sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Paz Seja Convosco


Sermão nº 3456
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Dez/2018
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
Paz seja convosco / Charles H. Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2018.
27p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!” (Lucas 24:36)
Nós gostamos de saber como uma pessoa costumava agir, pois pensamos que podemos inferir disso como ele vai agir. Isso nem sempre é correto, no entanto, que os homens mudem. Mas no caso de nosso Salvador, se estudarmos Sua vida, podemos muito bem deduzir do que Ele fez, o que Ele fará, porque Ele nunca muda! E esta é uma reflexão confortável para nós neste momento, que nos dias de Sua carne, enquanto Ele ainda estava na terra, Ele amou a companhia de Seu povo! Se Ele não muda, então Ele ainda ama a companhia do Seu povo. Ele se revelou, então, para um. Ele ainda fala palavras confortáveis ao Seu povo quando estão sozinhos. Um por um, Ele se revelará a eles. Ele falou graciosamente para dois. Onde os cristãos conversam sobre as coisas sagradas, eles ainda podem esperar que Jesus se aproxime. Mas mais frequentemente Ele permaneceu mais tempo e se revelou mais na assembleia de Seu povo. Onde os onze estavam reunidos, onde muitos estavam reunidos, o Salvador veio, não uma vez, mas duas vezes e muitas vezes. Aprenda, então, que podemos esperá-lo aqui esta noite! Pedro e Tiago e João estão representativamente aqui.
4
Aqui também temos algumas das boas mulheres - as Marias e Martas estão aqui. Eles estão esperando por ele. Seus corações anseiam por ele. Ele é o mesmo agora como sempre.
Irmãos e irmãs, podemos esperá-lo! Ele virá a seus antigos lugares. Ele virá e lidará com o seu povo como antes.
Duas vezes, pelo menos, registramos que nosso Salvador foi aos Seus discípulos quando eles foram recebidos no primeiro dia da semana - a partir do qual eu reuni outro pensamento confortável, que como este é o primeiro dia da semana, podemos por outro motivo, esperar que Ele esteja aqui, para honrar o que agora é o Dia do Senhor. Ele, pelo menos duas vezes, pois assim está registrado, veio aos seus discípulos e, de pé no meio deles, disse: “Paz seja convosco”.
Neste primeiro dia da semana, este dia do Senhor, na noite que eu confio - Eu espero, não, eu espero que você sinta Ele aqui, e eu oro para que a cada um de Seu povo essas palavras suaves possam vir com poder divino, “Paz seja para você.”
Sem mais prefácio para essas palavras, vamos voltar nossa atenção primeiro para o que Ele disse. Em segundo lugar, quando ele apareceu
5
para dizer isso. E em terceiro lugar, do que veio de sua aparição ao dizer isso.
I. O DISCURSO GRACIOSO DE NOSSO SENHOR. O que ele disse? Ele disse: “Paz seja convosco” - três palavras, cada uma cheia de significado. Posso ver essas palavras em três luzes? Não foi primeiro uma saudação e uma benção? Assim, Ele Se apresentou: “Paz seja convosco”. Foi o Seu bom desejo - mais, foi a Sua oração fervorosa! Ele soprou paz sobre eles, expressando Sua boa vontade, Seu amor, Seu intenso desejo pelo bem maior. A paz é o maior dom que Ele pode transmitir.
Disse o apóstolo: “Graça, misericórdia e paz seja com todos os que amam ao Senhor Jesus Cristo”. Ele lhes havia dado graça e misericórdia - Ele agora lhes dá a maior bênção, a paz! Ele não quis dizer mais que isso?
Em uma segunda luz, foi uma bênção. "A paz esteja com você." Ele tinha estado no mundo invisível e Ele havia retornado dele - e Ele disse a eles que havia paz reservada para eles. Ele havia adentrado o véu com o próprio sangue. Ele ofereceu o seu sacrifício. Ele havia dito: “Está consumado”. Eles receberam o sinal de que havia acabado de ressuscitar dos mortos. E agora Ele vem até eles com as marcas de Sua
6
crucificação ainda sobre Ele, e lhes diz que há paz - isso é feito - “A guerra acabou, o conflito está concluído - Meu sacrifício sangrento e ressurreição gloriosa fizeram a paz entre vocês e Deus”. “Paz seja convosco”. É a declaração do que Ele tinha visto e ouvido do Pai como resultado da Sua morte; uma bênção e uma declaração.
Não foi também um decreto? Por um fiat (faça-se) quero dizer aquele tipo de palavra que Deus falou para as trevas quando Ele disse: “Haja luz”, e houve luz. Aqui eles estavam em apuros e Jesus disse: "Haja Paz", e houve paz. Está sempre com Jesus falar a Palavra do poder, porque Ele é, Ele mesmo, a Palavra de poder. Ele é a Palavra de Deus - a Palavra que fundou os céus, a Palavra que estabelece os pilares do universo, e quando Ele fala assim, não é um mero desejo, não é uma mera oração, não é uma mera declaração, mas um fato mesmo - é a realização de desejo e oração, e a aplicação do fato! “Paz seja convosco”. Logo eles receberam a paz que Ele autoritativamente lhes deu.
Mas não posso vê-lo sob outra luz, a saber, como uma absolvição? Pense um minuto e você verá que é assim. Estes foram os que O haviam abandonado - havia alguém que O havia negado! De todos eles, não havia nenhum espírito fiel ali
7
que se mostrasse fiel na hora do perigo. Como covardes, cada um cuidou de si mesmo e abandonou o seu Senhor. Eles haviam dormido enquanto agonizava. Eles haviam recuado enquanto avançava. Eles tinham, todo homem, deixado seu Mestre. E agora o que Ele diz para eles? Eles são culpados? Ele está prestes a acusá-los? Eles permanecem como desertores? Ele, como capitão, está prestes a condená-los? Não, essa palavra parece dizer: “Está esquecido. Está perdoado.” Minha única palavra para você é paz, paz e paz. Eu conheço suas fraquezas. Eu conheço o seu profundo pesar. Eu sei como você se lamenta por ter me servido assim - não se arrependa mais, pelo menos não esteja deprimido com tais arrependimentos, pois, meu único retorno a você é isso, eu lhe dou meu, “Shalom”, minha saudação - minha palavra de boa vontade, minha doce palavra de amor. Eu não revoguei meu legado, embora eu possa ter destruído minha última vontade e testamento. Eu disse: “Deixo a paz contigo; minha paz eu te dou.” Eu confirmo agora, ressuscitado dos mortos. Você deve ver que eu não cortei você do meu amoroso respeito. Eu, ressuscitei dos mortos, declaro o que declarei quando seu amor foi caloroso e sua resolução foi morrer comigo do que me abandonar. Eu te dou o mesmo que te dei então: “Paz seja convosco.”
8
Agora eu acho que há algumas coisas doces enroladas naqueles breves pensamentos que eu lhes dei. O texto em si tem riqueza nele. Agora, meus irmãos e irmãs, a segunda coisa, e brevemente, é –
II. QUANDO JESUS ESTÁ NO MEIO DE SEUS DISCÍPULOS, e diz assim: “Paz seja convosco”? Quando?
Talvez, considerando o tempo, possamos obter algum conforto e sermos levados a esperar que Ele diga o mesmo esta noite. Bem, quando Ele veio? Bem, primeiro, Ele veio quando eles eram indignos de Sua vinda. Nós já lhes contamos como eles o serviram. Covardemente eles o abandonaram! Mas embora não houvesse ninguém lá que pudesse ter pensado, e muito menos dito, “eu mereço a companhia do Mestre”, ainda assim Ele veio.
Acho que estamos, muitos de nós, na mesma situação. Olhando para o passado, não podemos sentir que merecemos qualquer visita de amor do Salvador. Nem nos atrevemos a colocar um fundamento nesse terreno. Somos muito indignos - somos muito vis - mas isso não é motivo para que Ele não venha. Eles eram indignos, mas Ele permaneceu no meio deles e disse: “Paz”.
9
Agora observe, em seguida, que eles estavam muito despreparados. Eles não estavam procurando por ele! Eles não se reuniram naquela noite com qualquer expectativa de vê-lo - tenho certeza de que eles não estavam, pois quando Ele veio, eles ficaram com medo e pensaram que viram um espírito!
Eles estavam, o mínimo, esperando que Ele viesse. Bem, e minha irmã, você veio aqui despreparada. Não se desculpe, mas não se desespere por ver seu Senhor! Irmão, você veio aqui perturbado, ansioso. Sua alma não é como o lago quando ainda é como um espelho derretido, refletindo as estrelas acima. Mas Jesus Cristo pode vir e se espelhar em seu coração, primeiro confortando-o com a palavra da paz. Sim, sim, é errado estar despreparado para a manifestação de Cristo, mas é mil bênçãos que nosso despreparo não o afaste! Eu posso esperar vê-lo, embora inapto e indigno. Vem Salvador, vem, eu te imploro, não passe por mim. Eu poderia ter temido se eu não tivesse visto isso, no caso dos onze, seu despreparo não trancou a porta. Oh, não deixe meu despreparo manter você longe!
Observe, além disso, que nosso Senhor veio a eles quando eles precisaram muito dele. Eles entraram em um estado desorganizado e
10
desmoralizado como um grupo e estavam, cada um deles, quase prontos para desistir de sua fé.
O terceiro dia se passou, e eles ainda não haviam acreditado em Sua ressurreição, apesar de ter sido testemunhado para eles. Eles eram tolos e lentos de coração, e eu não sei o que eles poderiam ter feito no dia seguinte, pois aquele que é tardo de coração e incrédulo hoje pode ir para algo pior, se pior puder ser, amanhã!
E eles precisavam dele - e lá Ele estava no meio deles! Coragem, então, meu irmão! Você precisa dele - você pode esperar por ele! Irmã, você precisa dele - oh, quanto! “Quanto preciso dele - como uma visita do Seu amor mataria muitos dos meus pecados e vivificaria todas as minhas graças!”
O médico vem não apenas quando é enviado, mas quando sabe que é necessário. O bom médico faz isso especialmente! Não é tanto o nosso senso de necessidade como a nossa própria necessidade que muitas vezes o traz. Frequentemente, não conhecemos nossa necessidade até que Ele venha, e vemos nossa necessidade em contraste com o suprimento. Bem, então, indigno e despreparado, ainda necessitando dele, podemos esperá-lo! Ele virá
11
se clamarmos por ele. Em nosso meio, Ele estará esta noite e se revelará!
Além disso, era uma época em que eles estavam exercitando a luz espiritual que tinham - que isso seja lembrado. Eles estavam em um estado baixo, mas eles se encontraram juntos. Eles tinham amado juntos. Eles estavam mostrando que, como um rebanho de ovelhas assustadas, eles estavam correndo juntos, mal sabendo o que fazer. Eles finalmente se aproximaram um do outro. Há algo que Cristo ama nisso. Isso foi bom - havia algo de esperançoso ali. Bem, nós, pelo menos, nos juntamos da mesma maneira. Eu sei que você disse: “Bem, eu não sei que posso fazer muito em louvar a Cristo, mas eu irei aonde o Seu povo está. Talvez, se eu não puder louvar, ainda assim receberei uma bênção por tudo isso.” Eu sei que você frequentemente o faz no sábado. Você diz no sábado: “Fico feliz que seja o último dia da semana, que eu possa ir aonde meus irmãos e irmãs estão e, enquanto eu for, conseguir uma bênção. Eu me sinto especialmente bem quando venho à reunião de oração: - Lá meus melhores amigos, meus parentes, moram. Lá Deus, meu Salvador, reina.” Bem, o Senhor Jesus ama aonde nós amamos estar em Seu nome! Isso ajude a trazê-lo.
12
Então, tenho outra boa esperança: que, como nos unimos, não tenhamos outro fim a não ser agitar a vida que temos e derramar diante dEle a graça que Ele nos deu, e buscar mais, para que possamos esperar vê-lo! Mais do que isso - naquela ocasião, quando Ele veio, havia alguns deles testemunhando o que sabiam. Dois deles estavam contando como o viram no partir do pão em Emaús. E enquanto os dois falavam, Jesus veio! Agora, aqui está uma testemunha que pode prestar testemunho de que há um Salvador vivo e real, e que Seu amor é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo! E enquanto você ouve esse testemunho, e muitos de vocês estão gravando em suas almas o seu “Amém” para isso, eu espero que Ele esteja em nosso meio e novamente diga em linguagem espiritual: “Paz esteja convosco”.
Mais uma vez, entretanto, eu digo que eles estavam em um estado baixo - todos estavam lamentando a ausência do Mestre. Não creio que, de toda essa companhia, houvesse um, que não estivesse com o coração pesado e triste porque Jesus não estava lá. Se você tivesse se voltado para Pedro e dissesse: “Pedro, você gostaria de vê-lo?” Ele teria dito: “Ah, quisera ter dado outro olhar naqueles olhos queridos, embora quebrasse meu coração de novo.” E João teria dito "Oh, poria outro lado da minha cabeça
13
naquele seio, se me fosse permitido tal favor." E todos, por queridas lembranças do passado, teriam dito: "Infelizmente, perdemos tudo em perdê-lo! Tire o sol do céu, em vez de tirar Cristo do círculo de nossa comunhão”.
Agora, queridos amigos, vocês, amantes do Salvador, sentiram sua falta e agora estão dizendo: “Oh, que eu soubesse onde poderia encontrá-lo”? Bem, nossas notas mescladas chegarão a Ele e Ele virá e se apresentará esta noite no meio de nós, e nós, novamente, nos regozijaremos em honra e adoração enquanto o Rei estiver sentado à Sua mesa com Seu povo. Mas o tempo voa e, portanto, eu lhe dou apenas o esboço do resto do meu sermão.
III. O que aconteceu? O que veio de sua aparência e de sua fala de paz? Se você olhar o capítulo quando estiver em casa, verá que, em primeiro lugar, quando Jesus veio, Ele baniu todas as suas dúvidas. Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados? Por que os pensamentos surgem em seus corações?”
Agora, se Ele vier aqui nesta noite, no meio desta assembleia, isso é exatamente o que Ele dirá a vocês que estão com problemas. Ele dirá: “Por que você está perturbado?” Você talvez responda: “Talvez haja motivo suficiente para
14
isso”, mas Ele responderá: “Todas as coisas cooperam para o seu bem”. Ao passar pelo rio, eu estarei com você; as inundações não te afogarão.” “Lança o teu cuidado sobre Mim.” “Por que estás perturbado?” E Ele então lhe faria a pergunta: “Por que esses pensamentos surgem em seu coração?” Você teria lhe culpado, talvez, confesse o que esses pensamentos eram. Você pensou que ele era muito duro! Você pensou que ele tinha se esquecido de você! Você pensou que Ele não era verdadeiro, afinal de contas - que Ele não amava você. Você pensou que ele iria falhar com você. Eu não vou lhe contar todos os seus pensamentos, mas eles têm sido maus - e se Ele estiver aqui esta noite, o rubor vai cobrir suas faces enquanto você dirá: “Eu nunca terei tais pensamentos, de novo, mas de agora em diante direi: Ainda que ele me mate, confiarei nele.” Há uma cura para maus pensamentos como este - o Salvador desaparecido, manifestado aos olhos da fé!
Então o nosso próximo Senhor começou a revelar-se. Estando presente - o que Ele poderia ter sido, você sabe, e ainda assim eles podem não tê-lo conhecido - Ele agora foi se revelar e fazê-los vê-Lo. Isto é o que Ele fez. “Eis as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; toque-me e veja, pois um espírito não tem carne e
15
ossos como você vê que eu tenho.” Então Ele prova Sua afinidade com a terra, Sua verdadeira humanidade. Então, tomou um pedaço de peixe assado e um favo de mel e comeu diante de todos eles. Agora, assim mesmo Ele fará esta noite. Se Ele estivesse aqui esta noite, não seria útil para você se essas escamas estivessem sobre seus olhos - Ele as tirará! Aquelas pedras mais duras em um coração terreno, Ele as tirará.
Oh, eu tenho ficado maravilhado, meus irmãos e irmãs, presto testemunho de que às vezes me surpreendi quando o Senhor tirou a pedra do meu coração, para sentir minha própria ternura!
Cheguei a me sentar à mesa, às vezes, e distribuí o pão e o vinho da Ceia para você, e desejei ser apenas um cachorro debaixo da mesa, para comer, exceto uma migalha que caiu dela - e de repente senti a Sua proximidade com alegria indescritível!
E muitas vezes na pregação, quando meu espírito se sentiu como um riacho congelado, Sua graça derreteu meu coração! Não é isso que a esposa quis dizer quando disse: “Ou eu já sabia, minha alma me fez como as carruagens de Aminadabe”? Agora é a presença de Cristo que nos vivifica. Deixe a oração ser colocada por
16
cada um “vivifica-me, ó Senhor, de acordo com sua palavra.” Você mesmo, que é a Palavra, se aproxime de mim e eu serei vivificado para perceber você, para abraçar-lhe, para me alegrar em você esta noite.”
Então o próximo ato de nosso Salvador foi para informar a sua compreensão. Você observa que Ele abriu seu entendimento para que eles pudessem entender as Escrituras. A proximidade a Cristo é uma educação. Aproxime-se de Jesus e você descobrirá que o Corpus Christi é a verdadeira faculdade! Aquele que conhece o corpo de Cristo tem o corpo da teologia, o corpo da divindade - a verdadeira teologia da Palavra de Deus. Aquele que o conhece tem entendimento. Com todo o seu ganho, compreenda! E dEle você terá, pois Ele é sabedoria. E Ele não é a verdade de Deus? E Ele não é a sabedoria encarnada? Com ele Deus tomou conselho antes de formar a terra. Não há estudo das Escrituras que se torne tão útil quanto quando as estudamos com Cristo para virar as folhas para nós.
Então a próxima coisa foi que Ele refrescou suas memórias. Talvez eu devesse ter mencionado isso antes porque ocorre primeiro. Ele lhes disse: “Estas são as palavras que eu lhes falei”. Esta noite, talvez, se Jesus estiver aqui, você se
17
lembrará das outras vezes em que o viu - “Suas visitas anteriores são contadas, Quando Com Ele no Santo monte.” Sim, você dirá como Jesus está aqui, “eu me lembro de você e do amor de seus esponsais. Eu me lembro de outras ocasiões doces quando estava com o Seu povo, e meu coração brilhava com Seu amor.” Você vai olhar para trás, alguns de vocês irmãos e irmãs de cabeça grisalha em Cristo - vocês olharão para trás, talvez, 50 anos, e lembrar-se-ão quando Jesus primeiro olhou para sua alma. Queridas memórias! Pereça tudo o mais, exceto as lembranças de Cristo, as tradições de Sua presença em meu espírito - estas eu as entregarei de ano a ano e as gravarei para todo o sempre! Nada como isso para definir a memória correta, a presença imediata e real de Cristo, mesmo neste momento.
E então, amado, além de tudo isso, a aparição do Salvador mostrou-lhes sua verdadeira posição, pois Ele lhes disse que eles eram Sua testemunha dessas coisas. Quando o viram, sentiram que eram algo mais do que meros espectadores, deviam ser testemunhas para os outros. Espero que sintamos esta noite que saímos de nossos assentos e da mesa de comunhão, dizendo: “Eu vi o Senhor e serei testemunha em minha própria família - serei sua testemunha no tribunal, ou na rua, ou na
18
cidade onde eu moro. Eu o vi e fecharei a minha boca a respeito dele? Não! Sua presença abriu a minha boca, para que eu possa mostrar o Seu louvor. Eu irei na força do Senhor, fazendo menção de Sua justiça”.
E, por último, essa presença abençoada criou alegria intensa, embora tenha havido admiração sobre a alegria que a mesclou com incredulidade, e lemos “Enquanto eles ainda não criam a alegria”. Eles ficaram muito, muito contentes. Se você os tivesse visto entrar naquela casa e os visto sair, você não saberia que eles eram os mesmos homens! No entanto, eles não eram mais ricos, nem mais saudáveis, nem mais favorecidos, mas tinham visto o Senhor e estavam contentes! É especialmente registrado por João: “Então os discípulos se alegraram quando viram o Senhor”.
Oh, haverá cantos aqui! Haverá música em seus corações! Você vai viajar para casa com os pés alegres se Jesus Cristo vier! Venha, então, querido Mestre! Você sangrou por nós. Você nos amou com um amor eterno - é um pouco o que comparativamente pedimos! O Seu relacionamento conosco nos obriga a concedê-lo! Você não será um estranho para a sua própria carne! Você não se esconderá daqueles que são membros do Seu corpo, da Sua carne e dos Seus
19
ossos! Os teus prazeres estavam com os filhos dos homens e tu não mudaste. Oh, se alguma vez você revelou a si mesmo, revele-se a nós nesta noite! Derreta-nos sob a glória da tua presença! Dissolva-nos com a majestade superlativa do seu amor e vamos adorá-lo e bendizê-lo para todo o sempre!
Agora eu não disse nada àqueles de vocês que não O conhecem, mas direi estas palavras. Seu valor –
“Seu valor,
se todas as nações soubessem,
Certamente todo o mundo
O amaria também.”
Deus te abençoe. Amém.
João – 17 1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,
20
2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. 7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
21
10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. 11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
22
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
23
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
Salmos – 32 1 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. 3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. 5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
24
6 Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. 7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. 8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. 9 Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem. 10 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. 11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.
25
NOTA DO TRADUTOR: É muito comum se ouvir que somente aqueles que haviam privado da companhia de Jesus em carne, que foram de fato abençoados com a Sua presença. Todavia, desde que o Senhor ressuscitou e ascendeu ao Céu de glória, há a mesma possibilidade de privarmos da comunhão com Ele, pois sendo Deus, com o Pai e o Espírito Santo, é onipresente, onisciente e onipotente. Isto significa que em essência, encontra-se em espirito em todos os lugares e em todo o tempo, pois ainda que esteja com Seu corpo no céu, que também é habitado por Seu espirito, Ele pode estar espiritualmente em todos os lugares, do mesmo modo que ocorreu quando esteve em corpo aqui na Terra. Se assim não fora não poderia ter prometido estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos, ou então que Ele e o Pai amariam aqueles que guardassem os Seus mandamentos, e que viriam e que fariam morada neles. Então, podemos entendê-lo por tudo isto ser feito em espírito. O Senhor não está distante de nós. A Palavra viva está bem perto de nossa boca e do nosso coração, de modo que podemos confessar o Seu
26
nome, e clamar a Ele para que habite em nós, e conceda-nos da Sua paz e poder. Esta é a confiança da nossa fé, de que Ele sempre nos ouve quando o buscamos com um coração sincero e contrito. Jesus jamais deixará de visitar os Seus com a Sua graça, pela qual podem vencer todos os temores e todas as investidas dos poderes das trevas, por maiores que sejam as tentações e tribulações que possam sofrer. Quando o Senhor manifesta a Sua presença, por confiarmos nEle e recorrermos a Ele na hora da tribulação, os poderes do inferno têm que bater em retirada, e a paz e a harmonia é restaurada completamente em nossos corações. Se assim não fosse, nenhum de nós, nem mesmo os apóstolos em seus dias, poderiam ter uma garantia segura e completa de que Jesus é a nossa paz em todas as circunstâncias, pois somos rodeados de fraquezas e tropeçamos em muitas coisas, por maior que seja o nosso desejo e empenho em não pecar. Mas, se o amamos, e se confessarmos que de fato não habita bem algum em nossa natureza terrena, e se confessarmos os nossos pecados e
27
os deixarmos, Ele sempre virá em nosso socorro e nos fará experimentar a Sua preciosa paz que ultrapassa todo o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário