segunda-feira, 15 de julho de 2019

Graça para o Culpado


Sermão nº 2563
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Jul/2019
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
Graça para o culpado / Charles H. Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2019.
25p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” (Isaías 44:22)
(Este sermão é o descrito na Autobiografia de C. H. Spurgeon, Vol. 1, capítulo 32, onde o pregador amado faz um relato gráfico de uma certa tarde de sábado, quando ele proferiu um discurso improvisado de um texto que o Espírito Santo imprimiu vividamente sua mente enquanto a congregação estava cantando o hino imediatamente antes do sermão. Isto explica o significado do segundo parágrafo. "Nós tomaremos este texto como ele se abrirá gradualmente a nós; e, portanto, nós lhes daremos os pensamentos como eles vêm.” Leitores da Autobiografia também verão quão oportuna foi a extinção súbita e inesperada das luzes de gás mencionadas no final do presente discurso.)
Esta declaração do texto não foi feita a um povo devoto e piedoso, que se manteve perto de seu Deus, mas foi falado ao Israel idólatra - àqueles que, depois de terem bebido da fonte das águas vivas, se viraram para beber as gotas que se encontravam em cisternas rotas. Foi falado a um povo que, depois de terem provado as boas coisas de Deus, e conhecido os altos privilégios
4
da verdadeira religião, ainda se desviou com as nações do mundo, abandonou o Deus de Jacó, fez para si imagens esculpidas que não eram deuses, provocou o Senhor ao ciúme, e moveu-o a ira contra eles por causa de seus pecados.
Estas palavras de maravilhosa misericórdia não foram ditas à nação de Israel enquanto viviam perto de Deus, que, apesar de ter tido pecados para lamentar e ser perdoado; mas dirigiam-se a uma nação brutal e tola, a um povo prostituído, que cometera iniquidade com todos os ídolos dos pagãos - para aqueles que haviam oferecido incenso em suas colinas a falsos deuses, que haviam feito seus filhos passarem pelo fogo de Topete, no vale dos filhos de Hinom - a homens cheios de pecados abomináveis e repugnantes, homens que haviam cometido os crimes de Sodoma, e se curvaram a Baal e Astarote. Essa promessa foi feita àqueles que se afastaram de Deus; não porque se arrependessem, ou porque acreditassem, mas simplesmente e inteiramente da soberana graça de Deus; porque, tendo estabelecido o Seu afeto sobre eles, Ele não se afastaria deles; porque, jurando ao seu pai Abraão que ele abençoaria sua semente para sempre, Ele ainda se lembrava deles. Ele não os esqueceu, apesar de terem esquecido dEle dias sem número; mas forneceu-lhes um Salvador e agora envia-lhes,
5
pela boca de Seu profeta, esta garantia confortável: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.”
Nós tomaremos este texto como ele se abrirá gradualmente para nós; e, portanto, nós lhe daremos os pensamentos conforme eles vierem até nós.
I. O primeiro é que os pecados de um homem podem ser realmente perdoados por muito tempo antes que ele os conheça; porque está escrito: “Apago as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem.” Se soubessem disso, não haveria necessidade de contar-lhes isso. Se eles entendessem em seus corações que suas transgressões foram apagadas, que necessidade teriam de um profeta vir e dizer-lhes que era assim?
Muito antes de um homem saber que suas transgressões são perdoadas, Deus pode ter perdoado e apagado. Eu não digo que um homem receba o perdão real em sua própria alma, ou um senso de justificação, sem saber disso. Eu não posso acreditar, com alguns, que, um homem pode nascer de novo sem ser ciente disso. Eu sei que nunca houve um nascimento natural sem dores; e estou igualmente certo de
6
que nunca haverá um nascimento espiritual sem algum sofrimento e algumas agonias. Um homem não deve nascer de novo quando está dormindo; ele deve conhecê-lo e saber que ele terá em algum momento de sua vida; não constantemente, pode ser, mas mesmo assim saberá, mesmo que seja por apenas uma hora, que é filho de Deus. Eu acho que aquele que nunca teve um minuto de segurança nunca teve fé.
Aquele que nunca se conheceu como filho de Deus, que nunca poderia dizer: "Creio em Jesus", nunca pôde ver seus pecados apagados - acho que tal pessoa não sabe o que é fé. Pode durar para sempre um tempo tão curto; mas se é uma garantia real, surge da fé verdadeira, e o homem é salvo.
Mas um homem pode ter seus pecados apagados antes que ele perceba; e eles podem ser apagados quando ele não acredita que eles são, e apagados quando ele está cheio de dúvidas sobre o ponto; sim, eles podem ser perdoados mesmo quando ele não pode ser persuadido de que eles realmente são.
Posso falar de pessoas que, em minha alma mais íntima, acredito serem os sujeitos da graça divina; eu posso ver nelas as marcas do poder de
7
Deus - Ele as convenceu do pecado, elas são humildes, são penitentes, estão em oração, sentem culpa, confessam, mas têm uma dúvida sobre suas visões da expiação e daí surge grande escuridão de espírito. Eles não podem ver o plano da salvação e, por não poderem ver o plano, não têm, portanto, uma sensação alegre da coisa em si; ainda assim, se essas pessoas morressem logo, tenho certeza de que, antes de partirem dessa vida, Deus lhes daria um vislumbre de luz do sol para que todas as nuvens se dissipassem e pudessem entrar no céu, cantando enquanto vagueiam. através da corrente do Jordão, “Cristo está comigo; a morte não é nada. Cristo está comigo; Ele é meu Ajudante e minha garantia ”. Muito antes de eles saberem, seus pecados são perdoados.
Além disso, há uma doutrina muito escandalizada por certos professores, e rejeitada por muitas pessoas, mas na qual acredito firmemente. Quero dizer, a doutrina da eterna e completa justificação de todos os eleitos na pessoa de Cristo Jesus. Parece-me que, quando a Garantia Divina pagou nossas dívidas, nossas dívidas foram liquidadas; que, quando Ele tomou nossa culpa sobre Sua cabeça e sofreu por nós no Calvário, nossos pecados foram nesse momento apagados.
8
Alguns dirão: “Mas os pecados não existiam então.” Não, eles não existiam, exceto na presciência de Deus; mas o Deus previdente tinha todos esses pecados escritos no livro da Sua presciência muito antes que eles fossem cometidos, e pelo sangue de Cristo, "o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo", Ele sempre apagou os crimes e pecados de todo o seu povo da aliança; de modo que todos os que serão salvos finalmente foram justificados em Cristo quando Ele morreu. Os pecados de todos os que serão salvos foram expiados por Cristo, embora eles não saibam nada até que Deus lhes revele, por Seu Espírito, no momento em que exercem fé no Senhor Jesus Cristo. Se a dívida foi paga, então certamente um recibo completo foi dado; se o crime fosse então colocado sobre a cabeça de Jesus, e Ele fosse então punido por isso, certamente então o crime deixaria de existir. Se você disser que o crime não existia, porque não foi cometido, por outro lado, eu diria que Cristo morreu por ele antes de ser cometido.
Portanto, estamos certos em dizer que foi apagado antes de ser cometido. Recebi meu perdão quando acreditei; mas foi comprado quando Cristo morreu. Na Pessoa de Cristo, eu era tão completa e verdadeiramente aos olhos de Deus, justificado como sou agora; mas eu não
9
sabia, não me foi revelado, não podia me alegrar, não podia ser abençoado por isso. O perdão comprado pelo sangue não podia me absolver até que eu percebesse; o perdão de Cristo não poderia me redimir da prisão do pecado até que eu soubesse disso; mas ainda assim foi virtualmente dado. Quando o preço do resgate foi pago, a liberdade foi realmente garantida; embora o escravo ainda estivesse marcado e acorrentado a seu remo, ele era um homem comprado e um dia receberia sua liberdade.
Oh! Não ficam alegrados os vossos corações e os vossos olhos não brilham? Embora você não saiba que você é perdoado, pode ser verdade que seus pecados sejam apagados; embora você não saiba que você foi justificado, pode ser verdade que você seja “aceito no Amado”.
(Nota do tradutor: Esta verdade é dita claramente pelo apóstolo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
10
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Efésios 1.3-7).
“Oh!” diz alguém, “se eu pensasse que havia uma esperança ou mesmo uma chance de tal coisa para mim Eu iria a Jesus, embora meus pecados fossem "como uma montanha".
Então, pobre pecador; e se você não puder ler o seu perdão ali, se você não puder ver a caligrafia das ordenanças que estavam contra você pregadas na Sua cruz, volte e diga que eu não falo a verdade. Muitos pecadores foram a Cristo cheios de pecado; mas nunca houve quem voltasse dEle como ele havia ido. Muitos foram para ele culpados; mas nenhum foi afastado de Sua porta, não perdoado. Ele apaga, como uma nuvem espessa, suas transgressões e, como uma nuvem, seus pecados.
Um homem pode ter seus pecados perdoados antes que ele perceba; e um verdadeiro cristão, que veio ao Senhor Jesus, pode ter seus pecados
11
apagados mesmo quando ele não acredita que eles estão.
O diabo pode fazer você acreditar em qualquer coisa. Nenhum advogado de acusação é igual a ele - embora alguns advogados tenham, sem dúvida, aprendido algumas lições em suas mãos, pois ele pode não apenas fazer com que metade da verdade pareça toda a verdade, mas ele pode mentir e dourar a verdade. Quantas vezes ele persuade um homem verdadeiramente justificado de que ele não é justificado! Muitas vezes acontece que, quando Deus perdoou um pobre pecador, o diabo virá até ele e lhe dirá que ele não é perdoado; e tanta lógica ele usará com ele, que o fará acreditar que ele não é perdoado, embora ele realmente seja. Embora todo crime desse homem tenha sido perdoado há muito tempo, embora todas as suas iniquidades tenham sido lançadas nas profundezas do mar, Satanás agitará sua consciência, incitará sua alma, amarrá-lo-á com incredulidade, colocará cascalho em sua comida, far-lhe-á comer absinto e beber a água de fel, como Jeremias disse, até que ele não apenas negue que já provou que o Senhor é gracioso, mas ele estará em tal desespero que imaginará que não é possível que ele possa sempre ser salvo. Satanás persuadirá um homem justificado de que ele ainda está “em fel
12
de amargura e no laço da iniquidade”. Não há alguns de vocês que tiveram muitos dias agradáveis, muitas horas doces de comunhão com Cristo, mas em algumas trevas? Houve um momento em que o pensamento passou pela sua cabeça de que você pode ser um hipócrita, afinal de contas? Naquela hora você não foi capaz de chegar perto dele uma vez; e embora você tenha confiado sob a sombra de Suas asas, você ainda não viu a luz de Seu semblante.
Bem, mas deixe-me dizer-lhe, irmão, o perdão não é revogado porque está escondido da vista; o perdão é tão bom quando você não o vê como quando o vê. Um perdão é um perdão; e embora o criminoso condenado não veja o perdão, e que não é revogado. Deus cuida do nosso perdão por nós; Ele não coloca isso em nossas mãos, pois Satanás pode tirar isso de nós; mas Ele nos deixa ter uma cópia para ler, e embora Satanás roube a cópia, ele não pode obter o original; isso está seguro nos arquivos do céu. Lá em cima, na arca de Deus, onde Ele guarda as obras do universo, ali Ele preserva os escritos do perdão dos nossos pecados. Sim, embora eu possa duvidar se sou perdoado, se realmente sou assim, sou assim; e não devo depender tanto de minhas próprias condições e sentimentos quanto a isso, pois Deus disse-me uma vez: “Eu apaguei seus pecados;” Ele disse isso para mim duas vezes, eu
13
li em Sua Palavra; e embora Satanás diga que eles não foram removidos, eu creio que eles são, e eu permanecerei firme nesta segurança, porque Deus disse: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados.”
II. Outra observação sobre o nosso texto é que NADA PODE LIGAR DE FORMA MAIS ALTA UM HOMEM PARA VIR A DEUS COMO SENTIDO DO PECADO PERDOADO: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.”
Os teólogos entusiastas pensaram que os homens deviam ser trazidos à virtude pelos assobios do caldeirão fervente; imaginaram que, batendo um tambor do inferno nos ouvidos dos homens, poderiam fazê-los crer no evangelho; que, pelas terríveis vistas e sons da montanha do Sinai, eles poderiam levar os homens ao Calvário. Eles pregaram perpetuamente: “Não faça isso e você está condenado”. Em sua pregação, prepondera uma voz horrível e aterrorizante; se você os escutasse, você poderia pensar que se sentou perto da boca do lago de fofo, e ouviu os “gemidos sombrios”, e todos os gritos dos torturados em perdição.
14
Os homens pensam que por esses meios os pecadores serão trazidos ao Salvador. Eles, no entanto, na minha opinião, pensam erroneamente: os homens estão assustados no inferno, mas não no céu.
Os homens às vezes são levados ao Sinai por pregação poderosa. Longe esteja de nós condenar o uso da lei, pois “a lei foi nossa escola para nos levar a Cristo”; mas se você quer levar um homem a Cristo, o melhor caminho é trazer Cristo ao homem. Não é por pregar lei e terrores que os homens são levados a amar a Deus –
“A lei e os terrores
apenas endurecem,
enquanto trabalham sozinhos;
Mas uma sensação de perdão
comprado pelo sangue,
logo dissolve um coração de pedra.”
Às vezes eu prego “o temor do Senhor”, como Paulo fez quando disse: “Conhecendo, portanto, o temor do Senhor, nós persuadimos os homens”; mas eu faço assim como o apóstolo, para levá-los a um senso de seus pecados. A
15
maneira de levar os homens a Jesus, dar-lhes paz, dar-lhes alegria, dar-lhes a salvação por meio de Cristo, é, pela assistência de Deus o Espírito, pregar a Cristo - pregar um perdão completo, livre e perfeito. Oh, quão pouco há de pregar a Jesus Cristo! Nós não pregamos o suficiente sobre o Seu nome glorioso. Alguns pregam doutrinas áridas; mas não há a unção do Santo revelando a plenitude e preciosidade do Senhor Jesus. Há uma abundância de “Faça isto e viva”, mas não o suficiente de “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”.
Ó doce Jesus, alguns de teus discípulos não te esqueceram? Alguns de seus pregadores não perderam quase o som do Seu nome glorioso e mal sabem sua pronúncia abençoada? Envie-nos mais uma vez, nós oramos, o espírito de amor e de uma mente sã, para que possamos pregar mais plenamente Jesus Cristo, nosso Senhor!
Mas agora, meus amigos, deixe-me perguntar com sinceridade, quando você já se sentiu, sob o senso de pecado, a maior inclinação para vir ao Salvador?
Acho que você responderá imediatamente, quando sentiu que havia esperança para você e que Ele havia apagado seus pecados. Nenhum
16
homem virá a Jesus enquanto ele pensa duramente dele; mas quando ele tem doces pensamentos dele, então ele virá.
Você sem dúvida ouviu a velha figura, emprestada de John Bunyan, de um certo exército que estava dentro de uma cidade e que foi atacada por outro exército. O rei lá fora disse: “Desista da cidade diretamente, ou pendurarei cada um de vocês.” “Não”, disseram eles, “lutaremos até a morte e nunca desistiremos.” “Eu vou queimar sua cidade", disse ele, "e destruirei totalmente, e arrasarei a terra, e matarei suas esposas e filhos. Eu vou exterminar vocês.” “Ah!” Eles disseram, “então vamos lutar até morrermos; nós nunca abriremos as portas.” Vendo que as ameaças eram inúteis, ele enviou outra mensagem: “Se vocês apenas abrirem suas portas e saírem para mim, eu deixarei vocês irem embora, e levarem suas bagagens; eu darei a todos vocês suas vidas e liberdade; e o que é mais, eu deixarei vocês terem suas terras novamente por um pequeno tributo, e vocês serão meus servos e amigos para sempre.” “Imediatamente, diz a parábola, “eles destrancaram os portões, e vieram para o monarca”. Este é o caminho, por meio da ajuda do Espírito, para que um pecador entre em penitência a Jesus, para lhe dizer que o Senhor diz isto: “Apaguei, como uma nuvem espessa, as
17
tuas transgressões e, como um nuvem, seus pecados: volte para mim; porque eu te resgatei.”
Venham juntos, amados! Por que você tem medo de Jesus? Ele diz: “Retorna para mim; porque eu te remi.”
Venha, irmão, ao Senhor Jesus, se você é um pecador. Eu falo com aquele que se sente perdido e culpado. Vem comigo a Jesus, porque apagou as tuas transgressões como uma nuvem espessa e como uma nuvem os vossos pecados; e ele te resgatou.
“Oh!” Diz alguém, “não me atrevo a entrar; Ele franziu a testa para mim.” Venha e experimente-o. Ele diz que ele te perdoou; Entre pela porta e você achará verdade que Cristo o perdoou. Acho que vejo você de pé e olhando para si mesmo e dizendo: “Oh! Não era pior do que dez mil tolos para ter medo de entrar - ter medo de confiar nEle, quando me perdoou de antemão? Eu não era pior do que ignorante, afastar-me do meu melhor amigo, como se Ele fosse um leão - ficar longe do querido Jesus que havia comprado meu resgate, como se Ele fosse meu inimigo?”
Alguém poderia pensar, queridos amigos. Quando você está tão relutante em vir a Cristo,
18
você estava vindo para receber condenação em vez de vir para ser salvo.
Os homens vêm a contragosto para a execução; e devem vir tão a contragosto a Cristo quanto ao massacre? Você acha que ele é um juiz irritado; você tem más ideias do meu doce Jesus, ou então você não se afastaria dEle quando Ele estivesse continuamente clamando, “Retornem para mim”, “Retornem para mim;” mas vocês o amariam e se regozijariam nele, pelo que você sentiria o maior prazer do mundo em vir a ele. [Algum alarme foi aqui ocasionado pelas luzes de gás que de repente se apagaram. Depois que a confusão temporária diminuiu, o Sr. Spurgeon passou a abordar o grande e animado auditório sobre um assunto diferente. Em sua Autobiografia, ele menciona que ambos os discursos proferidos sob essas circunstâncias incomuns foram abençoados para a conversão de alguns de seus ouvintes.]
19
EXPOSIÇÃO DE C. H. SPURGEON DO SALMO 125. Salmos – 125 1 Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. 2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. 3 O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade. 4 Faze o bem, SENHOR, aos bons e aos retos de coração. 5 Quanto aos que se desviam para sendas tortuosas, levá-los-á o SENHOR juntamente com os malfeitores. Paz sobre Israel!
1 Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.
Vários conquistadores destruíram os edifícios no Monte Sião, mas a própria montanha ainda está lá. Ninguém jamais cavou no mar
20
Mediterrâneo. Ele permanece firme e permanecerá firme enquanto o mundo durar; e “os que confiam no Senhor serão como o monte Sião” - eles permanecerão tão firmes quanto a montanha sagrada. Nada pode movê-los ou removê-los; eles estão nas mãos de Cristo, e ninguém pode arrancá-los de lá. “Meu Pai, que os deu a Mim, é maior que todos”, diz Cristo, “e ninguém pode tirá-los da mão de meu Pai”. Oh, que firmeza a fé dá a um homem! 2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.
Este versículo mostra a segurança do crente, como o primeiro mostrou sua estabilidade. Como as montanhas estavam de pé para guardar a cidade sagrada, Deus também fica ao redor do Seu povo como uma muralha de fogo. Antes que qualquer um possa ferir o crente, eles devem primeiro romper as muralhas da Divindade. Não se diz apenas que cavalos de fogo e carruagens de fogo estão ao redor do Seu povo, embora isso seja verdade; mas que o próprio Senhor está ao redor deles, e que não ocasionalmente, mas “deste tempo em diante e para sempre”. Eu creio na segurança eterna dos santos, e eu basearia isto apenas nesses dois versos se não houvesse outra Escritura para
21
esse efeito. Se eles nunca serão movidos mais do que o Monte Sião, e se Deus está ao redor deles para sempre, então eles devem viver, e eles devem permanecer. Não há “se” ou “mas” colocado aqui - “desde que eles se comportem”, e assim por diante. Não; mas, confiando em Deus, nunca serão movidos, e Deus estará ao redor deles como sua defesa segura.
Eu imagino que ouço alguém dizer: “Se é assim, por que eu estou sendo atribulado e incomodado?” Ah, meu irmão, nunca foi contemplado que você deveria estar livre de problemas! Há uma vara no pacto; e se você nunca sentir isso, você pode suspeitar que não está no mesmo. 3 O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade.
Você sentirá essa vara, mas não descansará em você. Os dias de perseguição serão abreviados por causa dos eleitos; e embora, talvez, o diabo possa estar mais furioso com você do que nunca, tendo grande ira porque sabe que seu tempo é curto; Deus, porém, porá fim ao seu sofrimento, à sua perseguição, à sua opressão, pois Ele conhece a sua estrutura, e ele está ciente de que, talvez, se a tentação fosse levada longe demais,
22
você poderia ceder. Portanto, Ele fará um caminho de fuga para você; Ele pretende tentar testá-lo, mas não em demasia. Ele diminuirá a fúria do homem e o libertará. 4 Faze o bem, SENHOR, aos bons e aos retos de coração.
Os verdadeiros crentes são bons; especialmente eles são bons no coração, porque a graça os fez assim, e Deus, portanto, lhes fará bem. Ele os abençoará cada vez mais; Ele os santificará e os preparará para a bondade inefável que está à sua direita para todo o sempre. 5 Quanto aos que se desviam para sendas tortuosas, levá-los-á o SENHOR juntamente com os malfeitores. Paz sobre Israel!
Existem - sempre houve - na Igreja de Deus alguns que foram a desonra da Igreja. Eles têm seus próprios caminhos tortuosos e, no devido tempo, sob estresse de perseguição, ou por tentação, eles “se desviam para seus caminhos tortuosos”. Eles deixam o caminho da confiança e santidade, como Judas fez, como Demas fez, como muitos além deles fizeram. O que Deus fará com eles? Ele os “conduzirá”; ele os exibirá; Ele os trará para a luz; e em que companhia Ele os levará adiante? Por que, “com os obreiros da
23
iniquidade”, porque, se eles não eram assim em ação exterior, eles realmente o eram em pensamento e coração. E onde ele os guiará? Ele os levará à execução; eles devem ir entre os malfeitores, eles devem ser levados adiante para morrer. Mas isso prejudicará o povo do Senhor? Não; quando o joio for separado do trigo, o trigo será ainda mais puro. “A paz estará sobre Israel”. Todo o povo escolhido, implorante e principesco do Senhor - Seu Israel - terá paz sobre eles. Que todos nós sejamos achados entre eles, por amor de Cristo! Amém.
Nota do Tradutor:
Não haveria outra forma de Deus ter um povo exclusivamente seu, zeloso de obras, a não ser por concessão de graça a culpados, pois esta é a condição natural de todas as pessoas perante ele.
As exigências da justiça divina, para a justificação de pecadores são tão profundas e inatingíveis para qualquer criatura, que somente o próprio Deus poderia vindicar a sua justiça e santidade, para a provisão dos meios de reparação necessários para o perdão e a adoção dos pecadores arrependidos.
24
A principal destas exigências remete ao sacrifício de um Homem perfeito divino, para que se oferecesse em sacrifício, morrendo no lugar dos pecadores que seriam justificados pela Sua morte. Isto foi provido com a encarnação de Jesus, que além da natureza divina que sempre teve e terá, assumiu também a natureza humana.
Além da expiação, redenção e justificação que são fundamentadas no trabalho realizado por Jesus, há também a necessidade das operações do Espírito Santo, para realizar a transformação de pecadores em santos, por meio da regeneração e santificação.
Deus submete a estes que tornou seus filhos, por meio da fé em Jesus, a correções e disciplina que os acompanharão por todos os dias de sua jornada terrena, mas ainda que eles nunca cheguem à perfeição em santidade, sem pecado, enquanto aqui viverem, já lhes proveu, pela esperança do que serão no porvir, a garantia de entrada no céu.
Eles já foram lavados completamente da culpa de seus pecados, no sangue de Jesus e pela Palavra que eles acolheram com mansidão e fé.
25
Nenhuma condenação será colocada por Deus na conta deles, uma vez que Jesus pagou integralmente tudo o que eles deviam quando encravou suas dívidas na cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário