segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Exposição do tema a partir do seguinte texto bíblico: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.” (I Timóteo 6.12)


 Nosso Senhor Jesus Cristo ilustrou a vida cristã como sendo uma guerra da qual devemos estar conscientes do custo envolvido em mantê-la e sermos bem-sucedidos.
A par do grande número de batalhas  e da intensidade dos ferimentos que serão recebidos, preciosas e eternas são as promessas que são feitas aos vencedores como as que encontramos nos capítulos 2 e 3 do livro de Apocalipse, nas bem-aventuranças do Sermão do Monte, e em várias outras passagens bíblicas.
Numa guerra convencional entre a carne e o sangue os feridos são removidos do campo de batalha para as enfermarias, mas aqui falamos de uma guerra espiritual, não contra carne e sangue, mas contra principados e potestades do mal, e nesta não há tréguas, de modo que somos instruídos a ser vigilantes permanentemente contra as investidas do Maligno, e a oramos sem cessar, porque nossa vitória depende da nossa dependência do comando e do poder do nosso grande General – Cristo.
Não bastasse os muitos dardos inflamados que são disparados contra nós, que devemos apagar com o escudo da fé, também temos que lutar contra o próprio pecado que reside em nossa velha natureza, e contra o fascínio do mundo.
Não é sem motivo que somos ordenados pelo Senhor a termos bom ânimo nas muitas aflições que temos que enfrentar neste mundo, e o apóstolo Tiago traduz as Suas palavras como termos por motivo de grande alegria passarmos p0or variadas provações, e o apóstolo Paulo nos orienta a nos gloriarmos nelas, porque veremos nelas a manifestação do poder de Deus para nos livrar e aperfeiçoar.
Aqueles que serão reis e sacerdotes são forjados na fornalha da provação, de modo a terem uma percepção diferente das tribulações, daquela que normalmente há nos que andam segundo a carne, e não segundo o Espírito.
O apóstolo Pedro, que estava bem experimentado nestas batalhas, instrui os crentes a não considerarem como algo estranho à vocação deles, o fogo ardente destinado a prová-los em sua confiança no Senhor. Eles devem aprender a ser gratos e a estar sempre contentes em Deus, em toda e qualquer situação. Nada deve deter a caminhada deles rumo à santificação que os confirmará na fé e em toda boa palavra divina.
Assim, os que pegam no arado não devem olhar para trás. Não devem ficar intimidados com as ameaças do reino das trevas porque os tímidos não herdarão o reino de Deus.
O Espírito que temos recebido não é de covardia, mas de ousadia, de amor e moderação.
A Bíblia está repleta de exemplos daqueles que venceram grandes provações por meio da fé que mantiveram no Senhor, que livra os justos de todas as suas tribulações.
Os grandes inimigos da dúvida, da incredulidade, da dureza e esfriamento de coração, e todas as tentações internas e externas são vencidos por meio da fé em Jesus. Olhando para o Senhor, e somente para Ele, tudo venceremos.
Tudo deve ser feito e suportado para glória exclusiva de Deus e por amor a Ele, pois não fomos apenas destinados a crer em Cristo e a participar da Sua glória, mas também dos Seus sofrimentos. Se sofrermos com Ele com paciência, também com Ele reinaremos.
Aos que investiram fielmente os talentos recebidos do Senhor, serão recompensados com o governo de cidades no porvir.
Além da grande glória do corpo espiritual que será recebido no arrebatamento, do brilho como o das estrelas, conforme pode ser visto nas profecias bíblicas, e nos escritos apostólicos, haverá a grande glória da santificação plena pela qual seremos feitos exatamente à imagem e semelhança de Jesus.
Não se pense portanto que nossa esperança em Cristo se resume apenas às coisas desta vida, mas à perfeição em glória que se manifestará por ocasião da volta de Jesus.
Para tanto, temos recebido todo um arsenal, todo um aparato espiritual dAquele que nos arregimentou para esta guerra, este bom combate da fé. Somos equipados não com armas materiais, mas com espirituais e celestiais, poderosas em Deus para destruir sofismas e trazer todo pensamento cativo à obediência de Cristo.
A arma de ataque desta armadura é a Palavra de Deus. Esta é a espada usada pelo Espírito Santo para destruir o pecado, o diabo, e para vencer o mundo. Não apenas a palavra escrita ou ouvida, mas a que é aplicada à nossa própria vida, transformando-nos de seres carnais em espirituais.
As armas de defesa, especialmente contra a incredulidade e tentações, são: o capacete da salvação, pela firme certeza da segurança da nossa salvação; o escudo do exercício da fé para rechaçar os ataques recebidos; a couraça da justiça para proteger o nosso coração de sentimentos e pensamentos pecaminosos, de iras, ressentimentos etc; o cinturão da verdade, pela qual todos os demais componentes da armadura são sustentados, pois sem praticar a verdade da Palavra é impossível ser bem-sucedido nesta guerra, e por fim o calçado da preparação do evangelho da paz, que tem a ver com o nosso testemunho público de Cristo, por uma conduta realmente santa.
“10 Quanto ao mais,  sede fortalecidos  no  Senhor  e  na  força  do seu  poder. 
11 Revesti-vos  de toda a armadura  de Deus,  para  poderdes   ficar firmes  contra  as ciladas  do diabo; 
12 porque  a nossa  luta  não  é contra   o sangue  e  a carne,  e sim  contra  os principados  e  potestades,  contra  os dominadores  deste  mundo  tenebroso,  contra  as forças  espirituais  do mal,  nas  regiões celestes. 
13 Portanto,   tomai  toda a armadura  de Deus,  para que  possais  resistir  no  dia  mau  e,  depois de terdes vencido  tudo,  permanecer inabaláveis. 
14 Estai,  pois,  firmes,  cingindo-vos    com  a verdade  e  vestindo-vos  da couraça  da justiça. 
15 Calçai  os pés  com  a preparação  do evangelho  da paz; 
16 embraçando  sempre   o escudo  da fé,  com o qual   podereis  apagar  todos  os dardos  inflamados  do Maligno. 
17 Tomai  também  o capacete  da salvação  e  a espada  do Espírito,  que é   a palavra  de Deus; 
18 com  toda  oração  e  súplica,  orando  em todo tempo    no  Espírito  e  para isto    vigiando  com  toda  perseverança  e  súplica  por  todos  os santos 
19 e também  por  mim;  para que  me  seja dada,  no  abrir  da minha  boca,  a palavra,  para, com intrepidez,   fazer conhecido  o mistério  do evangelho.” (Efésios 6.10-19).
Ora se toda a Palavra descreve a vida cristã como uma guerra, faremos bem em não buscar prazeres e devaneios neste mundo, e tudo o que se refira a um viver descompromissado e irresponsável, porque as consequências imediatas ou finais disto sempre serão danosas. Melhor é nos equiparmos e estarmos preparados em nossa mente para as batalhas que terão que ser enfrentadas em cada dia, para o qual basta o seu próprio mal.
Bem faremos se buscarmos estar equipados com a armadura que devemos buscar em Deus todos os dias até que concluamos a nossa jornada e recebamos a coroa da justiça que está reservada aos que vencerem.
(Fp 1:30)
Pois tendes  o mesmo  combate  que  vistes   em  mim  e,  ainda agora,  ouvis  que é  o meu.
(Cl 2:1)
Gostaria,  pois,  que  soubésseis  quão grande  luta  venho mantendo  por  vós,  pelos  laodicenses  e  por quantos  não  me  viram  face  a  face;
(1Ts 2:2)
Mas,  apesar de  maltratados  e  ultrajados  em  Filipos,  como  é do vosso conhecimento,  tivemos ousada confiança  em  nosso  Deus,  para  vos  anunciar  o evangelho  de Deus,  em meio a  muita  luta.
(1Tm 6:12)
Combate  o bom  combate  da fé.  Toma posse  da vida  eterna,  para a qual   também  foste chamado  e  de que fizeste  a boa  confissão  perante  muitas  testemunhas.
(2Tm 4:7)
Combati  o bom  combate,  completei  a carreira,  guardei  a fé.
(Hb 12:1)
Portanto,  também  nós, visto que  temos  a rodear-nos   tão grande  nuvem  de testemunhas,  desembaraçando-nos   de todo  peso  e  do pecado  que tenazmente  nos assedia,  corramos, com  perseverança,  a carreira  que nos  está proposta,
(Jd 1:3)
Amados,  quando empregava  toda  a diligência  em escrever-vos   acerca  da nossa comum  salvação,  foi que me senti  obrigado  a corresponder-me  convosco,  exortando-vos  a batalhardes,  diligentemente, pela fé  que uma vez por todas  foi entregue  aos santos.
(Tiago 4.1)
De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
(I Pedro 2.11)
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;
(Mt 24:6)
E,  certamente, ouvireis  falar de guerras  e  rumores  de guerras;  vede,  não  vos assusteis,  porque  é necessário  assim acontecer,  mas  ainda não  é  o fim.
(Mc 13:7)
Quando,  porém,  ouvirdes falar  de guerras  e  rumores  de guerras,  não  vos assusteis;   é necessário  assim acontecer,  mas  ainda não é  o fim.
(Lc 14:31)
Ou  qual  é o rei  que, indo  para combater   outro  rei,  não  se assenta  primeiro  para calcular  se  com  dez  mil  homens poderá   enfrentar  o que vem  contra  ele  com  vinte  mil?
(Lc 21:9)
Quando  ouvirdes  falar de guerras  e  revoluções,  não  vos assusteis;  pois  é necessário  que primeiro  aconteçam  estas coisas,  mas  o fim  não  será logo.
(1Co 14:8)
Pois  também  se  a trombeta  der  som  incerto,  quem  se preparará  para  a batalha?
(Hb 11:34)
Extinguiram  a violência  do fogo,  escaparam  ao fio  da espada,  da  fraqueza  tiraram força,  fizeram-se  poderosos  em  guerra,  puseram em fuga  exércitos  de estrangeiros.
(Ap 9:7)
O aspecto  dos gafanhotos  era semelhante  a cavalos  preparados  para  a peleja;  na  sua  cabeça  havia como que  coroas  parecendo  de ouro;  e  o seu  rosto  era como  rosto  de homem;
(Ap 9:9)
Tinham  couraças,  como  couraças  de ferro;  o barulho  que as suas  asas  faziam era como  o barulho  de carros  de muitos  cavalos,  quando correm  à  peleja;
(Ap 11:7)
Quando  tiverem, então,  concluído  o testemunho  que devem dar, a besta  que surge  do  abismo  pelejará   contra  elas,  e  as  vencerá,  e  matará,
(Ap 12:7)
Houve  peleja  no  céu.  Miguel  e  os seus  anjos  pelejaram  contra  o dragão.  Também  pelejaram  o dragão  e  seus  anjos;
(Ap 12:17)
Irou-se  o dragão  contra  a mulher  e  foi  pelejar   com  os restantes  da sua  descendência,  os que  guardam  os mandamentos  de Deus  e  têm  o testemunho  de Jesus;  e  se pôs em pé  sobre  a areia  do mar.
(Ap 13:7)
Foi-lhe  dado,  também,  que pelejasse   contra  os santos  e  os  vencesse.  Deu-se-lhe   ainda  autoridade  sobre  cada  tribo,  povo, língua  e  nação;
(Ap 16:14)
Porque  eles são  espíritos  de demônios,  operadores  de sinais,  e se dirigem   aos  reis  do mundo  inteiro  com o fim de ajuntá-los   para  a peleja  do  grande  Dia  do Deus  Todo-Poderoso.
(2Co 7:5)
Porque,   chegando  nós  à  Macedônia,  nenhum  alívio    tivemos;  pelo contrário,  em  tudo  fomos atribulados:  lutas  por fora,  temores  por dentro.
(2Tm 2:23)
E  repele  as questões  insensatas  e  absurdas,  pois sabes  que  só engendram  contendas.
(Tt 3:9)
 Evita  discussões  insensatas,   genealogias,   contendas  e  debates sobre  a lei;  porque  não têm utilidade  e  são  fúteis.
(Tg 4:1)
De onde procedem  guerras  e  contendas  que há entre  vós?  De onde,  senão  dos  prazeres  que militam  na  vossa  carne?
(Tg 4:2)
Cobiçais  e  nada  tendes;  matais,  e  invejais,  e  nada  podeis  obter;  viveis a lutar  e  a fazer guerras.  Nada  tendes,  porque  não  pedis;
(2Tm 2:24)
Ora,  é necessário  que o servo  do Senhor  não  viva a contender,  e  sim deve ser  brando  para  com todos,  apto para instruir,  paciente,
(Lc 11:22)
Sobrevindo,  porém,  um mais valente  do que ele,  vence-o,   tira-lhe   a armadura  em que   confiava  e  lhe  divide  os despojos.
(Jo 16:33)
Estas coisas  vos  tenho dito  para que  tenhais  paz  em  mim.  No  mundo,  passais   por aflições;  mas  tende bom ânimo;  eu  venci  o mundo.
(Rm 12:21)
Não  te deixes vencer  do  mal,  mas  vence  o mal  com  o bem.
(1Jo 2:13)
Pais,  eu vos  escrevo,  porque  conheceis  aquele que existe desde  o princípio.  Jovens,  eu vos  escrevo,  porque  tendes vencido  o Maligno.
(1Jo 2:14)
Filhinhos,  eu vos  escrevi,  porque  conheceis  o Pai.  Pais,  eu vos  escrevi,  porque  conheceis  aquele que existe desde  o princípio.  Jovens,  eu vos  escrevi,  porque  sois  fortes,  e  a palavra  de Deus  permanece  em  vós,  e  tendes vencido  o Maligno.
(1Jo 4:4)
Filhinhos,  vós  sois  de  Deus  e  tendes vencido  os falsos profetas,  porque  maior  é aquele que está  em  vós  do que  aquele que está no  mundo.
(1Jo 5:4)
Porque  todo  o que é nascido  de  Deus  vence  o mundo;  e  esta  é  a vitória  que vence  o mundo:  a nossa  fé.
(1Jo 5:5)
Quem  é  o que vence  o mundo,  senão  aquele que crê  ser  Jesus   o Filho  de Deus?
(Ap 2:7)
Quem tem  ouvidos,  ouça  o que  o Espírito  diz  às igrejas:  Ao  vencedor,  dar-lhe-ei  que se alimente  da  árvore  da vida  que  se encontra  no  paraíso  de Deus.
(Ap 2:11)
Quem tem  ouvidos,  ouça  o que  o Espírito  diz  às igrejas:  O vencedor  de nenhum  modo sofrerá dano  da  segunda  morte.
(Ap 2:17)
Quem tem  ouvidos,  ouça  o que  o Espírito  diz  às igrejas:  Ao  vencedor,  dar-lhe-ei  do   maná  escondido,  bem como lhe  darei  uma pedrinha  branca,  e  sobre  essa pedrinha  escrito  um nome  novo,  o qual  ninguém  conhece,  exceto  aquele que o recebe.
(Ap 2:26)
Ao vencedor,  que guardar  até  ao fim  as minhas  obras,  eu lhe  darei  autoridade  sobre  as nações,
(Ap 3:5)
O vencedor  será  assim vestido  de  vestiduras  brancas,  e  de modo nenhum  apagarei  o seu  nome  do  Livro  da Vida;  pelo contrário,  confessarei  o seu  nome  diante  de meu  Pai  e  diante  dos seus  anjos.
(Ap 3:12)
Ao  vencedor,  fá-lo-ei  coluna  no  santuário  do meu  Deus,  e  daí  jamais   sairá;  gravarei  também sobre  ele  o nome  do meu  Deus,  o nome  da cidade  do meu  Deus,  a nova  Jerusalém  que  desce   do  céu,  vinda da parte do  meu  Deus,  e  o meu  novo  nome.
(Ap 3:21)
Ao  vencedor,  dar-lhe-ei  sentar-se  comigo   no  meu  trono,  assim  como  também  eu venci  e  me sentei  com  meu  Pai  no  seu  trono.
(Ap 5:5)
Todavia,  um  dos  anciãos  me  disse:  Não  chores;  eis que  o Leão  da   tribo  de Judá,  a Raiz  de Davi,  venceu  para abrir  o livro  e  os seus sete  selos.
(Ap 11:7)
Quando  tiverem, então,  concluído  o testemunho  que devem dar, a besta  que surge  do  abismo  pelejará   contra  elas,  e  as  vencerá,  e  matará,
(Ap 12:11)
Eles, pois,  o  venceram  por causa  do sangue  do Cordeiro  e  por causa  da palavra  do testemunho  que deram e,  mesmo em face  da morte,  não  amaram  a própria  vida.
(Ap 13:7)
Foi-lhe  dado,  também,  que pelejasse   contra  os santos  e  os  vencesse.  Deu-se-lhe   ainda  autoridade  sobre  cada  tribo,  povo, língua  e  nação;
(Ap 15:2)
Vi  como que  um mar  de vidro,  mesclado  de fogo,  e  os vencedores  da  besta,  da  sua  imagem  e  do número  do seu  nome,  que se achavam em pé  no  mar  de vidro,  tendo  harpas  de Deus;
(Ap 17:14)
Pelejarão  eles  contra  o Cordeiro,  e  o Cordeiro  os  vencerá,  pois  é  o Senhor  dos senhores  e  o Rei  dos reis;  vencerão também  os chamados,  eleitos  e  fiéis  que se acham com  ele.
(Ap 21:7)
O vencedor  herdará  estas coisas,  e  eu lhe serei  Deus,  e  ele me  será  filho.
Por Silvio Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário