terça-feira, 23 de março de 2021

Retidão de Deus na punição futura

 

M478

Mc Cheyne, Robert Murray (1813-1843)

Retidão de Deus na punição futura

Robert Murray Mc Cheyne

Traduzido e adaptado por Silvio Dutra

Rio de Janeiro, 2021.

21p, 14,8 x 21 cm

1. Teologia. 2. Vida cristã. I. Título

CDD 230

"Sobre os ímpios choverá laços, fogo e enxofre, e uma terrível tempestade: esta será a porção de seu cálice, porque o justo Senhor ama a justiça." (Salmo 11: 6, 7).

Talvez alguns de vocês se lembrem, cerca de seis meses atrás, eu preguei a vocês sobre o assunto de um Inferno eterno - sobre o verme que nunca morre e o fogo que nunca se apaga. Existem muitas pessoas que não gostam de ouvir pregação sobre o Inferno, e algumas pessoas pensam que não é pregar o evangelho; no entanto, é o conselho de Deus.

Mostrei então quem eram os que mais falavam sobre o Inferno. Mostrei a vocês que Davi fala disso, aquele que era um homem segundo o coração de Deus. Ele diz: "Os ímpios irão para o Inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus" (Salmo 9:17).

Então, novamente, mostrei a você que Paulo era outro. Embora esse homem tenha passado toda a sua vida pregando o evangelho, ele falou de "destruição", de ser um "náufrago" (1 Coríntios 9:27).

Outro era João. Embora ele fosse o discípulo que mais se enchia de amor, ele chama o Inferno de "o abismo sem fundo" sete vezes. É chamado de "poço sem fundo" porque a alma estará para sempre afundanda nele. E vimos que ele o chama do que ninguém mais faz, "o lago de fogo" (Apocalipse 20: 10).

E vimos que outro era o próprio Cristo. Vimos que todos os apóstolos juntos não falam tão terrivelmente do Inferno como Jesus. Ele diz: "Como você pode escapar da condenação do Inferno?" (Mateus 23:33). "Quem não crer será condenado" (Marcos 16:16).

Uma segunda coisa que perguntamos foi: por que eles falam tanto sobre o Inferno?

E uma das razões era - é VERDADEIRO. Cristo veio para dizer a verdade. Irmãos, se for verdade, podemos falar abertamente sobre isso? Se houver um inferno de miséria para os sem Cristo, podemos avisá-los com muita frequência para fugir da ira que está por vir?

Outra razão era - o AMOR. Se Cristo o amasse menos, ele o advertiria menos. Vimos que quando Cristo falou sobre o Inferno, ele chorou. E Paulo não podia escrever sobre os inimigos da cruz de Cristo sem lágrimas: "Dos quais já vos disse muitas vezes, e agora vos digo até chorando que são inimigos da cruz de Cristo" (Filipenses 3:18). E, ó irmãos! Se pudéssemos ter mais pena de você, diríamos, até chorando.

Outra razão era - que possamos ser LIVRES DA CULPA DO SANGUE. Você se lembra como Davi clamou: "Livra-me da culpa de sangue, ó Deus” (Salmo 51:14). E esta é a razão pela qual Deus fala tão solenemente na Bíblia. Ele diz: "Vire! por sua vez, por que você vai morrer?" E Cristo disse: "Ó Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes eu teria te ajuntado como uma galinha ajunta sua ninhada sob suas asas, mas você não quis!" (Mateus 23:37). Ele não lava as mãos do seu sangue? E Paulo diz: "Estou livre do sangue de todos os homens" (Atos 20:26).

Outro assunto que abri, foram os diferentes nomes pelos quais o Inferno é chamado.

É chamado de "FOGO" - "a Geena de fogo". É chamado de "fornalha de fogo". Em outra parte, é chamado de "fogo eterno".

Vimos novamente que era chamado de "ESCURIDÃO". Três vezes nosso Senhor chama de "trevas exteriores". Então, novamente Pedro o chama de "névoa de escuridão". Então, novamente, Judas chama isso de "cadeias eternas sob a escuridão" - "a escuridão das trevas para sempre".

Em uma parábola das Escrituras, é chamada de "PRISÃO". "Combine logo com o seu adversário, para que ele não te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e você seja lançado na prisão" (Mateus 5:25). E Pedro fala dos "espíritos na prisão" (1 Pedro 3:19). E em outras partes é chamado de "cova" - "Livra-o de descer à cova" (Jó 33:24).

Outro nome pelo qual é chamado é "a SEGUNDA MORTE" - "o lago de fogo, que é a segunda morte" (Apocalipse 20:14). É chamada de segunda morte porque desfaz o pecador.

Um quarto ponto era que o Inferno não era aniquilação. Vimos que não era aniquilação ouvindo os GRITOS DOS CONDENADOS: "Estou atormentado nesta chama" (Lc 16,24). "Ali haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 13:50). Vimos a mesma coisa na parábola do joio: "Ajunta primeiro o joio e amarre-o em feixes para queimá-lo" (Mateus 13:30). Haverá pacotes de mentirosos e pacotes de bêbados e pacotes daqueles que têm sido o meio de seduzir uns aos outros e de conduzir uns aos outros para o Inferno.

Outra coisa que prova que não é aniquilação é o caso do JUDAS. Diz-se: "Melhor para aquele homem não ter nascido" (Mateus 26:24). Agora, se Judas foi aniquilado, não poderia ter sido pior para ele do que se ele não tivesse nascido; melhor não ser do que estar no Inferno.

A última parte do assunto era que o Inferno era ETERNO. Vimos isso pela expressão notável de que "seu verme não morre, e o fogo não se apaga" (Marcos 9:46). E vimos que se alguma vez houvesse um tempo em que o verme morreria e o fogo se apagasse, isso seria uma mentira.

Outro argumento era que o Inferno seria "para todo o sempre". E notamos que essa expressão não é usada em nenhum lugar, exceto para expressar uma verdadeira eternidade. É usado para a existência de Deus - e assim é usado para os santos na glória, para que vivam para todo o sempre. Da mesma forma, é usado para as almas no Inferno.

Havia outra parte do assunto que não tive tempo de abordar, e por isso escolhi este texto, que era para provar que um Inferno eterno era consistente com os atributos de Deus. "Sobre os ímpios ele fará cair armadilhas, fogo e enxofre, e uma tempestade horrível! Esta será a porção do seu cálice, porque o Senhor justo ama a justiça."

A partir desta passagem, extraio estas três proposições:

(1) O inferno será repentino para os ímpios, "Sobre os ímpios ele fará chover armadilhas, fogo e enxofre", etc.

(2) Deus punirá os ímpios eternamente porque ele ama a justiça.

(3) Deus justificará o crente pela mesma razão que ele condena os ímpios - "Porque o justo Senhor ama a justiça".

1. O inferno será DE REPENTE para os ímpios.

"Sobre os ímpios ele fará cair armadilhas, fogo e enxofre, e uma terrível tempestade; esta será a porção de seu cálice ". É bastante óbvio que a descrição aqui dada é tirada do que aconteceu com Sodoma (Gênesis 19: 23-25). Era uma bela manhã de verão, o sol acabava de nascer e derramava seus raios sobre o sinuoso Jordão; as mulheres estavam ocupadas com seus empregos, as crianças se divertiam ao sol da manhã, quando de repente a escuridão encobriu o céu e, em um momento, Deus fez chover fogo e enxofre do céu sobre elas. Em um momento eles estavam se regozijando com o sol da manhã, no próximo eles estavam fervilhando no lago de fogo!

Irmãos, creio que a maioria dos membros desta congregação que finalmente morrerão, sua destruição será repentina. Está escrito: "E guardai-vos, para que em nenhum momento vosso coração se sobrecarregue com a fartura, a embriaguez e os cuidados desta vida - e assim esse dia vos sobrevenha de surpresa" (Lucas 21:34). Observe estas palavras: "E então aquele dia veio sobre você sem saber." Compare isso com as palavras do texto. "Sobre os ímpios ele fará cair armadilhas." Ambas as passagens são tiradas da maneira como o caçador apanha pássaros; ele puxa a armadilha de repente, do contrário o pássaro escaparia. Assim é com os ímpios; a segunda vinda de Cristo será como uma armadilha.

E, irmãos, eu creio, ainda, que é assim com todos vocês que morrem sem encontrar a Cristo, você perecerá repentinamente. "Sobre os ímpios ele fará cair armadilhas, fogo e enxofre, e uma terrível tempestade; esta será a porção de seu cálice." Existem muitos entre vocês que não acreditam que existe um Inferno. Embora você leia sobre isso na Bíblia e ouça sobre isso, ainda assim você sempre coloca como um bálsamo para sua consciência: "Talvez não exista tal lugar afinal - talvez seja apenas um pouco de arte sacerdotal usada para assustar pessoas." Eu acredito que muitos entre vocês pensam assim, e muitos de vocês morrerão pensando assim; mas, oh! No momento em que você solta a mão do último amigo que está segurando a sua, naquele momento, pecador, quando você encontra sua alma na presença de Deus, e quando você descobrir pela primeira vez que tem a ver com Deus - nesse momento, você descobrirá que existe um Inferno eterno. "Sobre os ímpios ele fará chover armadilhas, fogo e enxofre, e uma terrível tempestade! Esta será a porção de seu cálice." Oh, meus irmãos, acho que o Inferno não seria tão ruim se vocês estivessem contando o custo dele; mas ter os olhos erguidos sobre ele em um momento - ah! você saberá qual é a segunda morte então. Chego à segunda proposição e desejo que você a atenda, pois é para isso que escolhi essas palavras.

2. É a justiça de Deus que o faz punir os ímpios eternamente. "Sobre os ímpios ele fará cair armadilhas, fogo e enxofre, e uma terrível tempestade; esta será a porção do seu cálice, porque o Senhor justo ama a justiça ” (versículos 6, 7).

Acredito que haja muita ignorância sobre o Inferno eterno. Muitos homens pensam que Deus lançará pecadores no Inferno por mera paixão. Agora, é certo saber que Deus não criou o Inferno meramente por paixão. Irmãos, se fosse paixão, passaria. Mas não foi por mera paixão que Ele acendeu o Inferno.

E é certo que você deve considerar ainda mais que não é que Deus tenha prazer na dor de suas criaturas. Eu acredito que Deus não se agrada nem mesmo com a dor de um verme. Você verá isso em Ezequiel 18:23: "Tenho algum prazer em que os ímpios morram? diz o Senhor Deus; e não que ele se converta de seus caminhos e viva?" E depois, versículo 32: "Pois não tenho prazer na morte daquele que morre, diz o Senhor Deus; portanto, converta-se e viva."

Você observará neste capítulo que ele foi colocado em duas formas; você coloca na forma interrogativa e, em seguida, na forma afirmativa.

Novamente, somos informados no Novo Testamento que "Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2: 4). "Ele não quer que ninguém pereça" (2 Pedro 3: 9). E em Atos 17:30, é dito: "Deus ordena a todos os homens em todos os lugares que se arrependam." Essas passagens mostram que há uma benevolência essencial em Deus, que ele não tem prazer na dor de suas criaturas. Falando humanamente, Deus prefere que os ímpios abandonem seus maus caminhos e vivam.

Alguns perguntarão: Por que então existe um Inferno? A resposta, irmãos, e é uma resposta que desejo que esteja escrita no coração: é porque o justo Senhor ama a justiça. A única razão pela qual Deus lança os incrédulos no fogo que nunca será apagado é porque Deus é um Deus de justiça e, portanto, ele reinará até que todos os seus inimigos sejam colocados sob seus pés.

Talvez, irmãos, alguns de vocês dirão, por que seu amor à justiça o faz punir pecadores em um inferno eterno? Existem duas respostas para isso:

Primeiro, o pecado é um mal infinito e, portanto, exige uma punição infinita. Não sei se você entende isso. A coisa pela qual eu estava orando em segredo era que eu pudesse reivindicar os procedimentos de Deus. Então, irmãos, o pecado é um mal infinito, porque é a quebra de uma obrigação infinita. Suponho que não haja ninguém aqui que diga que Deus não é infinitamente amável; e, portanto, ninguém dirá que não temos uma obrigação infinita de servi-lo. Portanto, se não O servimos, estamos quebrando uma obrigação infinita; e se for um mal infinito, então exige punição infinita.

Mas como pode o homem suportar o castigo infinito? Se Deus aplicasse uma punição infinita, quem poderia suportá-la? Portanto, é eterno em duração: "Sobre os ímpios ele fará chover armadilhas, fogo e enxofre, e uma tempestade terrível, esta será a porção de sua taça, pois o justo Senhor ama a justiça."

Eu disse que há outra resposta para essa pergunta; como é uma coisa justa em Deus punir pecadores eternamente? Você sabe que não se importaria com o que um criminoso dissesse no bar se sua sentença foi justa ou não. Ele provavelmente poderia dizer que não era justo; mas você acreditaria no juiz. Agora, Deus diz que é uma coisa justa.

2 Tessalonicenses 1: 6, "Vendo que é uma coisa justa da parte de Deus recompensar com tribulação aos que vos perturbam." Você observará que está dito: "É uma coisa justa da parte de Deus recompensar com a tribulação àqueles que os perturbam." E quanto mais então a destruição eterna será justa. Todo o caminho de Deus é igual. Deus, que segura a balança em suas mãos, diz que é uma coisa justa.

Queridos irmãos, rogo-lhes, em nome de Deus, que pensem nisso. Se a punição vem da justiça de Deus, então não há esperança. Se fosse por paixão, poderia passar. Frequentemente, você observa um homem cujo rosto está vermelho e inchado de paixão, mas ela morre. Mas ah! O inferno não é uma paixão. Se fosse por paixão, certamente Deus teria alguma pena ao ver os sofrimentos dos perdidos por muitos séculos; mas ah! Não. Do que então procede o Inferno? Ele procede da retidão de Deus. Se Deus pode deixar de amar a justiça, então o fogo pode ser apagado; mas enquanto ele for um Deus justo, esse fogo nunca será apagado.

Oh! Irmãos, é uma tola esperança de que o fogo se apague. Tenho visto alguns em seu leito de morte pensando que o fogo pode ser apagado. Ah! É uma esperança vã, pecador, Deus nunca deixará de ser um Deus justo. Deus fará qualquer coisa para salvar um pecador; mas ele não pode se desfazer de sua justiça para salvá-lo. Ele se separou de seu Filho a fim de ganhar pecadores, mas ele não pode se separar de sua justiça - ele não pode se separar de seu governo; ele precisaria chamar o bem de mal e o mal de bem primeiro. "Sobre os ímpios ele fará cair armadilhas, fogo e enxofre, e uma terrível tempestade; esta será a porção de seu cálice, pois o justo Senhor ama a justiça. "

3. Chego agora ao último ponto, que é a mesma retidão que salva o crente em Jesus. "Porque o justo Senhor ama a justiça."

Acho que este é o significado dessas palavras: “O seu semblante contempla os retos” (Salmo 11: 7).

A mesma coisa é falada na passagem que lemos em Tessalonicenses: "É uma coisa justa da parte de Deus recompensar com tribulação aos que vos perturbam.” A mesma coisa de que somos ensinados em 1 João 1: 9, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Não se diz que ele é misericordioso, senão apenas para nos perdoar os pecados.

A mesma coisa somos ensinados no primeiro e segundo versículos do capítulo 40 de Isaías: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus, falai confortavelmente a Jerusalém e diz a ela, que se cumpriu a sua guerra, que a sua iniquidade é perdoada; porque ela recebeu da mão do Senhor o dobro por todos os seus pecados." Aqui, Deus coloca o perdão de Israel na retidão. "Sua iniquidade está perdoada; porque ela recebeu da mão do Senhor o dobro por todos os seus pecados."

Por que? Porque em sua garantia ela recebeu o dobro por todos os seus pecados. Suponha, então, que um pecador viesse ao Fiador esta noite, você observará que os pecados que você cometeu estão duplamente pagos. Se a maldição tivesse caído sobre você, você nunca poderia tê-la exaurido; e, portanto, com base na equidade, "ela recebeu da mão do Senhor o dobro por todos os seus pecados". "Ele é justo para nos perdoar os nossos pecados"; "Seu semblante contempla os retos."

Meus queridos irmãos, ao impressionar vocês com este assunto, gostaria de falar:

(1) Para aqueles de vocês que são crentes. Queridos irmãos, vocês já foram condenados a este Inferno. Por este Inferno você caminhou; mas Deus o trouxe a um Fiador, onde você recebeu da mão do Senhor em dobro por todos os seus pecados. esta garantia! Ah! irmãos, é melhor ser salvo por meio de Cristo, do que mesmo se fosse possível ser salvo de qualquer outra forma; pois não apenas somos salvos, mas a retidão de Deus é exibida. Dê o prêmio a esta garantia então.

(2) Eu diria uma palavra para aqueles de vocês que estão preocupados com sua alma. Fico feliz que haja alguém preocupado. Oh! Que eu pudesse dizer que todos estavam preocupados. Mas, queridos amigos ansiosos, este é o Inferno para o qual vocês estão indo por natureza. Eu diria, então, para verem a necessidade de fugir disso. Muitos dirão, não adianta toda essa preocupação, não há por que temer. Mas, querida alma ansiosa, se você entendeu o que estou dizendo, verá a necessidade de ser mil vezes mais zeloso. Ah! É um inferno terrível; mas oh! É mais terrível pensar que é aceso pela justiça de Deus. Ah! Então há necessidade de fugir. Ah! Queridas almas, não se permitam rejeitar pelas lisonjas do mundo.

(3) Deixe-me falar com aqueles que são descuidados. Meus queridos amigos, mostrei-lhes uma verdade solene esta noite; e a menos que eu soubesse que nenhuma verdade em si mesma o converterá, poderia pensar que você se converteria pelo que ouviu. Eu mostrei a você que a destruição dos iníquos será repentina. Queridos amigos, vocês acham que será repentino? O próprio fato de você poder sentar-se tão facilmente mostra que você não acredita nisso. Portanto, quando o Inferno vier até você, ele virá como uma armadilha.

Ah! Querida, alma descuidada, pense quando você for para casa esta noite, e se fosse esta noite? "Esta noite a tua alma será exigida de você" (Lucas 12:20).

Pecador descuidado, o que seria de você se Deus atirasse seus dardos e armadilhas de chuva, fogo e enxofre sobre você? Ah! Diga-me, pecador, não amarguraria sua eternidade pensar que lhe falaram sobre isso? Ah! Vocês são como os genros de Ló, que pensavam que ele estava gracejando com eles" (Gênesis 19:14).

Ah! Você acha que eles pensaram que era um sonho quando ergueram os olhos no Inferno? E oh! pecador, não amargurará sua eternidade pensar que foi avisado para fugir? Você dirá: "O ministro está livre do meu sangue, fui avisado, mas não dei ouvidos. Eu sou a causa de minha própria ruína; minhas mãos fizeram a armadilha com a qual fui pego!" Amém.

Nota do Tradutor: É sempre com a mesma ternura e gentileza que lhe eram próprias, que Mc Cheyne apresenta qualquer assunto, inclusive este relativo à condenação dos ímpios no inferno.

Todavia, em nenhum momento ele se desvia da seriedade e verdade da doutrina bíblica sobre o inferno, ainda que o faça com considerações breves, sem entrar em detalhes relativos a causas da crescente iniquidade no mundo, da qual ele estava plenamente consciente, pois tanto como o Seu Senhor e Salvador, bem conhecia o que é a natureza humana.

A exiguidade do atributo da justiça de Deus é de tal ordem, que é somente em Cristo que ela pode ser plenamente satisfeita, de forma que aquele que é justificado por meio da fé nEle, é livrado de toda forma de culpa e condenação diante de Deus e da exigência da Sua justiça.

Isto pode ser entendido da verdade e realidade de que todos os homens que são justificados, eram antes de sua justificação, também ímpios, cheios de pecados e transgredindo voluntariamente a Lei de Deus, e afrontando-o, desprezando-o e rejeitando-o como o Grande Legislador e Juiz do mundo. Sua autoridade e majestade Real era absurdamente abusada pelo melhor deles. Então, se meramente pela fé em Jesus, podem escapar do castigo eterno nas chamas do inferno, logo a punição eterna não decorre propriamente das imperfeições morais dos punidos, senão da sua incredulidade, da rejeição deles de Jesus e de o receberem como Senhor e Salvador de suas vidas.

Olhe para a condição presente do mundo, em que tantos estão apavorados e perplexos com a grande assolação que está sendo causada pela Covid-19. O pavor da morte assombra até mesmo os mais corajosos, e não são poucos os que temem serem contaminados pelo vírus mortal.

Mas, se pudéssemos ver e considerar a condição da humanidade, do mesmo modo pelo qual Deus a contempla, nós ficaríamos horrorizados com a existência de tantos mortos espirituais que estão existindo ainda por um tempo aqui embaixo, mas que por sua condição de morte espiritual, encontram-se separados de Deus e por conseguinte desprovidos da vida eterna. São espíritos insepultos que caminham como zumbis diante dos olhos do Senhor, e foi para que pudessem escapar da morte e terem vida que Ele encarnou, morreu na cruz, ressuscitou e ascendeu ao céu, para derramar o Espírito Santo em todo aquele que crê no Seu nome.

No entanto, a grande maioria está esperando por dias melhores, mas segundo o desejo carnal e mundano de que tudo volte ao “normal” como era antes. É somente nisto em que pensam, e toda a sua expectativa é a de que possam escapar da morte pelo vírus.

Ainda que este desejo seja lícito, a esperança de escape não deve se resumir a isto, mas da condição em que a grande maioria já se encontra, e da qual falamos, que é a da morte espiritual que está pronta a se tornar eterna, com a condenação do inferno, caso permaneçam na incredulidade.

Não há outra forma de se escapar de tão terrível situação.

Ainda que tenhamos falado de desejo lícito anteriormente, todavia, tal não deve ser confundido com o fato de ser uma expectativa certa que produzirá uma esperança segura, porque tudo o que existe na Terra está condenado a uma dissolução destrutiva, que em breve há de se manifestar, e não apenas isto, é vão colocar a nossa esperança no braço do homem, e naquilo que políticos, governantes, magistrados, possam fazer em nosso favor, quanto a garantir uma melhoria geral de vida na face da Terra. Deveríamos ter nossas faculdades aguçadas para discernir que frustrações continuadas têm sido a realidade sempre manifesta para todos aqueles que têm abrigado tal tipo de esperança, porque o que se testemunha sempre é o aumento de corrupção, engano, egoísmo, mentira, e toda forma de procedimento contrário à justiça e santidade de Deus reveladas na Bíblia, inclusive por parte daqueles que deveriam ser o maior exemplo disto. Mas, como este é um tempo em que a iniquidade deve se multiplicar, por maiores que sejam os nossos esforços para combatê-la, pois de outra forma, o Anticristo não seria conduzido ao poder, para ser vencido por Jesus Cristo em Sua segunda vinda, então faríamos bem em zelar pela nossa própria santificação e bom procedimento, e nos estimularmos (aos que amam o Senhor) à prática do amor e das boas obras, sabendo que o mundo jamais será corrigido, senão somente quando Jesus voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário