terça-feira, 26 de março de 2019

Os verdadeiros Ditos de Deus


Sermão nº 3144
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Mar/2019
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
Os verdadeiros ditos de Deus / Charles H.
Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2019.
24p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” (Apocalipse 19: 9)
Antes de usar nosso texto em um sentido mais amplo, é nosso dever pela reverência pela Palavra de Deus expor esta curta sentença em sua conexão imediata, pois o anjo aqui declarou que certas coisas que haviam sido ditas na audição de João eram “os verdadeiros ditos de Deus.” Você observará que ele ordenou que o apóstolo “escrevesse” o que ele tinha ouvido. Era tão pesado que João não confiava simplesmente em sua memória. Era tão necessário que deveria ser lembrado que ele tinha que registrá-lo para que pudesse ser transmitido às gerações futuras. “Escreva”, disse o anjo, e então, como se quisesse dar a João razões para escrever - razões pelas quais essas verdades de Deus deveriam ser registradas permanentemente - ele acrescentou: “Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. Quais eram essas verdadeiras palavras? Não me alongarei muito sobre elas, mas apenas aludirei apressadamente a elas.
O primeiro que aparece neste capítulo é o grande fato de que Deus julgará e condenará a igreja prostituta. Existem duas igrejas no mundo hoje. Uma é a Igreja de nosso Senhor Jesus
4
Cristo composta de crentes nEle que adoram a Deus em espírito e em verdade, cujo credo é a Palavra de Deus e cujo poder para a vida e serviço é o Espírito de Deus que habita em nós. Há outra igreja - você sabe que nome vergonhoso é aplicado a ela neste capítulo - e também sabe que ela merece ser chamada por esse nome, porque ela de fato corrompeu a terra com sua fornicação. Na antiga época judaica, a idolatria era chamada de prostituição espiritual - e há milhões de idólatras diariamente se curvando diante de imagens, trapos e ossos que deviam ter sido enterrados na Terra há muito tempo. A Igreja de Roma parece ter reunido todas as relíquias das idolatrias de outras épocas e depois tê-las encoberto dizendo que uma substância que é apenas pão antes que o “sacerdote” a consagra, se torna Deus depois e depois o idólatra come deus - uma peça monstruosa de blasfêmia e superstição indigna do próprio Maomé! Essa é a igreja prostituta que Deus certamente julgará. E quando ele julgar, terrível será esse julgamento! Entre as coisas tremendas do último dia estarão a total destruição desta “mãe das meretrizes e abominações da terra”. Saia de fora dela, ó povo, para que não seja participante de suas pragas, porque terríveis serão as suas pragas no dia em que o Senhor vingar sobre ela o sangue de todos
5
os Seus santos e mártires que ela matou. Este, então, é um dos “verdadeiros ditos de Deus”.
A próxima afirmação verdadeira diz respeito ao reinado glorioso e universal do grande Deus. Pois João ouviu, por assim dizer, a voz de uma grande multidão e como a voz de muitas águas, e como a voz de poderosos trovões dizendo: “Aleluia: porque o Senhor Deus onipotente reina.” Houve uma longa guerra entre Deus e ídolos de vários nomes. Entre os ídolos antigos estavam Baal e Astarote e Dagom - mas todos tinham que se curvar diante de Jeová. Então Júpiter, e Saturno, e Vênus e Marte foram adorados como divindades pelos pagãos. E agora muitos deuses e senhores ainda dominam uma grande parte do intelecto humano. Mas todos eles estão condenados a cair e o único Criador invisível do céu e da terra, onipotente e eterno, ainda reinará em todo o universo sem um rival! E então será ouvido novamente aquele grande grito que João ouviu durante a maravilhosa revelação na Ilha de Patmos. "Aleluia: porque o Senhor Deus Onipotente reina." Nunca imaginemos que o trono de Deus está em perigo! Jamais imaginemos que a verdade de Deus pode ser derrotada. A verdade é filha de Deus e Ele a cobre com Seu grande escudo e luta por ela com Sua onipotência invencível! Não trema pela arca de Deus - não se desespere nem
6
se desanime - o Senhor vencerá todos os poderes do mal! Este também é um dos “verdadeiros ditos de Deus”.
A próxima palavra verdadeira foi que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus - assim chamado por causa do sacrifício expiatório que Ele apresentou no Calvário - terá uma recompensa completa por todos os Seus sofrimentos - “Porque o casamento do Cordeiro chegou, e Sua esposa se preparou ... Bem-aventurados são os que são chamados para a ceia das bodas do Cordeiro.” Jesus Cristo veio a este mundo para encontrar seus amados. E Ele os encontrou em cativeiro - e tendo sobre Si sua natureza, Ele se tornou seu parente mais próximo - e então, de acordo com a lei antiga, Ele os redimiu e os comprou para Si - e Ele abraçou a Si mesmo todos aqueles que confiam nele. Todos os que nEle creem, em qualquer igreja visível, constituem a única Igreja de Jesus Cristo que Ele redimiu dentre os homens com Seu precioso sangue. E nos últimos dias Ele terá essa Igreja para ser Sua recompensa. No presente, Cristo tem apenas uma recompensa pobre por todos os Seus sofrimentos. Comparativamente poucos reverenciam Ele. Seu povo é um povo fraco e disperso, mas haverá dias em que o Senhor Jesus Cristo terá todos os que Ele comprou com Seu sangue. Ele terá para Si a todos a quem veio
7
salvar. Ele não ficará desapontado - “Ele não falhará, nem ficará desanimado”. O Senhor recompensá-lo-á abundantemente por todas as suas agonias. "Ele verá do trabalho de Sua alma e ficará satisfeito." Este também é um dos "verdadeiros ditos de Deus". Esta afirmação verdadeira também declara que nos últimos dias, quando Cristo vier novamente a esta terra, para encontrar a Sua Igreja aqui. Ele trará com Ele uma parte dessa Igreja e Ele encontrará aqui parte daquela Igreja que será Sua noiva para todo o sempre. Uma descrição da pureza que é a sua glória é dada no versículo que precede nosso texto - “E a ela foi concedido que ela fosse vestida de linho fino, puro e branco; porque o linho fino é a justiça dos santos”, porque a Igreja de Cristo será disposta como noivas que devem estar nas vestes de luz e pureza. Ela também será castamente organizada - não como a igreja prostituta, em púrpura e escarlate - mas “em linho fino e branco”. A Igreja de Cristo será uma Igreja pura, uma Igreja simples, uma Igreja humilde e sim, para tudo isso, uma bela igreja aos olhos de Jesus Cristo! Ela será uma Igreja perfeita e sua beleza será sua justiça. E onde ela obterá essa justiça? Diz-se que será dado a ela. Não será qualquer justiça que ela tenha fabricado, pois cada um de seus membros tem o mesmo desejo que Paulo tinha quando escreveu: “Para que eu possa ganhar a Cristo, e
8
ser encontrado nEle, não tendo minha própria justiça, que é da lei, mas aquela que é pela fé de Cristo, a justiça que é de Deus pela fé.” A Igreja de Deus, então, quando Cristo a recebe como Sua noiva, será vestida na justiça imputada que vem a ela pela fé! É a justiça que Jesus Cristo deu a vida para executar, a justiça que nunca teve uma mancha sobre ela, porque Jesus Cristo é feito para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção. Oh, bendito seja Deus por este fato glorioso de que Jesus Cristo terá uma Igreja desse tipo para sempre! Esse também é um dos “verdadeiros ditos de Deus”. O ponto prático a ser lembrado é este: esforcemo-nos para chegar o mais longe possível da chamada igreja descrita no capítulo 18. Se você ler esse capítulo, não poderá confundir a igreja a que se refere, pois o retrato é uma fotografia! Aproxime-se tanto quanto puder do mistério da iniquidade! Shun Sacramentarianism como você evitaria a praga! Abomine o sacerdócio como você faria com o próprio Satanás! Afaste-se de toda idolatria e adore somente a Deus. Mantenha-se fiel à Bíblia e renuncie a tudo que é da invenção do homem. Apegue-se ao ensino simples da Palavra de Deus, na doutrina, na prática, nas ordenanças e em tudo. Apegue-se, de fato, à pura Igreja de Jesus Cristo. Se você me perguntar onde pode encontrar essa Igreja, eu posso dizer que você pode encontrar parte dela aqui e partes dela
9
espalhadas por toda a terra e por uma grande parte do mundo. Os crentes em Cristo são conhecidos do Senhor, porque conhece os que são seus. Eles não são como os outros, pois receberam uma luz e vida espiritual interior. Eles não se importam mais com o mundo nem com a religião do mundo. Eles procuram andar onde Jesus Cristo marcou o caminho com Seus próprios pés perfurados - “Estes são os que seguem o Cordeiro aonde quer que Ele vá”. Esta é a Igreja que ama a justiça de Cristo; a Igreja que prega Cristo, seu grande marido e Senhor; a Igreja que magnifica seu sacrifício expiatório; a Igreja que acredita em Seus méritos - não em méritos humanos - e que confia em Sua morte e não em qualquer coisa que os homens possam fazer para se salvar! Agarre-se a essa Igreja, amado! Seja contado com isto, não durma para seus olhos, não adormeça para suas pálpebras até que você saiba que você está entre aquelas pessoas a quem é concedido o privilégio de vestir a justiça de Cristo como “linho fino, puro e branco”. O Senhor conceda que naquele dia divisório, nenhum membro dessa assembleia seja expulso com a besta e o falso profeta, mas que todos sejamos encontrados com a noiva, a verdadeira, escolhida, casta e pura Igreja de Jesus Cristo que se esforçou para segui-Lo através de más notícias e bons testemunhos, nunca se curvando aos pés dos reis, nunca
10
aceitando seus dons oferecidos, mas permanecendo fiel a Deus e a Cristo em todos os seus dias!
Tendo falado assim sobre o contexto desta passagem, desejo agora abordar você, por um curto período de tempo, sobre essas palavras, pois elas se referem a todo o cânon da Escritura. Eu posso tomar este livro abençoado, toda esta Bíblia inspirada, e dizer do seu conteúdo: "Estas são as verdadeiras palavras de Deus". Eu quero fazer duas observações. A primeira é que alguns desses ditos já foram provados como verdadeiros. E o segundo é que o resto deles estamos totalmente seguros que são verdadeiros.
I. Primeiro, então, ALGUNS DOS GRANDES DIZERES NESTE LIVRO, PROVAM SER VERDADEIROS. Não há nada como provar, manipular, provar e provar por nós mesmos o que encontramos nas Escrituras! Entre outras coisas, este livro diz que o pecado é um mal e uma coisa amarga. Alguns de nós provaram que isso é verdade, porque o pecado se tornou, quando fomos despertados pelo Espírito de Deus, nossa praga, nosso tormento, nossa maldição - e até agora, embora Deus tenha perdoado os pecados de tantos de nós que cremos em Jesus Cristo, nunca pecamos sem
11
sofrer ferimentos como resultado disso. Eu pergunto a qualquer filho de Deus aqui se ele já foi um vencedor real do pecado. O pecado sempre foi algo para você, amado, senão uma perda - um mal por completo? Você não se entusiasmou por isso muitas e muitas vezes? E você não diz: "De todas as coisas ruins que já vieram do inferno, não há nenhuma que possa corresponder ao pecado"? Sim, nós provamos que esta declaração de Deus é verdadeira. Mas mais agradável de falar é outra palavra verdadeira de Deus que nos diz que o sangue de Jesus Cristo fala de paz para a consciência. Este livro nos fala que o sangue de Jesus fala melhor que o de Abel. Ele nos diz que, “sendo justificados pela fé, temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo”. Eu o coloco para aqueles que foram justificados pela fé - aqueles que testaram o poder do precioso sangue de Cristo - não te deu paz com Deus? Minha testemunha é que nunca soube o que significava paz de consciência até saber o que o sangue do Salvador havia feito por mim. Não há paz como a paz que vem da confiança em Jesus! É “a paz de Deus, que excede todo entendimento”, que guarda nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Não, mais - o precioso sangue de Jesus, quando aplicado ao coração pelo Espírito Santo, não apenas dá a paz, mas dá uma alegria divina e uma alegria santa, como a palavra diz: “Nós
12
também nos regozijamos em Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a expiação”. Apelo à sua experiência - não é assim? Você não provou que a palavra de Deus é um verdadeiro ditado? Ai sim! Há dezenas e centenas, e até milhares aqui, que podem repetir este ditado e acrescentar: “Em verdade, sabemos que isso é verdade em nossas próprias almas!” Além disso, Deus nos disse em Sua palavra que há um poder de purificação na fé. e esperança e amor e todas as outras graças cristãs. “Esta é a vitória que vence o mundo, a saber, a nossa fé.” “Todo homem que tem essa esperança nele se purifica.” Eu coloco para você que tem fé e esperança - você nem sempre achou isso na proporção que você tem estas graças em exercício ativo, você pode vencer o pecado? Talvez você tenha algum pecado assediador. Em caso afirmativo, você nem sempre conseguiu pisá-lo quando ficou ao pé da cruz? Quando você esteve cheio de amor a Jesus, você também não foi mais vitorioso sobre suas corrupções internas e mais firme em resistir às tentações externas? Eu sei que é assim! E há alguns de nós em quem a graça de Deus operou tão grandes maravilhas - mudando-nos do que uma vez fomos, virando-nos de dentro para fora, fazendo-nos novas criaturas - que, se fôssemos encontrar nossos velhos egos amanhã, não nos conheceríamos! Quando os homens nos dizem
13
que o evangelho não é o poder de Deus para a salvação, perguntamos a eles como, todos os dias da semana ouvimos falar de bêbados recuperados, os impuros feitos puros, os ladrões honestos e pessoas de temperamento detestável gentis e amáveis? E como é que muitas vezes ouvimos falar da conversão de um marido e pai - e que a esposa e os filhos em casa testemunham que a conversão não é farsa, mas fez a casa não mais ser um pequeno inferno, mas mais como um céu na terra? Dizemos que a doutrina que pode fazer essas mudanças nos homens não pode ser uma doutrina inverídica!
Quando tenho sido perturbado pelo ceticismo, tive que me curar dessa maneira. Eu me levantei e olhei para a abóbada estrelada do céu e disse: “Bem, uma coisa sobre a qual tenho clareza e que não posso duvidar é que existe um Deus. Todos esses mundos maravilhosos não cresceram - alguém os criou. E há outra coisa sobre a qual eu sou claro - e é que eu amo esse Deus, quem quer que ele seja, e que eu creio que Ele seja um ser puro e santo! E eu quero ser o mesmo que Ele e qualquer que seja o lado em que Ele esteja, Eu estou do lado dele! Sinto uma honra e reverência por Ele e desejo segui-Lo naquilo que é bom e no que é verdadeiro. ”Então eu digo a mim mesmo:“ Eu sempre me senti assim? ”E eu respondo: “Não, eu não. Agora,
14
aquilo que me faz colocar-me lado a lado com Deus para aquilo que é bom e verdadeiro - aquilo que me faz amar a Deus não pode ser uma mentira - deve ser verdade! E como foi o evangelho de Jesus Cristo que operou essa mudança em minha alma, esse evangelho é verdadeiro!” E assim eu volto novamente em terreno pedregoso firme para minha própria alma descansar. E o que eu disse sobre mim mesmo é o testemunho de todos que conhecem o Senhor. Sua fé em Deus teve uma influência santificadora sobre eles e assim eles sabem, em sua própria experiência, que esta declaração de Deus é realmente verdadeira!
Outro dos "verdadeiros ditos de Deus" é este. Ele disse: “Peça e te será dado; procura e encontrarás; bata e te será aberto”. Fizemos como Ele nos ordenou e assim provamos a eficácia da oração. É muito bom zombar das respostas à oração, como alguns fizeram, e propor vários testes que ninguém poderia aceitar a menos que fossem idiotas - mas a questão não pode ser descartada dessa maneira. Há pessoas honestas aos milhares que juram que Deus ouve suas orações. Não ouve a oração? Se alguém dissesse para mim: "Você não tem olhos, não tem cabeça, não tem braços, não tem pernas", eu diria a ele: "Não sei como posso convencê-lo de que tenho todas essas partes do
15
corpo humano se você olhar para mim e depois repetir sua afirmação, mas tenho absoluta certeza de que tenho todas essas coisas.” E se alguém me disser: “Deus não ouviu suas orações”, eu respondo: “Ora, ele as ouve todos os dias! Recebo respostas à oração tão constantemente que não posso duvidar do fato, mais do que posso duvidar de minha própria existência ”. E eu não sou solitário neste assunto. Eu sou menos que o menor de todos os servos de Deus - e há muitos homens que são poderosos em oração, homens que têm a vontade de Deus, que vão a Ele em segredo e perguntam o que querem - e isso é dado a eles. Eu poderia mencionar seus nomes, mas não vou. Mas mesmo nós que estamos entre os mais fracos do povo do Senhor podemos contar muitas respostas à oração que recebemos. Muitas pessoas escrevem para pedir que eu ore por certos casos especiais. Não sei por que eles fazem isso, pois minhas orações não podem ter mais efeito do que as suas. E muitas vezes recebo cartas com agradecimentos gratos pelas respostas que foram dadas às orações que eu coloquei para os outros - e todas essas pessoas não são tolas! Alguns deles são pessoas tão inteligentes que são considerados líderes em seus vários círculos! E outros, de qualquer forma, conseguiram levar uma vida cristã honesta, sóbria e consistente. E eles acreditam
16
que se eles puderem unir suas orações com os de outro irmão em Cristo, o Senhor concederá seus pedidos - e Ele o faz constantemente! Eles não são enganados por suas próprias fantasias ou imaginações. Algumas pessoas dizem: "São meras coincidências que você chama de respostas à oração". Bem, chame-as de coincidências se quiser, mas para nós elas não são essas coisas, sejam elas quais forem, para você! E enquanto oramos e a resposta vem - seja por coincidência ou não, isso não importa muito para nós - contanto que realmente recebamos a resposta e somos obrigados a nos regozijar em nossas almas e a bendizer a Deus por ouvir nossas súplicas! Temos repetidamente provado que existe um Deus que ouve a oração - e a promessa de ouvir e responder a oração está entre os “verdadeiros ditos de Deus”.
Ainda, sabemos que é de acordo com o ensinamento da Palavra de Deus que a fé vai sustentar o seu povo no tempo de angústia e provação. Esta verdade nós temos, nós mesmos, provamos e temos visto isto ilustrado em outros cristãos. Esse mesmo poder de sustentação nos é prometido na hora da morte. “Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; e pelos rios, eles não te submergirão.” Davi disse: “Sim, embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás
17
comigo.” Agora, se é que existe uma hora quando um homem é honesto, alguém pensaria que é quando ele está cara a cara com a morte! As pessoas geralmente não podem interpretar o hipócrita, embora tenha havido algum ousado o suficiente para fazer isso, mas, na maioria das vezes, os homens são surpreendidos por meras fantasias quando chegam à realidade da partida para fora deste mundo. Como anda com os cristãos quando eles estão prestes a morrer? Ora, amados, não estamos falando de sonhos, mas de fatos sólidos que verificamos diariamente em nossas visitas de nosso rebanho quando dizemos que morrem alegremente! Uma de nossas queridas irmãs, que era conhecida por alguns de vocês, acaba de ser chamada ao lar celestial. Através de um longo período de dor aguda, que tornou sua condição incomum e angustiosa. A alegria e a paz dela eram quase seráficas demais para serem discutidas! Quando conheci algumas de suas amigas na casa, elas me disseram: "Bem, senhor, nós obtemos mais benefícios espirituais ao sentarmos aqui conversando com nosso amigo do que recebemos de qualquer tipo de exercício religioso". Os lábios daquela mulher humilde que líamos como poesia - palavras alegres entre os suspiros para respirar! E maravilhosas antecipações da glória aqui na terra foram dadas a ela no meio de muita fraqueza física. E quando
18
falamos assim de um de nossos membros, podemos dizer o mesmo de centenas deles, pois é a experiência usual com eles em seus leitos de morte. Desejo que mais de vocês possam vê-los morrer e aprender a maneira pela qual um cristão pode expirar. Eu sempre penso, quando eu saio do leito de morte de um filho de Deus, que acrescentei à minha pilha anterior de fatos que provam a fidelidade de meu Deus!
Eu acreditaria na Bíblia sem um único fato para sustentá-la, mas existe uma vasta quantidade de evidências externas e internas da verdade das Escrituras. Eu acreditaria em meu Deus se Ele nunca me desse nada para ver com meus olhos ou ouvir com meus ouvidos. Sua própria palavra deve ser suficiente para mim, mas esses sons e cenas abençoados, essas visões alegres e os santos triunfos não tornam meramente uma questão de fé acreditar no evangelho, mas também uma questão de bom senso! Parece impossível duvidar quando você vê o poder evidente que existe sobre a verdadeira piedade e o poder majestoso que habita na fé para fortalecer os fracos contra o último inimigo amargo. Sim, provamos que muitas dessas coisas são “as verdadeiras palavras de Deus”. Antes de deixar este ponto, quero exortar todos os crentes a sempre tratarem a Bíblia como se fosse verdade. Não deixe que nada disso pareça
19
ser um romance para você, mas considere tudo real e verdadeiro. Eu gostaria que as pessoas fossem mais profissionais em lidar com a Bíblia e que usassem mais senso comum com relação a ela. Às vezes falhamos em usá-lo como se realmente acreditássemos nisso. Algumas pessoas parecem imaginar que a excelência de sua oração consiste em sua extensão - mas se tivessem uma crença mais real na oração, provavelmente não demoraria tanto. Sempre que vou a um banco com cheque, passo para o balconista no balcão, pego o dinheiro que ele me dá e faço o meu negócio. É assim que gosto de orar. Eu levo ao Senhor uma de Suas promessas e digo a ele: “Senhor, eu creio em sua promessa e acredito que você a cumprirá para mim”. E então eu vou sabendo que tenho a resposta para minha petição, ou que virá no devido tempo. Ajoelhar-se por um certo período específico e despejar uma longa sequência de frases selecionadas me pareceria uma mera performance - e eu não conseguiria nada com isso. “Aquele que vem a Deus deve crer que Ele existe, e que Ele é o galardoador daqueles que o buscam diligentemente.” Não permita que sua oração seja um mero engajamento eclesiástico ou religioso! Vá a Deus como seu Pai e seu amigo, totalmente convencido de que sua oração será respondida. Milhares de orações nunca são respondidas porque aqueles que as
20
apresentam não esperam que elas sejam respondidas. Se um homem ora a Deus e não acredita que Deus lhe responderá, Ele não lhe responderá. Nós devemos, sem vacilar, acreditar que Deus nos ouvirá - e então Ele deve nos ouvir. Note que eu digo "deve". Mas "deve" é para o rei! Sim, mas Ele se amarrou por sua própria palavra - “O que você quiser, quando você orar, acredite que você o tem recebido e você o terá”. Estas são as palavras do próprio Cristo, não minhas! E o significado delas está na própria superfície. Deixe o cristão orar com fé e então ele descobrirá que Deus nunca irá fugir de Sua palavra, mas manterá Sua promessa para todo o Seu povo crente!
II. Meu segundo ponto é que existem algumas coisas que ainda não podemos provar, mas são verdadeiras, para tudo isso. Agora deixe-me dizer o que se tornará realidade um dia desses. Jesus Cristo voltará a esta terra. Aquele mesmo Jesus que subiu do topo do Monte das Oliveiras, virá da mesma maneira como se viu subir ao céu. Ele virá com uma poderosa explosão da trombeta do arcanjo e em pompa e esplendor surpreendentes, acompanhados por miríades de anjos e vastas hostes dos redimidos! Mas ele certamente virá! Pode não ser hoje. Pode não ser por muitos anos. Mas em dada hora como os homens não pensam, o Filho do Homem virá!
21
Quando Ele vier, lembre-se de que, se você estiver vivo, terá que ficar diante do lugar de julgamento. Mas se você morrer antes desse tempo, seu corpo ressuscitará e sua alma retornará a ele - e ali em sua carne você verá o Filho de Deus! Aquele mesmo Salvador a quem nesta noite lhe prego, que lhe salvará se você crer nEle, então se sentará em Seu trono. E se você viveu e morreu sem crer nEle, Ele virá para julgá-lo e pronunciar sobre você aquela terrível sentença: “Se afaste de mim, amaldiçoado, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.
Cristo virá e todos vocês se levantarão e serão aceitos ou condenados por Ele! “Estes são os verdadeiros ditos de Deus.”
Além disso, haverá um céu para todos aqueles que são encontrados acreditando que Jesus. Cristo os levará para estar com Ele onde Ele está, para que possam contemplar Sua glória. Eles entrarão na mais abençoada comunhão com Ele em todas as Suas alegrias e glórias - e isso, mundo sem fim. Se você não acredita em Jesus, sentirá falta de tudo isso - e onde Ele está, você nunca virá! A porta será fechada contra você e as trevas exteriores onde haverá choro, pranto e ranger de dentes serão a sua porção para sempre, pois esta é outra verdadeira salvação de
22
Deus, que existe um inferno para todos os que não creem em Jesus. Tão certo como havia um lugar de bem-aventurança para Lázaro, então certamente havia um lugar de desgraça para os ímpios. Tão certo como há um redil celestial para as ovelhas de Cristo, assim há um inferno para as cabras. “Estes são os verdadeiros ditos de Deus”. Não os despreze! Não duvide deles! Alguns de vocês que não são convertidos podem estar a poucos minutos da morte. Fiquei impressionado, a outra segunda-feira à noite, quando eu estava vindo para a reunião de oração aqui, pelo aparecimento de um homem pobre, um dos membros da nossa igreja, que estava sentado perto do fogo no quarto atrás, parecendo muito doente. Estava muito frio, mas logo vi que a morte estava deixando-o ainda mais frio. Senti que em pouco tempo ele morreria, por mais cuidados que pudéssemos lhe dar. Nós o levamos para casa em um táxi e em poucas horas ele se foi. Ele era um antigo discípulo, então ele entrou em seu descanso, mas eu pensei: “É estranho que tantas vezes haja mortes neste Tabernáculo.” De vez em quando, enquanto eu estou pregando a palavra aqui, vem a mim uma mensagem: "Há uma pessoa morrendo aqui." Além disso, a morte faz estragos continuamente entre nossos milhares de membros - às vezes três ou quatro morrem em uma semana. E desta vasta congregação, não
23
sei quantos morrerão esta semana. Provavelmente nem todos nós veremos o próximo domingo, mas certamente sairemos em breve deste mundo. Nós voaremos para longe, e para onde iremos? Não quero parecer fanático, mas solenemente colocarei essa pergunta a todos aqui - como você não acredita que vai morrer como um cachorro, e como acredita que viverá em outro estado - está preparado para isso? E como a maioria de vocês acredita que a fé em Jesus é a única preparação para o estado futuro - você acreditou nEle? Você já buscou a Deus pela oração? Jesus Cristo é seu Senhor e Salvador? Se você é obrigado a dizer: "Não" - não posso segurar sua mão (há muitos para eu fazer isso), nem posso levá-lo até a casa do boto e prendê-lo por um tempo, mas ficaria feliz em detê-lo. como aquele marinheiro ancião deteve o convidado de casamento, e disse a você, “Você é sábio para viver em perigo, todos os dias, de morte e julgamento e ainda ficar despreparado? O que não deve ser o primeiro negócio da sua vida, pela fé e oração, para tornar segura a sua vocação e eleição?” Se você é homem sábio e mulher sábia, certamente uma palavra será suficiente para você. Mas se você não é sábio, que Deus o faça assim! Que Ele lhe guie, nesta mesma hora, para confessar seus pecados e buscar Sua misericórdia! E que cada um de nós seja encontrado em Cristo naquele
24
grande dia! Então nos regozijaremos para sempre nas “palavras verdadeiras de Deus”. O Senhor conceda isto, por amor de Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário