quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

I Coríntios 1.30



Por John Owen
Traduzido e adaptado por Silvio Dutra


Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção," (I Coríntios 1.30)
O desígnio do apóstolo nestas palavras é manifestar que tudo o que está nos faltando, por qualquer motivo, para que possamos agradar a Deus, viver para ele e desfrutar dele, isto temos em e por Jesus Cristo; e isso da parte de Deus de mera graça, livre e soberana, como os versos 26 a 29 declaram. E temos todas essas coisas em virtude de nossa condição ou implantação nele: “de” ou “por ele”. Ele, por sua graça, é a causa principal e eficiente disso. E o efeito é, que estamos “em Cristo Jesus” - isto é, enxertados nele, ou unidos a ele, como membros do seu corpo místico; qual é o sentido constante dessa expressão nas Escrituras. E os benefícios que recebemos aqui são enumerados nas palavras seguintes. Mas, primeiro, é declarado o modo pelo qual somos feitos participantes deles, ou comunicado a nós: “Quem de Deus é feito para nós.” É assim ordenado por Deus, que ele mesmo deve ser feita ou se tornar tudo isso para nós: denota a causa eficiente, como fez antes.
Mas como Cristo é assim feito para nós de Deus, ou que ato de Deus é esse que se destina a ele? É uma lei especial e instituição da graça e sabedoria soberanas de Deus, projetando Cristo para ser tudo isso para nós e por nós, com real imputação. Qualquer que seja o interesse, portanto, que tenhamos em Cristo, e qualquer que seja o benefício que tenhamos por ele, tudo depende da graça e constituição soberana de Deus, e não de nada em nós mesmos. Considerando que, então, não temos justiça própria, ele é designado por Deus para ser a nossa “justiça” e é feito para nós: o que não pode ser de outra maneira, mas que sua justiça é nossa; pois ele é feito para nós (assim como as outras coisas mencionadas), para que todos os que se vangloriam em si mesmos sejam totalmente excluídos e que “aquele que se gloriar glorie-se no Senhor”, versículos 29-31.
Agora, há tal justiça, ou tal maneira de ser justo, em que podemos ter um pouco de glória, Rom. 4. 2, e que não exclui a vanglória, cap. 3. 27. E isso não pode ser senão quando nossa justiça é inerente a nós; pois isso, por mais que possa ser adquirido, comprado ou forjado em nós, ainda é nosso, na medida em que qualquer coisa pode ser nossa enquanto somos criaturas. Este tipo de justiça, portanto, é aqui excluído. E o Senhor Jesus Cristo sendo feito justiça para nós de Deus, de modo que tudo o que se vanglorie e se glorifique de nossa parte, ou em nós mesmos, possa ser excluído - sim, sendo feito para esse fim, para que assim seja – não pode ser de outro modo senão pela imputação de sua justiça a nós; pois assim é exaltada a graça de Deus, exaltada a honra de sua pessoa e a mediação, e toda a ocasião de se gloriar em nós mesmos é totalmente excluída. Não desejamos mais este testemunho, mas que, embora em nós mesmos somos destituídos de toda justiça aos olhos de Deus, Cristo é, por um ato gracioso de imputação divina, feito justiça de Deus para nós, de tal maneira que toda nossa glória deve estar na graça de Deus e na justiça do próprio Cristo.
Bellarmine tenta três respostas para esse testemunho, as duas primeiras das quais são coincidentes; e, na terceira, estando na luz e verdade, ele confessa e concede tudo o que pedimos.
1. Ele diz: “É dito que Cristo é nossa justiça, porque ele é a causa eficiente dela, como se diz que Deus é nossa força; e, portanto, há nas palavras uma metonímia do efeito para a causa." E digo que é verdade que o Senhor Jesus Cristo, por seu Espírito, é a causa eficiente de nossa justiça pessoal e inerente. Pela sua graça, é efetuada e forjada em nós; ele renova nossa natureza à imagem de Deus, e sem ele nada podemos fazer: para que nossa justiça habitual e real seja dele. Mas essa justiça pessoal é a nossa santificação, e nada mais. E embora o mesmo hábito interno da graça inerente, com operações adequadas a ela, às vezes seja chamado de santificação, e às vezes nossa justiça, com relação a essas operações, ainda assim nunca é distinguido em nossa santificação e nossa justiça. Mas o fato de ele ter sido feito justiça para nós neste lugar é absolutamente distinto de ter sido feito santificação para nós; que é a justiça inerente que é praticada em nós pelo Espírito e pela graça de Cristo. E a justiça pessoal que trabalha em nós, que é a nossa santificação, e a imputação de sua justiça a nós, pela qual somos feitos justos diante de Deus, não são apenas consistentes, mas um deles não pode ficar sem o outro.
2. Ele continua: “Dizem que Cristo é feito justiça para nós, assim como ele é feito redenção. Agora, ele é a nossa redenção, porque ele nos redimiu. Assim é dito que ele é feito justiça para nós, porque por ele nos tornamos justos; ”ou, como outro fala, “porque somente por ele somos justificados.” Este é o mesmo argumento com o primeiro, isto é, que há uma metonímia do efeito para a causa em todas estas expressões; contudo, por que eles pretendem que seja quem expõe as palavras: "Somente por ele somos justificados" , eu não entendo.”
Mas Bellarmine está se aproximando ainda mais da verdade: pois, como se diz que Cristo é feito de Deus redenção para nós, porque por seu sangue somos redimidos, ou libertados do pecado, da morte e do inferno, pelo resgate que ele pagou por nós, ou tem redenção pelo seu sangue, até o perdão dos pecados; então dele é dito ser feito justiça para nós, porque através de sua justiça concedeu a nós de Deus (como de Deus fazendo-o para ser justiça para nós, e tornando-se a justiça de Deus nele, e a imputação de sua justiça sobre nós, para que sejamos justos diante de Deus, somos o mesmo), somos justificados.
Sua terceira resposta, como foi observado anteriormente, concede tudo o que pedimos; pois é a mesma que ele dá a Jer. 23.6: lugar que ele une a isso, com o mesmo sentido e importância, renunciando a toda a sua causa em satisfação a eles, nas palavras anteriormente descritas.)
Cristo é feito para nós da parte de Deus todas essas coisas não da mesma maneira; enquanto elas são de naturezas tão diferentes que é absolutamente impossível que ele deva ser. Por exemplo, ele é feito santificação para nós, em que por seu Espírito e graça somos livremente santificados; mas não se pode dizer que ele foi feito redenção para nós, porque pelo seu Espírito e graça somos livremente redimidos. E se é dito que ele é feito justiça para nós, porque por seu Espírito e graça ele opera justiça inerente em nós, então é claramente o mesmo com o fato de ele ter sido santificado para nós. Alguns acreditam que Cristo nos foi feito todas essas coisas da mesma maneira; e, portanto, não atribuem qualquer maneira especial pela qual ele é feito todas elas, mas nublam-no em uma expressão ambígua, em que ele se torna todas essas coisas para nós na providência de Deus. Mas pergunte a eles, em particular, como Cristo é feito santificação para nós, e eles lhe dirão que foi somente por sua doutrina e exemplo, com alguma assistência geral do Espírito de Deus que ele permitir.
Mas agora, este não é o caminho pelo qual Cristo foi feito redenção para nós; sendo uma coisa externa, e não forjada em nós, Cristo não pode ser feito de outra maneira redenção para nós do que pela imputação a nós do que ele fez para que possamos ser resgatados, ou calculando-o por nossa conta; - não que ele tenha sido redimido por nós, como os socinianos afirmam infantilmente, mas que ele fez aquilo pelo qual somos redimidos. Portanto, Cristo é feito justiça de Deus para nós da maneira que a natureza da coisa exige. Alguns dizem: “É porque por ele somos justificados.” No entanto, o texto não diz que por ele somos justificados, mas que ele é feito da parte de Deus, justiça para nós; que não é nossa justificação, mas o fundamento, a causa e a razão pela qual somos justificados.
Justiça é uma coisa, e justificação é outra. Portanto , devemos perguntar como chegamos a ter a justiça pela qual somos justificados; e isso o mesmo apóstolo nos diz claramente que é por imputação: "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor atribui a justiça", Rom. 4.6. Segue-se, então, que Cristo, sendo feito a nós justiça de Deus, não pode ter outro sentido senão que sua justiça é imputada a nós, que é o que este texto inegavelmente confirma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário