quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A Alma Desmaiada Revivificada


Sermão nº 3510
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Dez/2018
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
A alma desmaiada revivificada / Charles H.
Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2018.
25p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“Quando minha alma desmaiou dentro de mim, lembrei-me do Senhor.” (Jonas 2: 7)
Quando o homem foi feito pela primeira vez, não havia medo de que ele se esquecesse de Deus, pois era seu maior privilégio e prazer ter comunhão com seu Criador. “O Senhor Deus andou no jardim no frescor do dia”, e Adão teve o privilégio de manter comunhão com Deus, talvez mais próximo do que os anjos tinham no céu. Mas o encanto daquela sagrada harmonia foi rudemente quebrado pela desobediência do homem e sua terrível queda!
Desde que nosso primeiro pai experimentou o fruto proibido, que trouxe a morte e todas as suas aflições ao nosso mundo, sua raça mortal tem sido naturalmente inclinada a esquecer Deus. As más propensões de carne e sangue tornaram impossível persuadir o homem a lembrar-se do seu Criador! A queixa de Deus contra os judeus é verdadeira como uma acusação contra toda a família humana. “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel
4
não tem conhecimento, o meu povo não entende.” O homem é tolo - ele foge do bem maior! O homem é perverso - ele vira as costas para a suprema santidade! O homem é mundano - ele esquece o reino de Deus e o mundo por vir. O homem é voluntarioso - ele segue suas próprias vãs imaginações e, com forte rebelião, opõe-se ao seu Deus, para que ele possa seguir seu próprio rumo descabido e gratificar suas paixões devassas! Convencer um homem do seu erro, prendê-lo em suas atividades malignas, recuperá-lo nos caminhos da justiça - isso raramente é realizado sem problemas terríveis e aflições profundas. Alguns homens, é verdade, são trazidos a Deus por meios gentis - são atraídos por laços suaves, mas poderosos. Ainda assim, permanece uma classe muito maior de pessoas sobre as quais esses cordões de seda não exerceriam influência. Eles não devem ser tratados com suavidade, mas devem ser tratados com muita força. O arrombador de fechaduras nunca abrirá seus corações - deve haver o pé de cabra, ou até o aríete para dar uma furiosa canhonada. Alguns corações nunca podem ser capturados para Deus e para a verdade, exceto pela
5
tempestade. Com a espada na mão, a lei de Deus deve escalar as muralhas! Com um relato trovejante, a Palavra de Deus deve derrubar os muros de sua confiança e abrir brechas nos bastiões de seu orgulho, mas mesmo assim eles lutarão e nunca se renderão, até que, sendo levados a um terrível extremo, veem que eles devem render-se de uma só vez, ou ser perdidos para sempre! É com essas pessoas que agora particularmente quero lidar. Há aqueles que se esqueceram de Deus depois de tê-lo conhecido uma vez - e provavelmente não serão trazidos de volta sem grandes problemas. E há outros que nunca conheceram a Deus e nunca perguntarão por Ele a menos que sejam levados ao seu juízo por calamidade, como quando uma grande fome na terra onde ele habitava obrigava o pródigo por falta de pão a buscar a casa do pai. Então eu primeiro tenho que protestar – I. COM O APÓSTATA. Deixe-me, no entanto, antes de eu entrar no assunto com você, descrever um pouco mais minuciosamente os indivíduos que desejo abordar. Não há necessidade de chamar seus nomes - será suficiente se retratarmos seu caráter e descrevermos sua conduta. Há alguns de vocês que costumavam ser membros de igrejas cristãs anos atrás, mas vocês gradualmente recuaram e foram tão imprudentes em sua carreira que
6
finalmente apostataram, e é uma maravilha que vocês não pereceram completamente em seu pecado! Você parecia ter corrido bem no início e, por um tempo, você se segurou no caminho, mas onde está você agora? Bem, você está neste momento presente na casa de Deus e eu confio que a hora de Deus chegou, quando Ele irá encontrá-lo e trazê-lo de volta. O que temos a dizer de Jonas, peço-lhe que aplique a si mesmo. Se a carapuça parece servir para você, coloque-a e use-a, mesmo que seja um boné de tolo - use-o até que você se envergonhe e seja levado a confessar sua tolice diante do Deus que é capaz de removê-lo. e para torná-lo sábio para a salvação! Observem, queridos amigos, que apesar de Jonas se lembrar do Senhor, não foi até que ele entrou no ventre do grande peixe, nem mesmo então, até que sua alma desmaiou dentro dele! Ele não se lembrava do Senhor todo o tempo que estava indo para Jope para encontrar um navio, nem quando ele embarcou naquele navio. Seu Mestre lhe dissera: “Jonas, vá para Nínive”, mas Jonas era um homem forte e decidido. Embora fosse um verdadeiro servo de Deus e profeta, ele fugiu da presença do Senhor. Para Nínive, ele resolveu dentro de si, ele não iria! Ele não podia prever para si a honra de sair da jornada, nenhum aumento de sua reputação, nenhuma
7
deferência que lhe ocorresse entre os orgulhosos assírios, então, desafiando diretamente o mandamento divino, partiu para Jope para tomar uma decisão. Embarcou no navio e fugiu da presença de Deus. Entrou no navio, pagou a passagem e foi descendo o mar para ir a Társis. E tudo isso enquanto ele nunca pensou em Deus. Não é improvável que nesta vasta assembleia possa haver uma mulher que costumava ser membro de uma igreja cristã, mas ela se casou com um homem ímpio - depois disso não havia como ir à casa de Deus, muito menos como manter a membresia da igreja! A loja era mantida aberta no domingo, ou havia uma festa de prazer para se divertir em casa, ou uma excursão para o campo. Tudo isso parecia muito agradável. A inquietude da consciência que ela poderia sentir a princípio esgotou-se como hábito a tornou familiar, até que, ano após ano, essa mulher, que uma vez pareceu ser uma verdadeira serva de Cristo, vive descuidada e indiferente, quase sem qualquer pensamento de Deus! Talvez ela não tenha desistido completamente da oração - ela não podia absolutamente tornar-se inimiga de Cristo, nem ter antipatia por Seu povo - ainda assim, Deus foi esquecido. Enquanto o negócio prosperasse, o marido gozasse de boa saúde e o mundo sorrisse, Deus nunca pensaria nisso.
8
Posso estar enganado em supor que há um homem aqui que, em sua juventude, foi um alto falante, um veemente professor de religião e um companheiro daqueles que temem o Senhor? Mas depois de algum tempo parecia haver uma maneira de conseguir dinheiro mais rápido do que os métodos comuns de trabalho honesto ou mercadoria simples, então ele entrou em uma especulação que logo acabou com os sinais vitais de sua piedade. Seus novos projetos envolviam novos companheiros - em sua comunhão ele sufocou suas antigas convicções e, como ele não faria o papel de hipócrita, ele deixou de fazer qualquer profissão! Talvez tenham passado meses desde que ele esteve em um local de adoração. Mesmo agora ele preferiria não ser reconhecido, pois ele só veio aqui porque um amigo do país pediu a sua companhia para ver o local e ouvir o pregador. Ah, meu caro senhor, é estranho, na verdade, se você é um filho de Deus, você poderia ter andado tão contrário a Deus quanto você andou. E assim também fez Jonas. Eu, então, levanto o seu caso diante dos seus olhos para confortá-lo? Não, mas deixe-me esperar que você aplique a amarga repreensão à sua própria alma e seja levado a fazer como Jonas fez. O tempo todo o navio navegou suavemente sobre o mar, Jonas esqueceu seu Deus. Você não poderia distingui-lo dos piores pagãos a bordo!
9
Ele era tão ruim quanto eles. No entanto, houve uma centelha de fogo entre as brasas, que Deus, no devido tempo, transformou em chamas. Feliz é você, se esta melhor parte de sua experiência deve coincidir com a sua! Tal também era o esquecimento em branco de Jonas, que ele não parece ter pensado em seu Deus durante todo o tempo em que a tempestade assolou, as ondas rolaram e o navio foi sacudido pela tempestade. Os pobres marinheiros pagãos estavam todos de joelhos clamando por misericórdia, mas Jonas estava adormecido no navio, até que o supersticioso capitão se espantou com a sua apatia! “O que você quer dizer, ó dorminhoco! Você não se importa que todos nós pereçamos? Ele desceu e censurou-o, e perguntou-lhe como era que ele podia dormir enquanto os passageiros e a tripulação estavam todos clamando! "Levanta-te", disse ele, "e invoca o teu Deus". Ele foi incitado ao seu perigo e ao seu dever, mesmo por um pagão! Agora talvez haja alguns aqui que tiveram uma série de problemas. Seu marido está morto? Você é uma mulher solteira com uma família para fornecer? Ou você é um viúvo, olhando seus filhos com pena, a quem uma vez você considerou com um orgulho caseiro? Possivelmente você pode ter outra forma de provação. Seu negócio deu errado - você esperava ter grandes lucros com isso, mas encontrou perdas após perdas, até que
10
seu pequeno capital foi disperso. Ainda assim, enquanto a meio a tudo isso você não pensou em Deus. Talvez filho após filho tenha sido tirado de você e ainda assim você não tenha se lembrado de Deus. É realmente porque o Senhor te ame e, porque Ele te ama, portanto, te castiga? Marque minha palavra, você continuará a sofrer perda até perder tudo o que tem e tudo o que contar como querido - e você será levado à morte - mas Ele finalmente te salvará! Se você alguma vez foi dEle, Ele nunca permitirá que você mergulhe no inferno! Mas, oh, será um trabalho árduo para você chegar ao céu! Você será salvo, mas será assim como pelo fogo. Você será salvo como a pele de seus dentes - mal salvo - e a maneira em que você é salvo será uma das coisas mais terríveis para você. Oh, amigo, eu gostaria que você se voltasse enquanto Deus o estivesse golpeando gentilmente, por saber de uma certeza se as varas não o fizerem, Ele virá aos flagelos! E se o flagelo não for suficiente Ele pegará o bisturi - e se o bisturi não o fizer, Ele pegará a espada - e você terá que senti-la, pois, tão certo quanto Deus é Deus, Ele nunca perderá seu filho! Ele cortará aquela criança, por assim dizer, em pedaços, mas Ele salvará sua alma! Ele irá minar sua constituição por doença, e fará com que você se atire no leito de angústia, mas Ele o trará de volta! Oh, que você tivesse a graça
11
de voltar por meios gentis antes que essas ações terríveis sejam tentadas! Então, Jonas não pensou em Deus todo esse tempo. Agora, finalmente, o vaso começa a ranger e parece que ele deve se despedaçar. Então eles lançaram sortes e a sorte caiu sobre Jonas. Ele está prestes a ser jogado no mar. Naquele momento um par de enormes mandíbulas se abriu, fechou novamente e o engoliu. "Onde estou agora?", Diz Jonas, ao ser levado para baixo pelos movimentos desse peixe monstruoso, e sua vida só é preservada por um milagre. Então, oh! Jonas pensa em seu Deus! "Quando minha alma desmaiou dentro de mim." Agora, por que sua alma desmaiou dentro dele? Não foi porque ele pensou: “Agora estou em um caso sem esperança. Eu nunca sairei disto. É uma maravilha não me afogar - é uma maravilha que não fui esmagado por aquelas enormes mandíbulas. Em que caso sem esperança eu estou! Eu vou demorar um pouco, então eu devo morrer nesta prisão horrível do ventre de uma baleia.” Eu ouso dizer que ele pensou que nunca soube de um homem em tal situação antes - nunca que uma pessoa que estivesse viva dentro de um peixe! E como ele deve ter se sentido confortável com nada além do frio profundo ao redor dele. Em vez de roupas, ervas daninhas foram enroladas em sua cabeça. Como seu
12
coração palpitava e sua cabeça doía, sem alegria, sem luz, sem voz amiga, sem socorro, sem ajuda - longe da terra seca, nas profundezas infinitas, sem um companheiro para simpatizar com sua situação estranha! Agora, quando um filho de Deus se desviar, não é de todo incomum que Deus o leve a um estado como esse, uma condição na qual ele não pode evitar a si mesmo - abandonado e sem amigos - sem ninguém que possa aliviar ou ministrar Deus a ele. Enquanto isso, esse pensamento sombrio sempre assombrará sua mente: “Eu trouxe tudo sobre mim!” Você não adquiriu isso para si mesmo? Como uma mulher que deixou a casa de seu marido, abandonou sua casa e traiu seu gentil e terno protetor, que fruto ela pode esperar colher de sua maldade? Quando ela está pronta para morrer de fome, quando o vento sopra através de sua roupa esfarrapada, quando seu rosto está cheio de choro e sua alma está cheia de angústia, ela só tem que se censurar, enquanto ela grita: “Eu trouxe isso para mim! Será que Deus nunca deixará minha alegre herdade, por mais humilde que tenha sido o alojamento? Será que com Deus eu nunca teria abandonado o marido que me amava e espalhou sua proteção sobre mim, por mais ousadamente
13
que ele falasse algumas vezes! Ah, que eu fosse mais escrupulosamente obediente e menos propensa a descontentamento!” O pensamento posterior do pecado - acho que eles chamam de remorso. Assim foi que Jonas pensou em seu Deus quando a vergonha de suas transgressões o dominou! Oh! Quão misericordioso é o nosso Deus nos permitir pensar sobre Ele e voltar-se para Ele quando estamos em uma condição tão lamentável! "Sim", disse um comerciante uma vez a um cliente por cujos favores ele sentiu pouco motivo para ser grato: "Eu sei por que você vem a mim - você foi a todas as outras lojas na cidade para o artigo que você precisa, e você poderia não obtê-lo - e agora você volta para mim a quem você não teve nenhuma boa causa para abandonar. Não te servirei”. Não é assim que o Senhor fala para nós. Ele não se ressente da nossa ingratidão. “Meu filho, meu pobre filho”, diz ele, “embora você tenha gasto seu patrimônio. Embora você esteja alimentando suínos. Embora você seja todo imundo, você ainda é Meu querido filho e Meu coração anseia por você.” Sem uma palavra de repreensão, ou até mesmo um olhar zombeteiro, assim como um pobre pecador volta para a casa do Pai, os braços do pai estão em volta do pescoço e o beijo do perdão é pressionado em sua face. "Eu me lembro bem de você", diz ele, "eu apaguei seus
14
pecados como uma nuvem, e como uma nuvem espessa suas iniquidades." Agora, se há um apóstata aqui - e eu sei que existem vários - só posso esperar que Deus te trará para o perigo de Jonas. Você não terá pena de mim se Ele o fizer! Eu prefiro ser grato a Deus que Ele te trouxe lá, porque eu vou saber, então, que Ele tem alguns projetos de amor para com você! Mas quando você entrar nas regiões de desespero, faça como Jonas fez - pense em seu Deus! O que? Algum de vocês se opõe? Você imagina que pensar em Deus te tornaria pior? Bem, pense que você já foi seu filho, e pense novamente que Ele encontrou você e sabe onde você está! Jonas sentiu que Deus sabia onde ele estava, porque Ele havia lhe enviado o peixe. Deus conhece o seu paradeiro, minha boa mulher! Ele sabe em que quartos você está agora, meu companheiro pecador! Lembre-se também de que você ainda está vivo! Que maravilha é que você ainda tem permissão para ouvir a voz que diz: “Volte, volte, oh apóstata, volte!” Deus é imutável - Ele não pode mudar. Sua aliança é firme - Ele não a alterará. Se Ele já o amou uma vez, Ele te ama agora. Se Ele te comprou, Ele terá você! Volte para ele, então! Ele ainda é seu marido. Retorna! Retorna! Ele
15
ainda é seu pai - volte! Retorna! Mas, oh, meu ouvinte, talvez você não tenha pretensões de ser um filho dele! Talvez você tenha interpretado o hipócrita e tenha feito profissão em sua própria força. Você se afastou da companhia daqueles que temem o Senhor porque você nunca foi verdadeiramente convertido! Se é assim, que a misericórdia que Deus mostra aos pecadores encoraje-o a clamar a Ele! E que Ele te parta em pedaços agora com o martelo da Sua Palavra. Assim Ele pode salvar você e assim o Seu louvor será extremamente grande em sua salvação! Embora eu tenha tentado, assim, alcançar o desviado, é bem provável que eu tenha perdido meu alvo, honesta como foi minha intenção. Oh, parece tão terrível que qualquer um de vocês pereça em seus pecados e que conheçam o caminho da fuga! Alguns de vocês foram banhados nos joelhos da piedade. Há aqueles agora no céu que olham para você e podem chorar, você pode sentir suas lágrimas caindo em sua testa! Você sabe muito bem que foi-se o tempo quando a esperança de um mundo melhor lhe proporcionava algum tipo de conforto e alegria. Você não acha, pelo menos, que você estava fingindo piedade, mas que se considerou um pecador! Pela compaixão do Altíssimo, pelo amor de Deus, peço que parem! Não beba a taça de demônios depois de ter
16
bebido a taça do Senhor, e não dê essa alma à condenação que uma vez pareceu ser uma boa recompensa pela salvação! A vida eterna é um prêmio muito rico para brincar! Que o Espírito de Deus faça o que eu não posso! Que Ele envie essas coisas para as pessoas a quem elas são destinadas! E agora temos, em segundo lugar, que lidar com os descuidados, os desregrados, com ... II. Aqueles que nunca foram despertados - morais ou imorais no cálculo do mundo. Jonas não se lembrava de Deus até que sua alma desmaiou dentro dele. E o pecador imprudente, como regra, nunca se lembra de Deus até sob o estresse da lei, ou a angústia da dor e da penalidade; sua alma está pronta para desmaiar dentro dele. Agora espero que alguns de vocês sejam levados a sentir essa fraqueza. Que tipo de fraqueza as pessoas que estão sob a disciplina sagrada do Espírito de Deus geralmente sentem? Há fraqueza de horror em sua condição atual. Eu posso imaginar uma pessoa deitada na beira de um penhasco e adormecer. Ao acordar de repente, tendo-se movido durante o sono, ele se encontra a uma polegada do precipício e olha para baixo e vê, bem abaixo dele, as rochas pontiagudas e o mar revolto. Como seus nervos tremiam quando ele percebeu sua posição e seu perigo! Muitos
17
pecadores abriram seus olhos para discernir seu terrível perigo. Ele de repente despertou para descobrir que está à beira da ira eterna, de pé onde um Deus irado está acenando com uma espada terrível e com certeza para mergulhá-la em seu coração em pouco tempo! Toda pessoa não convertida aqui está equilibrada sobre a boca do inferno em uma única prancha, e essa prancha está podre! Ele está pendurado sobre as garras do inferno por uma corda - e os fios dessa corda estão se rompendo a cada momento! Se um homem faz, senão apreender isso e sentir isso, eu não me pergunto se ele desmaia. A fraqueza, além disso, surge de um pavor de horrores ainda por vir. Quem pode conceber o afundamento dos pobres passageiros a bordo daquele navio que tão tarde afundou no mar aberto, com a perspectiva de ser engolido vivo, e afundando eles não sabiam onde! Não seria fácil, alguém poderia pensar, evitar desmaiar numa época em que tal desgraça fosse iminente. Então, quando Deus desperta a alma pelo barulho da tempestade, ela olha e vê o oceano da ira divina prestes a engoli-la. Os gritos de espíritos perdidos a apavoram e dizem a si mesmos: “Eu logo me misturarei com esses gritos! Minha voz ajudará os gemidos de sua dolorosa companhia em pouco tempo! Eu serei expulso de Sua presença com uma espada de
18
fogo nos calcanhares antes de muitas horas terminarem.” Então a alma desmaia de susto ao pensar no julgamento vindouro. A alma do pecador é desmaiada também por um sentimento de fraqueza. "Eu não posso fazer nada para evitar a catástrofe" parece ser a ideia principal de uma pessoa quando ela desmaiou. Sobre o pecador desperto, surge essa sensação de fraqueza. Quando um pecador não se conhece, ele pensa que ser salvo é a coisa mais fácil do mundo. Ele supõe que vir a Cristo para obter a paz é uma questão que pode ser feita tão prontamente quanto se estala os dedos! Mas quando Deus começa a lidar com ele, ele diz. “Eu acreditaria, mas não posso!” E ele grita: “Oh, Deus, acho que a fé é tão impossível para mim quanto guardar a Sua lei! Ajude-me!” Uma vez ele pensou que poderia se reformar e tornar-se tão santo quanto um anjo, mas agora ele não pode fazer nada, e clama em fraqueza: “Oh, Deus, que criatura pobre e desamparada eu sou!” E, em seguida, às vezes, virá sobre ele a fraqueza de um tipo que devo chamar de horrível. Bem eu me lembro quando eu estava nesse estado! Achei que desistiria da oração porque parecia inútil orar e, no entanto, não pude deixar de orar! Eu devo orar e ainda assim senti que não
19
orei. Eu pensei que não iria mais ouvir o evangelho - não havia nada para mim - e ainda assim havia um fascínio pela pregação do evangelho que me fez ir e ouvir! Ouvi dizer que Cristo foi muito gentil com os pecadores, mas não pude acreditar que Ele seria gracioso comigo. Pouco importava se eu ouvia uma promessa ou uma ameaça, mas gostava mais das ameaças. As ameaças me pareceram o que eu merecia e provocaram algum tipo de emoção no meu peito. Mas quando ouvi uma promessa estremeci com um sentimento sombrio de que não servia para mim - já me sentia condenado. As dores do inferno se apoderaram de mim, tão torturada foi a minha alma com os pressentimentos de uma desgraça sem fim! Eu ouvi, no outro dia, que um jovem ministro se tornou um infiel, e eu orei por ele. O que você acha que foi o peso da minha petição? Eu orei para que Deus o fizesse sentir o peso da Sua mão; pois não posso imaginar que um homem que uma vez sentiu o peso da mão de Deus possa depois duvidar do seu ser, da sua soberania ou do seu poder! Acreditem em mim, irmãos e irmãs, existe uma angústia inexprimível que um homem não suportaria por muito tempo sem se tornar absolutamente insano - e que Deus faz algumas
20
pessoas sentirem para esmagar seu amor ao pecado, para purificá-los de seu egoísmo. justiça - e trazê-los para um senso de sua dependência dEle! Alguns homens nunca podem ser trazidos de outra maneira. Eu posso estar me dirigindo aos pacientes que estou descrevendo. Eu sinceramente espero que eu esteja. Você está sentindo a mão de Deus. Todo o peso dela repousa sobre você - e por baixo você é esmagado - como uma mariposa que é esmagada sob o dedo. Agora eu tenho uma mensagem de Deus para você. Quando Jonas estava no seu caso, ele se lembrou de seu Deus. Diga-me, o que você diz, pobre coração - o que você diz para lembrar do seu Deus? O caso que vou descrever não é exatamente o de John Newton, mas é a partir de sua experiência que recolho minha ilustração. Há um jovem com um pai muito bom, um pai santo. À medida que o jovem cresce, ele não gosta de seu ofício - ele não pode suportar, então ele diz a seu pai: “Enquanto eu sucumbir ao seu governo, eu quero ter meu próprio caminho. Outras pessoas se divertem e eu também quero me divertir. E como não posso fazê-lo sob o seu teto, seguirei minha fantasia em outro lugar.” Ele vai para o mar. Quando ele está no mar, ele descobre que tudo não é exatamente do seu gosto - o trabalho que ele tem que fazer é muito
21
diferente do que ele estava acostumado. Ainda assim, ele não recua. No primeiro porto que ele alcança, ele solta suas paixões. “Ah”, diz ele, “esta é uma vida alegre! Isso é muito melhor do que estar em casa com meu pai e ser mantido amarrado aos cordões de avental da minha mãe todos os meus dias! Eu digo que uma vida feliz é o que me convém, senhor!” Ele embarca novamente, e onde quer que o navio o coloque, cada porto se torna uma saída para seus vícios. Ele é um menino raro para jurar e beber, e quando volta à Inglaterra não tem palavras muito amargas para proferir contra a religião em geral e contra os escrúpulos de consciência do pai em particular! Acontece que um dia vem uma tempestade terrível. Ele tem que tomar um longo tempo nas bombas e quando isso acabar, ele deve começar a bombear de novo, pois o navio está pronto para afundar e todo homem deve se esforçar nele hora após hora. Há um vento forte e uma tempestade pesada. Por fim, dizem-lhes que nada pode salvá-los - há demolições à frente e a embarcação estará em terra! Ele se agarra ao mastro e flutua a noite toda, e no dia seguinte, e no outro, com uma leve esperança de vida, ele tem algumas contrações de consciência agora - ele não pode deixar de pensar em seu pai e mãe. No entanto, ele não será quebrado por uma ninharia. Ele tem um coração duro e ele não cederá ainda. Ele cai na
22
praia e encontra-se entre um povo bárbaro. Ele é cuidado pelos bárbaros - eles lhe dão comida, embora sua refeição seja escassa - e ele está atualmente pronto para trabalhar como escravo. Seu mestre é duro para ele e a esposa de seu mestre é especialmente cruel. Ele recebe pouco para comer e muitas vezes é espancado. Ainda assim, ele aguenta e espera por dias melhores. Mas, meio faminto trabalhou duro, e sua saúde corporal e sua energia mental são reduzidos a um grau baixo. Nenhuma maravilha que a febre o alcançasse. Quem tem ele para cuidar dele? Que amigo para cuidar dele? As pessoas o tratam como um cachorro e não dão atenção a ele. Ele não pode se mexer nem se mover. Em vão, ele anseia por uma gota de água na calada da noite. Ele sente que deve morrer de sede. Ele levanta a voz, mas não há ninguém para ouvi-lo. Para seu apetite lamentável, não há resposta. Então é que ele pensa: “Oh, Deus, se eu pudesse voltar para o meu pai!” Então é quando ele está na última extremidade; que ele pensa em casa. Agora, o que aconteceu no caso de John Newton vai acontecer, e aconteceu, no caso de muitos pecadores. Ele nunca voltaria para Deus, mas finalmente sentiu que não adiantava tentar em outro lugar. Ele foi levado a expressar desespero. Nesse dilema, seu coração disse: “Oh, que eu possa encontrar o Senhor”.
23
Ouça, agora, vou contar uma história. Muitos marinheiros estavam indo para o mar. Quando estava prestes a começar a viagem, o dono disse: “Lá! Eu comprei um bote salva-vidas. Coloque-o a bordo”. Eles respondem: “Não, nunca! Nós não acreditamos em botes salva-vidas! Eles são coisas novas. Nós não os entendemos e nunca usaremos um deles.” “Coloque-o a bordo e deixe-o ficar lá”, diz o capitão. “Bem, capitão”, diz o contramestre, “um bobo e tolo, não é? Não consigo imaginar o que o dono quis dizer com colocar isso a bordo.” Os velhos tarsos, ao caminharem pelo convés, dizem para si mesmos: “Ah, nunca vi uma coisa assim em toda a minha vida! Pense no velho Ben Bolt levando um bote salva-vidas com ele! Não acredite em tais geringonças!” Hoje em dia surge uma brisa forte, um vendaval - um furacão - um furacão perfeito! Agora baixe o bote salva-vidas, capitão. "Não! Bobagem! Deixem o bote salva - vidas! Não, os outros barcos desceram, mas eles um após o outro emborcam. Eles trazem outro - ele não pode enfrentar a tempestade. Lá vai ele, na crista das ondas e ele foi para cima, na parte superior! Está tudo acabado com eles! "O que vamos fazer, capitão?" "Tente o bote salva-vidas, contramestre." Só isso. Quando toda embarcação sumir, quando todos os outros barcos forem lavados ao mar, e quando o navio estiver afundando, eles irão para o bote salva-
24
vidas! Que assim seja. O Senhor leva todos os seus barcos ao mar. Que agrade a Deus destruir seu barco! Que ele arrefeça toda a madeira e faça você ir para o bote salva-vidas. Temo que alguns de vocês nunca se aconselhem até chegar à crise! Que venha então uma tal tempestade que você será levado a ir a Cristo! Isso feito, não há tempestade que você precise ter medo. Feito isso, deixe a tempestade mais alta rugir, você está seguro! Você tem Cristo no barco com você! Mais duas ou três palavras e eu concluo. Deus te ve o prazer de dar ao Seu amado Filho, Seu único Filho, à morte mais terrível, não pelos justos, mas pelos pecadores! Jesus Cristo veio ao mundo para buscar e salvar o que estava perdido. Se você é um pecador, você é o tipo de pessoa que Cristo veio salvar. Se você é um perdido, você é o tipo de homem que Jesus Cristo veio procurar. Deixe sua tristeza presente confortá-lo, porque é uma indicação de que você é o tipo de pessoa que Cristo abençoará! Deixe seu desespero livrá-lo do desespero, pois quando você se desespera, há esperança para você. Quando você não pode fazer nada, Deus fará tudo! Quando você está vazio de seus próprios conceitos, há espaço para Cristo entrar em seu coração. Quando você está despojado, as vestes de Cristo são fornecidas para você. Quando você está com fome, o pão que vem do céu é provido para você. Quando você está com
25
sede, a água da vida é sua. Permita que essa desilusão, esse terror, esse alarme, esse desmaio, essa sua fraqueza apenas o leve a dizer: “Eu sou convidado por Cristo a ir a Si mesmo. Eu irei para Ele, e se eu perecer, eu perecerei somente lá.” E se você confiar em Jesus, nunca perecerá, nem qualquer um te tirará da Sua mão. Que você confie nele aqui e agora! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário