  por  todos  vós.
(2Co 7:16)
Alegro-me  porque,  em  tudo,  posso confiar  em  vós.
(2Co 13:9)
Porque  nos  regozijamos  quando  nós estamos fracos  e  vós,   fortes;  e  isto  é o que pedimos:  o vosso  aperfeiçoamento.
(2Co 13:11)
Quanto ao mais,  irmãos,  adeus!  Aperfeiçoai-vos,  consolai-vos,  sede do mesmo  parecer,  vivei em paz;  e  o Deus  de amor  e  de paz  estará  convosco. 
(Fp 1:18)
Todavia,  que importa?   Uma vez que Cristo,  de qualquer  modo,  está sendo pregado,  quer por  pretexto,  quer por  verdade,  também  com isto   me regozijo,  sim,  sempre  me regozijarei.
(Fp 2:17)
Entretanto,  mesmo  que  seja eu oferecido  por libação sobre  o sacrifício  e  serviço  da vossa  fé,  alegro-me  e,  com  todos  vós,  me congratulo.
(Fp 2:18)
Assim,  vós também,  pela mesma razão,  alegrai-vos   e  congratulai-vos  comigo.
(Fp 2:28)
Por isso,  tanto mais me apresso em  mandá-lo,   para que,  vendo-o   novamente,  vos alegreis,  e eu  tenha  menos tristeza.
(Fp 3:1)
Quanto ao mais,  irmãos  meus,  alegrai-vos  no  Senhor.  A mim, não   me desgosta  e  é segurança  para vós outros  que eu  escreva  as mesmas coisas.
(Habacuque 3.17,18)
Ainda que a figueira  não floresça,  nem haja fruto  na vide;  o produto  da oliveira  minta,  e os campos  não produzam  mantimento;  as ovelhas  sejam arrebatadas  do aprisco,  e nos currais  não haja gado, todavia, eu me alegro  no SENHOR,  exulto  no Deus  da minha salvação.
(Sl 28:7)
O SENHOR  é a minha força  e o meu escudo;  nele o meu coração  confia,  nele fui socorrido;  por isso, o meu coração  exulta,  e com o meu cântico  o louvarei.
(Sl 60:6)
Falou  Deus  na sua santidade:  Exultarei;  dividirei  Siquém  e medirei  o vale  de Sucote.
(Sl 68:4)
Cantai  a Deus,  salmodiai  o seu nome;  exaltai  o que cavalga  sobre as nuvens.  SENHOR  é o seu nome,  exultai  diante  dele.
(Sl 96:12)
Folgue  o campo  e tudo o que nele há; regozijem-se  todas as árvores  do bosque,
(Sl 108:7)
Disse  Deus  na sua santidade:  Exultarei;  dividirei  Siquém  e medirei  o vale  de Sucote.
(Sl 149:5)
Exultem  de glória  os santos,  no seu leito  cantem de júbilo.
(Pv 23:16)
Exultará  o meu íntimo,  quando os teus lábios  falarem  coisas retas.
 (Jr 15:17)
Nunca me assentei  na roda  dos que se alegram,  nem me regozijei;  oprimido por  tua mão,  eu me assentei  solitário,  pois já estou de posse  das tuas ameaças.
(Sf 3:14)
Canta,  ó filha  de Sião;  rejubila,  ó Israel;  regozija-te  e, de todo o coração,  exulta,  ó filha  de Jerusalém.                                            Por Silvio Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário