quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O Espírito e o Vento


Sermão nº 2067
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Dez/2018
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
O Espírito e o vento / Charles H. Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2018.
23p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“O vento sopra onde quer, e você ouve o som dele, mas não sabe dizer de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3: 8)
As palavras do nosso Salvador são infinitas. Alguns homens usam uma grande quantidade de linguagem para transmitir um significado muito pequeno, mas nosso Salvador ajusta instruções ilimitadas em sentenças curtas. Se todos os pregadores da cristandade fossem pregar deste verso pelos doze meses seguintes, ainda assim deixariam muito de seu ensino subdesenvolvido.
Estas palavras nos lembram do Espírito Santo. Não é de se temer que tenhamos perdido muito poder em nossas vidas, porque não temos sido suficientemente conscientes do poder do Espírito de Deus?
Quando nosso Salvador comparou as operações do Espírito Santo aos movimentos dos ventos, Ele não nos mostrou quão absolutamente necessários eles são, quão indispensáveis eles são? Imagine um mundo sem ventos! Ora, nós logo estagnaríamos na morte; sem vento qual seria o uso da grande estrada do mar? Mil problemas se seguiriam infinitamente mais do
4
que poderíamos calcular se a partir de então o ar não tivesse movimento. E não haveria vivos sem ventos para respirarem. Sem o Espírito de Deus, a cena seria infinitamente pior. Ó nave da igreja, como você pode acelerar sobre o mar do tempo? As árvores da floresta não mais bateriam palmas; a estagnação do progresso aconteceria; os ossos secos do vale estariam desanexados, e até os odores da rosa de Saron não seriam mais derramados no exterior.
Nós devemos ter o Espírito de Deus! Assim como o Sol da Justiça traz a cura sob suas asas, o Espírito Santo também traz tudo o que vive para todos nós. Adore a terceira Pessoa da Trindade em Unidade, e pense nele muitas vezes com profunda reverência em nossos espíritos, para que nunca trabalhemos, oremos, ou mesmo cantemos um hino sem buscar que Ele mesmo seja a vida do santo compromisso.
Com o objetivo de revelar a verdade sobre o Espírito de Deus, mencionarei primeiro certas lições menores contidas no texto; então a lição do mistério do Espírito Santo; e em terceiro lugar, o mistério do homem que é nascido do Espírito. Pois não é meramente dito: “assim é a obra do Espírito”. Mas “assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. O filho de um mistério é ele mesmo um mistério!
5
I. Primeiro, há certas lições menores a serem ensinadas aqui. O Espírito de Deus é como o vento. Note bem que Sua operação é inesperada; o vento sopra onde deseja, para que você não saiba o que o vento espera. Nesta terra, especialmente, nunca podemos dizer que vento soprará amanhã. Há alguns dias, era o sudoeste e provocou um rápido degelo; mas na manhã seguinte estava quase ao norte, e uma geada estava sobre nós. Podemos muito bem colocar palhetas em nossos prédios públicos, pois sem elas nunca poderíamos dizer, a partir do dia do ano ou da estação do ano, de que ponto o vento viria. Sinto-me grato quando me lembro de que, como o vento, o Espírito Santo sopra onde ele deseja, pois não sei onde ele poderá operar. Talvez amanhã ele possa salvar um príncipe - seria uma coisa inesperada. Outro dia ele pode poupar alguma grande apostasia; quem sabe? Ele pode graciosamente trabalhar sobre a parte mais degradada do povo, ou ele pode lidar com alguns dos nossos grandes comerciantes e trazê-los a seus pés! Aquele que conhece a obra do Espírito Santo deve ter aprendido a esperar o inesperado. A última coisa esperada em Jerusalém era que Saulo de Tarso fosse convertido, mas ele se converteu. E você pode agora esperar que o opositor mais violento do evangelho possa se tornar um troféu de seu poder; e não pode o mesmo vento soprar sobre
6
vocês que vêm aqui simplesmente para ser um espectador de solenidades - dispostos a ouvir o que o pregador tem a dizer, mas não desejosos de serem afetados por isso? Quantas vezes vimos homens e mulheres os menos prováveis, serem os primeiros a serem impressionados por este poder divino?
Ó vento celestial, sopre onde a fraca fé de Seu povo dificilmente ousou pensar que tu podes vir, e onde toda influência tem operado para te calar!
O movimento do Espírito Santo também é como o vento, porque é inexplicável. Quem pode me dizer por que o vento estava no noroeste na segunda-feira ou porque era leste na sexta-feira? Há pessoas que professam nos dizer, mas usam grandes palavras que não significam nada. Como regra geral, a ciência significa um equívoco, hipóteses ou mistificação com palavras longas. As explicações dos pesquisadores modernos são frequentemente mais difíceis de entender do que o fato que requer a explicação. Não sei dizer por que o Espírito de Deus trabalha aqui ou ali; por que a Inglaterra foi favorecida com o evangelho quando outras nações, que estavam à frente da Inglaterra na civilização, ficaram sem ele? Por que as ilhas do mar parecem quase sempre
7
aceitar o evangelho, enquanto os continentes são deixados na escuridão? “Ele não dá conta dos seus assuntos” - considere isso pela sua resposta. É tudo o que Ele te dará. O Espírito Santo move-se como o vento para ter rapidez e liberdade. Nenhum de nós pode levantar o vento. Usamos a expressão, mas o fato está além do nosso poder. O vento vem sem nosso chamado ou direção. Quem dirá se amanhã acordaremos com um degelo ou uma geada forte? O vento surge exatamente do jeito que ele gosta e se move exatamente onde quer. E assim é com o Espírito Santo! Eu concedo a você que a oração como a de Elias pode acorrentar os ventos e manter as nuvens, ou abrir as garrafas do céu e derrubar a chuva - mas é porque o Senhor deseja isso. Ainda assim, o Espírito é absolutamente livre e se move como o orvalho que não permanece para os homens, nem aguarda os filhos dos homens. Se Ele quiser romper amanhã em todo o país com Sua energia divina, Ele não poderá ser impedido! Se, em resposta às orações de Seu povo, Ele deveria estar satisfeito em trabalhar na Índia ou na China, como eu acredito que Ele irá, em breve veremos quão livre é o Espírito abençoado para trazer glória a Deus! O Espírito é como o vento - Seus movimentos não devem ser contabilizados. E, em seguida, o Espírito Santo é como o vento porque Ele é absolutamente
8
soberano. Pregadores raramente gostam de dizer às suas congregações hoje em dia que Deus dá Sua graça de acordo com o seu próprio prazer. Aprendi quando menino que o principal objetivo do homem era glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre. Mas ouço agora, de acordo com a nova teologia, que o principal objetivo de Deus é glorificar o homem e desfrutá-lo para sempre. No entanto, esta é a virada das coisas de cabeça para baixo! A glória de Deus ainda é o fim principal da existência do mundo, e se os homens o admitirão ou não, o Senhor o estabeleceu. “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e terei compaixão de quem eu tiver compaixão.” De modo que “não é daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que se compadece.”
Nenhuma voz é mais feliz do que a minha para pregar a livre salvação de Deus para aqueles que perecem, mas Deus não afundou Sua soberania em Sua generosidade. Jeová ainda reina e o vento sopra onde quer, e não onde o homem quer soprar.
Além disso, o Espírito de Deus é comparável ao vento por causa da variedade de Suas operações. O vento não sopra em todos os momentos iguais. Suave, nos traz calor de verão; forte, nos faz amarrar nossas capas sobre nós enquanto o
9
sopro agudo do inverno nos arrepia até os ossos. O Espírito de Deus opera de maneira diferente em momentos diferentes, de acordo com a necessidade do caso e de acordo com a Sua própria vontade, pois Ele sopra como deseja e onde deseja! Às vezes quase tremi de orar pelo poder do Espírito Santo. Lembro-me de um irmão orando para que pudéssemos ser cheios do Espírito de Deus, e eu era muito jovem então, mas me aventurei a perguntar se ele sabia o que ele queria dizer. Ele olhou para mim com espanto quando acrescentei: “Onde Ele vem, Ele é o Espírito de julgamento e o Espírito de queima.” É uma bênção, sem dúvida, ser cheio do Espírito. Mas quem pode habitar no dia da sua vinda? Como o Senhor Jesus, Ele é como o fogo de um refinador. Poderíamos ter tido o Espírito muito mais copiosamente se tivéssemos sido capazes de suportar Sua maravilhosa obra dentro de nós. Eu sei que ele é um Consolador, mas também sei que o seu leque está em suas mãos. Ele é um pesquisador, bem como um curador, um destruidor do mal, bem como um criador do bem. Assim você vê que o trabalho dele nem sempre é de um só tipo. Uma alma graciosa saiu chorando, de coração partido - o Espírito de Deus havia ferido seu coração. Outro saiu alegrando-se em plena salvação - foi o Espírito de Deus! Um dia a Palavra de Deus vem como um martelo e um
10
fogo - em outras vezes cai como o suave orvalho do céu sobre o coração ressecado. Todas estas são obras do mesmo Espírito. Não julgues, peço-te, para não negar esta esperança humilde ou essa tremenda confiança de ser do Espírito, pois o Espírito opera todas as coisas boas. Ainda que no mesmo indivíduo, o Espírito de Deus trabalha de maneira muito diferente em momentos diferentes. Um dia, Ele nos faz pular como cervos jovens sobre as montanhas, e então Naftali é um louco - o Espírito de Deus está sobre ele! Em outro momento, o verdadeiro profeta está calado e não pode sair; ele está cheio de suspiros e gemidos que não podem ser proferidos, e a palavra do Senhor é como um fogo queimando em seus ossos. Mas o Espírito de Deus é tanto no silêncio quanto na eloquência - possivelmente mais - porque a carne pode ir com o primeiro, mas é o Espírito que opera no segundo.
Não nos julguemos abandonados pelo Espírito de Deus, porque depois dos eventos do Outono, em que nos sentamos sob nossa própria videira e figueira, tivemos noites invernosas de escuridão, sem folhas e sem frutos. Você não sabe que o Espírito de Deus é aquele vento que passa sobre o campo verde quando as flores estão todas florescendo, e a grama murcha, e a flor cai porque o Espírito do Senhor sopra sobre
11
ela? Certamente as pessoas são grama. A obra murcha do Espírito Santo é tão necessária para nosso benefício eterno quanto quando o Espírito, em outro momento, abre os botões daquelas belas flores que derramam seu perfume aos pés do amor. Observe então que, como o vento, Ele varia em seus modos de manifestação.
E observe, ainda, que o Espírito de Deus é como o vento porque Sua operação é manifesta. "O vento sopra onde quer, e você ouve o som dele." Sim, não podemos ver o vento, mas podemos ouvi-lo. Assim você pode ouvir o Espírito de Deus; quando você ouve as Escrituras e lê a Palavra, o Espírito de Deus fala com você. É bom ouvir o Espírito sussurrar no ouvido da consciência quando Ele pressiona as verdades de Deus, e faz a mente sentir seu poder. O mais doce de todos é quando o ouvido recém-aberto ouve o Espírito de Deus falar com sua própria e peculiar voz “ainda pequena”. Então é docemente verdade. "Você ouve o som dela." Meus queridos ouvintes, você sabe alguma coisa sobre isso? O Espírito de Deus operou tanto em você que você reconheceu o som? É um trabalho manifesto - você sentiu isso? Em todos os aspectos, a obra do Espírito de Deus permanece misteriosa e maravilhosa. Os homens não podem nos dizer muito sobre o
12
vento, mas quando o vento sobe para um tornado e leva tudo diante dele, vemos o que o vento pode fazer. Eu gostaria que Deus tivesse um ciclone do Espírito Santo! Que varredura faria de um grande número de edifícios podres que agora estão em pé! Muitas pilhas magníficas voariam diante dele como poeira e palha da eira do verão! Mas o Espírito de Deus trabalha tão gentilmente que Ele dificilmente perturba a lágrima que paira no olho como uma gota de orvalho numa folha de grama, ou se Ele vem com uma força tão tremenda que a infidelidade mais obstinada é varrida diante dele - em ambos os casos, é muito maravilhoso - pois Ele é Deus e trabalha segundo a maneira divina. Eu estou meio inclinado a parar aqui e dizer: “Para o resto do nosso tempo, vamos adorar na presença deste Deus poderoso, que faz segundo o seu prazer, e faz a vontade do Altíssimo para todo o sempre”.
II. Mas devo seguir em diante, em segundo lugar, para considerar a GRANDE LIÇÃO DO MISTÉRIO QUE NOS É ENSINADA PELO SÍMBOLO DO VENTO, QUE É O TIPO DO ESPÍRITO DE DEUS.
Agora, queridos amigos, com relação ao vento, nosso Salvador diz: “Você não pode dizer de onde vem, nem para onde vai.” No entanto,
13
sabemos que vem do leste ou do sul, e segue seu caminho e vai em direção ao oeste. O texto não pode significar que não sabemos a direção do vento ou a direção na qual o Espírito de Deus está se movendo, pois sabemos disso. Sabemos que Ele é um poder que opera justiça e vida eterna. Mas então, não sabemos onde o vento começa a soprar. Ninguém pode explicar onde o vento norte começa. O pagão teve uma ideia sobre o vento saindo de uma caverna, ou de ser solto de uma bolsa. Nós sabemos que isso é apenas um sonho. Não podemos imaginar um lugar onde o vento comece a sua jornada. E não sabemos quando o Espírito de Deus começa a trabalhar no coração de qualquer pessoa, ou mesmo no nosso.
Algumas pessoas estão perturbadas porque não sabem dizer o dia de sua conversão; não deixe que eles se incomodem com essa questão! Mesmo aqueles que sabem que em tal e tal dia deram um passo decidido, e a luz incidiu sobre seu espírito, descobrirão se eles olharem para trás, que uma grande quantidade de experiência graciosa aconteceu antes de sua decisão para preparar suas mentes. para o passo final. Nós não sabemos quão cedo os processos divinos começam dentro de uma alma. Nosso parentesco tem algo a ver com ele. O fato de termos nascido de tais e tais pais piedosos é
14
parte do arranjo da graça divina. Eu não acho que você possa dizer, em relação a si mesmo, quando o primeiro pensamento gracioso foi semeado em você quando primeiro você viveu para Deus. Você pode dizer quando percebeu pela primeira vez que acreditava em Deus, mas havia uma experiência antes disso. Você não pode colocar o dedo em tal e tal lugar e dizer: "Aqui o vento do leste começou", nem você pode dizer: "Aqui o Espírito de Deus começou a trabalhar em mim." Nem sempre podemos dizer o que o primeiro processo foi; um homem ora primeiro ou acredita primeiro? Se ele orar sem fé, ele não será ouvido. Qual vem primeiro, arrependimento ou fé? Um arrependimento que não tem fé nele não é arrependimento; uma fé que não tem arrependimento não é fé. Esses produtos graciosos são como os raios de uma roda, todos se movem ao mesmo tempo! Quando a roda da vida espiritual se move, não podemos dizer qual graça nela se move primeiro. Os processos da graça divina podem, no seu caso, começar com uma alma abatida, e no caso de outra pessoa eles podem começar com o levantamento da fé santa. Nós não podemos dizer de onde vem. Nem podemos sempre dizer os meios exatos de recebermos o Espírito. Você diz que foi pela pregação deste ministro. Seja grato. Mas antes desse sermão, uma pessoa desconhecida fez uma porção de
15
aragem dentro do seu coração. Como um teria semeado se o outro não tivesse arado? Muitos homens que pensam que nunca fizeram nenhum bem vão descobrir no último grande dia que ele fez muito mais do que imaginou, e que ele realizou uma parte essencial do trabalho, embora permanecesse oculto. "Você não pode dizer de onde vem." Igualmente misterioso é o outro ponto de "para onde vai." Sabemos que caminho o Espírito Santo aponta, mas você não pode dizer onde ele vai. Isso é para dizer que modo especial o trabalho dele tomará na pessoa que o recebeu esta noite; se irá em direção a um sentido mais profundo e mais profundo do pecado, e a vida será mais notável por seu arrependimento. Ou se surgirá em uma visão mais elevada e mais elevada de Cristo, e a vida será notória por sua alegria. Você não pode dizer para onde vai. Até onde a graça de Deus pode ir em qualquer homem é impossível para nós dizermos. Que nenhum de nós comece a medir por nós mesmos e diga: “Ninguém pode ser mais santo do que eu. Ninguém pode ter mais graça divina do que eu.” Irmãos e irmãs, você mesmo pode obter dez vezes mais a graça divina que tem agora! Você é apenas um bebê; você não sabe o que a estatura de um homem em Cristo pode ser. O menino convertido há uma semana pode se tornar um Moffat ou um Livingstone; a menina que agora é um crente
16
trêmulo, você não pode dizer o que uma Maria ou um Deus de Ana pode fazer a ela! Você não pode dizer para onde vai o Espírito. Quando o pai de Martinho Lutero ensinou Lutero a respeito de Cristo e orou por ele, ele não podia dizer como o Espírito de Deus iria operar nele, e como o mundo inteiro seria melhor por causa do filho do mineiro. “Você não pode dizer para onde vai.” Oh, se alguns de vocês recebem o Espírito de Deus agora, não posso adivinhar o que isso fará com você! Há possibilidades maravilhosas dormindo dentro do peito de todo homem que recebe o Espírito de Deus.
Caso o Espírito trabalhe em você, você não se conheceria na experiência santificadora de mil anos, e o que são mil anos? Projete-se além dos crescimentos do tempo até o mais grandioso de todos os crescimentos, quando “seremos como Ele, pois o veremos como Ele é”. Mesmo assim, você não alcançou o fim do caminho divino! Você não pode dizer para onde vai. Você ainda está para superar os anjos. Jesus, seu Senhor, é o primogênito e você deve ser um dos muitos irmãos do Primogênito! O progresso sem medida está diante de você. Eu abri a janela - olhe e contemple com o olho da fé o que ainda pode vir da entrada da graça de Deus em seu coração! Você não pode dizer onde o vento norte permanece em seu curso, ou onde o vento leste
17
adormece. Existe tal lugar? Você não viu onde começa, nem pode adivinhar onde terminará, mas mesmo quando estiver em glória, a vida que o Espírito lhe transmitiu aqui será a sua vida.
III. Os últimos minutos devem ser ocupados com a LIÇÃO SOBRE O MISTÉRIO DO HOMEM: “Assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” O homem nascido no Espírito é uma pessoa misteriosa. Somente aqueles que são como ele são podem conhecê-lo. Mas, mesmo eles não o conhecem completamente. E o que é mais maravilhoso, eles não conhecem a si mesmos! Talvez nenhum homem esteja mais espantado com ele do que o próprio homem piedoso. Ele experimentou uma mudança, mas não pode descrevê-lo para você. Ele conhece as coisas em que ele é mudado - os efeitos do Espírito - mas como foi trabalhado ele não sabe. Como ninguém pode dizer nada sobre seu primeiro nascimento, tampouco pode descrever seu segundo nascimento - continua sendo uma operação misteriosa até mesmo para quem passou por ela.
“Oh”, disse alguém para mim: “Senhor, ou o mundo está bastante mudado, ou então eu estou”. Então, de fato, é - tudo mudou! O mundo em si é mudado e, em algumas coisas, parece mudado para pior. Descobrimos que não
18
estamos em casa, embora costumávamos estar. Não nos conheceríamos se nos encontrássemos, e quando, infelizmente, nos encontramos, caímos brigando conosco mesmo - pois não temos um inimigo maior em lugar algum do que nós mesmos! É uma coisa estranha que deveríamos ter que dizer, mas o maior paradoxo que pode existir é um homem regenerado ainda em um corpo que permanece sob corrupção! O homem é uma estranha mistura de velha e nova, natureza e graça, enquanto ele próprio é um mistério para si mesmo; Suas tristezas são um mistério para outras pessoas, e elas não podem entender por que ele está triste. Seu negócio prospera, seus filhos são sob ele, ele tem boa saúde e ainda assim está de luto. E se eles o ouvirem dizer: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Eles respondem: “Este é um homem miserável, embora deva ser o mais feliz dos seres!” Do melhor homem do mundo, ouvimos o mais profundo suspiro de que ele não é melhor. O homem que a graça de Deus pode lhe dar a vitória é o homem que geme na batalha. O mundo não entende isso. Não pode entender como podemos lutar e, ainda assim, estar em paz; como podemos nos separar, mas nunca nos separar da cruz! Como podemos viver morrendo e morrer todos os dias para nunca mais morrermos? O enigma do crente é
19
muito difícil; ele é um mistério quanto a suas tristezas e alegrias - esses são segredos com os quais o mundo não pode interferir. Este é um negócio misterioso - um homem na pobreza, mas rico; um homem aflito, regozijando-se; e um homem sozinho, mas na melhor das companhias! O não regenerado não pode compreender essa pessoa incrível. O homem que vive perto de Deus é um mistério, mais ou menos, em todos os momentos; ele não é tudo o que ele deseja ser, ou tudo o que ele espera ser, mas ele está muito além do que ele esperava ser! Impulsos estranhos movem-no às vezes, de modo que ele faz coisas que ele próprio não pode explicar; ele sente que é obrigado a fazê-las, e ele as faz, e tem a garantia de ter feito corretamente no resultado do que faz. Tenho certeza de que todo filho de Deus que anda à luz de Seu semblante entenderá o que quero dizer quando digo que somos movidos de maneiras singulares; tão movidos que nós mesmos mal sabemos como, mas tão movidos que a Sabedoria é justificada por todos os seus filhos. Estranho é o poder do Espírito Santo sobre o coração do regenerado. E isso se manifesta nas mudanças singulares das quais eles são os sujeitos. O próprio povo de Deus sabe o que é atingir as profundezas e ultrapassar as alturas. Para cima, para cima, para cima, onde o raio inexperiente primeiro abriu suas asas, nós
20
voamos em êxtase, e depois descemos, descemos para os abismos onde monstros marinhos têm seus antros - seres tão estranhos somos nós quando sob o mais alto poder! O vento suspirando entre as árvores ou cantando entre as cordas de uma harpa eólica não é mais estranho do que a experiência de um genuíno filho de Deus! Eu sei o que é correr adiante da carruagem de Acabe com Elias, e temo que sei o que é desmaiar debaixo do zimbro, e preciso ser despertado para que possa partilhar de comida, para que eu possa ir quarenta dias na força dela.
O cristão não se entende, mas suas experiências variadas vão compensar a doença do eu e a afeição de Cristo que é tão desejável. Eu lhe darei duas palavras que você não pode explicar, apenas para mostrar o mistério da nossa humanidade. "Espiritualidade" - agora, consulte seus dicionários e veja se eles o definem. Você sabe o que é - não pode me dizer, e não vou lhe contar, porque não posso. Há outra palavra - "unção". Você sabe o que é. Se você ouvir um sermão que não tem nada, você sabe qual é a ausência dele. Mas quando a unção repousa sobre a Palavra, você pode me dizer o que é? Eu não posso te contar. Mas eu oro para que eu possa ter essa unção. É claro que os ímpios fazem brincadeiras com a expressão, porque não tem significado para eles. No entanto, os
21
filhos de Deus se deleitam. Não espere que o mundo entenda você. Se você fosse do mundo, o mundo amaria o que é seu. Mas, visto que Cristo te escolheu do mundo, não esperes que o mundo te conheça. Se não O conheceram, que era muito melhor e mais claro do que você, como deveria conhecê-lo? E vocês, meus queridos ouvintes, que não nasceram de novo, a quem tudo isto deve parecer uma língua estrangeira - peço-lhe que acredite que há algo que você precisa entender, e que, para entendê-lo, você deve nascer de novo. Que o Espírito de Deus faça com que você sinta, experimente e aproveite este mistério, fazendo com que você conheça o poder daquela palavra graciosa: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado. para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” - se você crer em Jesus, se você olhar para Ele, se confiar nele - se o Espírito Santo lhe deu fé, Ele começou a Sua obra em você, e Ele o levará adiante e o aperfeiçoará para o louvor da Sua glória para sempre. Que assim seja, por amor de Jesus. Amém.
22
CARTA DO SR. SPURGEON
CARO AMIGOS –
"Suficiente para o dia é o mal do mesmo", e, portanto, eu não vou repetir nenhum dos medos que naturalmente prosperam em torno de um choque como eu recebi. O médico diz: "Você pode estar bem em breve desse joelho, mas não se engane, tentando o cérebro até que tenha uma boa chance de recuperação." Eu sei o que ele quer dizer, e eu sinto que devo me submeter para ficar longe de meu trabalho deleitável até que eu possa começar de novo sem absoluta tolice.
Os pontos positivos de todo o assunto são muitos. O nome do Senhor seja louvado pelo esplêndido modo pelo qual, na dolorosa ausência de ambos os pastores, toda a igreja se ateve ao seu trabalho, e a bênção não cessou.
Eu sou aplaudido e consolado por isso. E tenho certeza de que o Senhor tem um grande desígnio de amor para responder pelos carvões de fogo empilhados que queimaram em nosso lar. Ele é bom; como certamente bom no escuro como na luz do sol! Tudo está bem. Embora Ele me mate, ainda confiarei nEle. Talvez pela forma de fraqueza corporal possa vir maior
23
força espiritual! Amor ininterrupto, de seu pastor sofredor,
CH SPURGEON.
Mentone, 17 de janeiro de 1889.

Nenhum comentário:

Postar um comentário