segunda-feira, 13 de maio de 2019

A Deserção da Alma


Sermão nº 3552
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Mai/2019
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
A deserção da alma / Charles H. Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio
de Janeiro, 2019.
23p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“Meu amado se retirou e foi embora.” Cantares de Salomão 5: 6)
A condição mais feliz de um cristão fora do céu é viver no desfrute consciente da presença do Senhor Jesus. Quando o amor de Cristo é derramado no coração pelo Espírito Santo, o crente não precisa invejar o anjo de sua harpa de ouro! Não importa o que pode ser sua provação exterior, o Espírito Santo é capaz de fazer o coração viver acima de todas as circunstâncias, para que possamos ter verão no meio do inverno e colher nossos frutos mais maduros quando não há folhas nem frutos sobre o árvore. Mas o cristão é infeliz - infeliz ao máximo - sempre que perde o sentido da presença de seu Senhor. Então os pilares da sua casa estremecem, as suas fontes frescas secam, o sol está escondido dos seus olhos e o céu é tão escuro que anda, vagueia, por um mundo que não pode render à sua alma conforto. Se ele fosse um mundano, ele poderia viver sobre o mundo, mas tendo sido ensinado pela graça divina a aspirar a algo mais nobre e melhor, a perda é extremamente penosa para seu espírito. Eu questiono se a maioria dos cristãos às vezes não perde o prazer da companhia do Senhor. Pergunto ainda se não há muitos professantes que vivem contentes com essa perda - nem posso explicar isso, a não
4
ser na suposição de que podem ter conhecido pouco dessa presença em seu melhor estado. Caso contrário, eles devem estar em uma condição de alma que adoece e adormece, gradualmente se tornando cada vez pior - ou então eles nunca poderiam suportar ter as coisas como estão com eles. Parece-me que um verdadeiro crente em um bom estado de saúde, logo que perde a presença de seu Senhor, começa a clamar por ele. Para onde foi Cristo? Por que eu perdi a visão dele? Os sons de seus passos ainda permanecem no ouvido. O crente acorda e começa a se perguntar: “Como isso é? Para onde foi minha amada? O que é que o afastou de mim? Eu não posso viver se Ele me deixar, portanto, deixe-me rapidamente buscá-Lo e nunca descansar até que mais uma vez eu seja restaurado à plena comunhão com Ele. ”Deixe-me, então, falar um pouco com crentes que perderam por um tempo, a presença confortável do seu Senhor. A primeira questão será:
I. POR QUE O AMADO PARTIU? Segundo o texto, ele se foi. Leia os versículos anteriores, ou talvez você os tenha em suas memórias. A esposa estava dormindo. Este foi o começo do mal. “Eu durmo, mas meu coração acorda.” Se começarmos a adormecer, não devemos nos surpreender se perdermos as influências
5
estimulantes e reconfortantes da presença de nosso Senhor Jesus Cristo que não nos colocou em Sua Igreja para que pudéssemos dormir nosso tempo na terra. Não pense que um espírito tão ativo como aquele que queimou e resplandeceu na carne de nosso Salvador pode contentar-se em manter comunhão com preguiçosos que se jogam na cama e dizem: “No entanto, um pouco mais de sono e um pouco mais de dobrar os braços adormecidos”. É o cristão ativo que acompanha o ritmo de Cristo! Cristo é um caminhante rápido - se você rastejar pelo caminho do dever, Ele logo o deixará para trás - até você começar a perguntar: "Onde Ele está?", e apressar seu passo para alcançá-Lo. Há aqui alguém que tenha perdido a presença de Cristo e que possa traçá-la ao fato de que estiveram sonolentos em oração ultimamente, pesados em todos os exercícios de estudo e dever, e, de fato, completamente sonolentos? Estiveram sem cuidado para a conversão dos outros, tendo praticamente nenhuma preocupação com seus próprios filhos? Eles são, talvez, indiferentes ao bem-estar da Igreja de Cristo, alimentando pouco a Palavra e recaindo apenas pouco para as assembleias dos santos? Não se maravilhe se o amado se retirar quando o seu cônjuge nada fizer senão acenar e dormir, em vez de manter companhia com Ele em serviço ativo!
6
Depois que o cônjuge adormeceu, seu amado veio e bateu na porta, dizendo: “Abre para mim, minha irmã, meu amor, minha pomba, pois minha cabeça está cheia de orvalho, e meus cabelos com o gotas da noite.” No entanto, ela se recusou a abrir a porta para ele. Certamente este é outro pecado que afasta a Cristo - quando admoestado por cair em estado de sonolência, não considerá-lo. Dependa disso, há extremo perigo para uma alma que não aceita o aviso. Por mais terrível que seja pecar quando desaprovada, ainda é mais horrível perseverar no pecado nos dentes da repreensão e depois de expostulações gentis e amorosas. O que? Será que a consciência me fere e não serei escrupuloso? Depois de ter visto a minha culpa e estar consciente dela, ainda persisto nela? Eu tenho sido morno e indiferente? O Espírito Santo me visita, reclama comigo, e faz-me sentir que estou gradualmente retrocedendo e pouco a pouco diminuindo? Eu jurei e resolvi que buscaria a recuperação espiritual e continuo tão maçante, descuidado e despreocupado como sempre? Isso argumenta mal para a minha alma! O amado não suportará essas rejeições para sempre. Por amor a nós, Ele esconderá seu rosto. Se nós o entristecermos, Ele o fará. Se caminharmos em direção a Ele, Ele logo caminhará em nossa direção. Estes são pecados que provocam a Deus! É um desafio ao Seu
7
Espírito quando você rejeita Suas gentis admoestações! Note, além disso, que a esposa, quando seu amado bateu na porta, deu desculpas ociosas de que ela havia tirado a capa e as sandálias, e não podia colocá-las. Ela estava descansando em seu sofá e não conseguiu ir até a porta para deixá-lo entrar. Ah, quantas vezes a autoindulgência está no fundo do pecado que afasta a Cristo! Um crente não pode deixar sua natureza inferior chegar ao mais alto e ainda assim achar que está caminhando de acordo com a mente do Senhor. Sua natureza espiritual deve manter sua natureza mental sob controle - e sua natureza mental deve manter sua natureza corporal ou animal inteiramente sob controle. Um homem que é um pensador e um filósofo vai desprezar as meras paixões que o governam, mas um verdadeiro cristão, tendo um espírito ainda mais elevado dentro dele do que a mera mente, tendo aquela nova semente viva dentro de si que vem de Deus, e o leva a Deus, não deve permitir que sua natureza mais básica reine suprema! Se nós nos entregamos à carne, dependemos dela, e Cristo não estará conosco! Ele não vem habitar com os porcos, mas com os homens - mas não com os homens da terra, exceto para renová-los e torná-los semelhantes a Ele, que é o segundo Adão, o Senhor dos céus - para torná-los celestiais. Se sua conversa é para estar com Cristo, sua conversa deve estar no
8
céu! Se você desfrutasse da luz do sol, não deveria curvar seu rosto para a terra. Se você procura enriquecer-se nas coisas de Deus, não deve estar sempre tateando entre os poços e pântanos escuros da terra. Oh, alma, você está se entregando e facilitando as coisas? A segurança carnal é um dos seus piores inimigos! Eu ouço alguém dizer: "É suficiente, minha alma - você tem muitos bens espirituais guardados por muitos anos - fique à vontade"? Você acha que não há necessidade de você vigiar? Você acha que se tornou tão experiente que não há motivo para você estar muito em oração, pois uma palavra com você é como uma hora com alguns? Você imagina que não há motivo para estar continuamente se esforçando contra o seu pecado assediador, porque você tem um domínio completo sobre essas fraquezas? Oh, quando falamos assim, traímos a escuridão em que estamos vivendo, o autoengano que estamos promovendo, a corrupção na qual estamos degenerando e a deserção que estamos provocando! Tal retrocesso como isso em breve fará com que Jesus esconda o rosto de nós! Amados, a simples razão da ausência consciente de Cristo de nossas almas é, na maioria dos casos, pecado. Na maioria dos casos, eu digo que, às vezes, Cristo pode se esconder em soberania absoluta, mas estou sempre zeloso, a fim de não acusarmos a Deus de maneira tola.
9
Você é tão capaz de colocar muitas selas naquele cavalo de perseguição! Há tantas multidões de professantes que até mesmo desculpam seus pecados sob a alegação de uma soberania divina que os expôs à tentação, que eu mal quero mencionar isso. Eu acredito que Deus não aflige voluntariamente ou arbitrariamente os filhos dos homens. Nem Cristo esconde Seu rosto de Seu povo por nada - mas seus pecados fazem separação entre você e seu Deus. Ele nos castiga, não como pais insensatos podem fazer, por mero humor ou capricho, ou para agradar a si mesmos, como o apóstolo parecia pensar que alguns pais faziam em seus dias, pois ele diz: “Eles nos castigaram de verdade por prazer próprio. Mas quando Deus nos castiga, é para nosso proveito.” Nosso bem é Seu objetivo e Seu fim ao usar a vara de correção. Ele nos faz opostos ao pecado que parecia doce. Ele estraga nosso paladar com os amargos frutos da desobediência, para que depois possamos saborear os frutos pacíficos da justiça!
Agora, amados, em cada caso individual, o esconder do rosto do Senhor pode ser ocasionado por um pecado diferente. É muito provável que meu Senhor pense que isso seja um grande pecado em mim, o qual Ele notaria pouco em você. É igualmente possível que Ele possa pensar que isso seja particularmente
10
ofensivo em você e que Ele não visitaria no meu caso com açoites, pois de acordo com nossa constituição, nosso ofício, nossa experiência, nossa luz e nossas várias circunstâncias, nossas transgressões podem ser estimadas. Você não é provocado, talvez, por uma boa dose de barulho de um de seus filhos, mas metade desse barulho de outro de seus filhos seria extremamente irritante para você. Por ser um temperamento rápido e impetuoso, você o coloca à disposição natural, mas o outro, sendo de hábito mais gentil e de humor mais sossegado, o censura por sua excitação, como se fosse um fingimento maligno e pretendido agravar e incomodar! Então você pode ter um funcionário confidencial em sua família, de quem você pode razoavelmente esperar mais cuidado, consideração e circunspecção do que você procura em qualquer um dos outros servos. Quanto mais confiança você repuser, mais escrupulosa será necessária. Vamos, então, cada um de acordo com sua posição, buscar a graça para andar de maneira correta, cuidadosa e ternamente. Já foi dito que o que um sujeito comum pode fazer ou dizer, um dos membros do Conselho de Ministros não deve sequer pensar. O favorito dos reis tem um caminho perigoso para caminhar - e embora seja um abençoado privilégio ser o favorito do céu, isso envolve uma responsabilidade muito solene.
11
“Somente a vós conheci de todos os habitantes da terra; por isso vos castigarei por vossas iniquidades.” Você pode ver a impureza em uma laje branca que não teria notado no solo comum - e, portanto, há pecados que estragam o caráter dos santos que dificilmente seriam observados na sociedade comum. A presença de Cristo só pode ser preservada com vigilância incessante e fidelidade inviolável. A pomba sagrada é logo perturbada. O amado é logo despertado e feito para se mexer. Por isso, deve ser o nosso clamor: “Eu lhe encarrego com as ovelhas e com as corças do campo, para que você não desperte, nem desperte meu amor até que ele queira.” Tendo assim considerado a causa por que o amado se foi, inquirir –
II. O QUE CAUSA A RETIRADA DE SUA PRESENÇA? Grandes erros foram cometidos sobre este assunto. Alguns supõem que os crentes de repente deixam de ser seguidores de Cristo, voltam ao mundo, apostatam e perecem! Mas o Senhor não abandona Seu povo desta maneira. Ele não rejeitou o Seu povo que Ele conheceu, e nunca o fará! Ele colocou a mão para o trabalho de sua salvação? Ele não se afastará permanentemente deles! Quando ele se afasta, é sempre com um motivo gracioso - daí as consequências, embora muitas vezes muito tristes - não são fatais. A retirada de Sua
12
presença consciente não tem a intenção de nos matar, embora nos leve muito abaixo e nos deixe uma presa para a destruição, não que Ele permaneça Sua mão no tempo e dê graça para manter a alma viva sob Sua deserção! Tão logo Cristo se foi, há uma suspensão dessas influências que uma vez fizeram o cristão feliz e forte. O Espírito Santo não conforta mais a alma. A Palavra não aviva nem revigora. Os sermões mais doces não conseguem animar o coração. Mesmo as promessas do Livro Sagrado de Deus são como lanternas sem velas - elas não trazem luz. Quando Cristo esconde seu rosto de um discípulo, seus espíritos sinalizam e ele sente uma depressão geral. Ele não pode orar como era seu hábito - ele não pode pregar como antes. Os deveres sagrados aos quais ele se agarra tenazmente se tornam mais um fardo que um prazer. Em vez daqueles passeios deliciosos que ele tinha sozinho quando sua alma subiu a Deus em meditação silenciosa, ele encontra seus pensamentos todos dissipados, espalhados aqui e ali. Nem ele pode, de forma alguma, se concentrar - muito menos pode fazer com que seus pensamentos se elevem e se voltem para Cristo. Ele vai para a Bíblia - não com a mesma frequência que ele, nem tão solenemente quanto ele fazia, mas o livro não fala com ele. Deus não lhe responde nem por Urim nem por Tumim nem por voz aberta. E agora ele não
13
parece ter as iluminações do Espírito de Deus. Ele não mergulha no significado da Palavra como fez uma vez. A providência, novamente, parece sombria. O segredo do Senhor não parece estar com ele como antes. Ele não tem prazer. A alma segue a Deus de uma maneira, mas, infelizmente, ele tem que clamar: "Por que você está abatida, ó minha alma, e por que você está inquieta dentro de mim?" Assim, as influências divinas estão, por um tempo, suspensas. Então segue-se que ele perde muito de sua segurança. Ele costumava saber que ele era um cristão. Agora ele começa a cantar: “É um ponto que eu desejo conhecer”. Então ele tem que preparar suas antigas evidências e comer algumas das comidas antigas que ele usou para cuidar pouco quando ele costumava viver em uma porção diária do rei, até mesmo uma parte da mesa do rei. Ele se senta nas cinzas e fica feliz em se sentar lá. Às vezes ele chora porque não pode chorar e se preocupa porque não pode se preocupar. Enquanto ele vê seu pecado, ele tem medo de que ele não tenha um sentimento verdadeiro disso. Embora ele ainda olhe para a cruz de Cristo e para o precioso sangue da expiação, ele não parece ter o poder de olhar que uma vez teve, nem obter esse conforto de se lançar sobre o trabalho acabado que antes ele fez quando Jesus Cristo estava manifestamente com ele. Mas talvez ajude você
14
a perceber as características sombrias dessa deserção se eu usar um pouco de símile. Você vê muitas vezes uma casa que é deixada pelo seu antigo inquilino e é fechada. Jesus Cristo nunca deixa totalmente um coração do qual Ele já tomou posse. Há um quarto na alma de um crente que o Espírito Santo nunca abandona. Onde Ele vem, Ele vem para habitar e permanecer para sempre! Ainda assim, essa sala é tão secreta que, enquanto Ele mora lá, toda a casa pode parecer deserta. Compare aquela casa vazia com uma casa alegre. Que contraste entre sua condição anterior e presente! Por que, a alegria foi embora! As cortinas estão fechadas - ou, talvez, as janelas olhem para você em sua desolação. A casa parece sem mobília. Não é mais um enfeite para a rua. Suas decorações desapareceram desde que seus habitantes fugiram. A casa está lá, com todas as suas capacidades, mas a casa, com todas as suas vivências, está em falta. A vida e a beleza desapareceram da mesma! E assim, um filho de Deus logo perde toda a sua alegria e conforto quando o inquilino de sua alma é retirado. Nenhum brilho dos olhos, nenhum canto dos grandes aleluias, nenhum som dos címbalos, nem mesmo os címbalos de alta sonoridade. Ele ficará feliz em receber uma nota da harpa agora! Ele não pode levantar-se para aquelas canções gloriosas que uma vez fizeram seu espírito
15
manter-se em sintonia com os anjos porque as alegrias do céu desceram à terra! Então a casa, estando vazia, certamente entrará em um estado de sujeira. Não há ninguém para limpar a poeira - todos os tipos de aranhas e coisas sujas entram nos cantos e recantos - e quanto mais a casa fica fechada, mais essas criaturas se multiplicam. No porão há um pouco de vegetação - longas hastes e raízes amarelas tentando viver - deixadas lá por algum velho habitante. Mas não há nada bonito. Tudo é desconfortável. Então chega em nossos corações! Todos os tipos de males surgem. Os males que nós suspeitamos, que seriam mantidos sob controle pela presença de Cristo, começam a se multiplicar e aumentar sobre nós, e o pequeno bem que está em nós parece ser um broto doentio trazendo nada à perfeição! Então uma casa sem ninguém se deteriora. Como o metal enferruja! Como a tinta fica manchada! Como a madeira começa a apodrecer! Como a coisa toda tem um cheiro úmido! Tudo vai arruinar. Ora, 10 anos de habitação não causariam tantos danos quanto esses 12 meses de fechamento. Quando Jesus Cristo se foi, tudo está errado - o amor quase expira, a esperança quase não brilha, a fé está quase paralisada, a graça não é um exercício vivo ! Sem a vida de Deus na alma, há um colapso total e um arrepio atinge o espírito. A casa está
16
vazia há muito tempo? Os garotos do lado de fora têm certeza de marcá-lo pelo esporte e quebrar as janelas. Na verdade, fica exposto a todo tipo de dano externo. Assim também, com malícia, o diabo encontrará um homem quando ele souber que perdeu a luz do semblante de Deus. Que horrível e velho covarde ele é! Quando o filho de Deus se regozija na companhia de Cristo, ele não costuma encontrar Satanás. O acusador dos irmãos sabe bem como cronometrar suas táticas e suas tentações! Mas quando ele vê que o Senhor partiu, então Satanás toma coragem e ataca o filho de Deus para seus sérios danos e mágoa! Eu ouvi no outro dia de um bom lavrador do campo que contou uma história de vitória sobre a tentação em seu próprio estilo simples. Ele era um homem que temia a Deus acima de seus vizinhos e parecia viver acima do mundo em coisas espirituais. Um ministro perguntou se ele não se sentia tentado e preocupado algumas vezes por Satanás. “Sim,” ele disse, “eu sei muito sobre ser tentado por Satanás no meu tempo. Ora, senhor, 10 anos atrás eu estava debulhando neste celeiro, aqui, e o diabo veio sobre mim com uma forte tentação. Ela me atormentava e me preocupava tanto, que eu não conseguia me livrar disso - até que afinal abaixei meu mangual e me afastei em um canto, logo além do trigo lá - e lutei com Deus contra Satanás até obter uma
17
vitória como essa. que voltei ao meu lugar regozijando! Muitas vezes desde então”, disse o velho, “ele se escondeu sobre o meu caminho, mas eu nunca paro para conversar. Repito a promessa pela qual encontrei uma maneira de escapar naquele dia neste celeiro, e me sinto fortalecido pela lembrança daquela vitória.” Sim, e apenas quando podemos lembrar algumas daquelas ocasiões em que parecemos vencer a tentação pela comunhão privada com Deus, então ficamos fortes, mas –
“Que o Senhor seja uma vez retirado
E tentamos o trabalho sozinhos,
Quando novas tentações nascem e se elevam –
Descobrimos quão grande é a nossa fraqueza.”
Como Sansão, quando seu cabelo estava perdido, pensamos que devemos derrotar Satanás como em outras ocasiões, mas nós - “Agitamos nossos membros com surpresa em vão, e fazemos uma luta débil e perdemos os nossos olhos.”
Quando as casas ficaram sem inquilinos e parecem desertas, levantam rumores de que são assombradas. E tenho certeza de que, quando um coração foi deixado por Cristo e não
18
houve desfrutes confortáveis de Sua presença, nossas almas são assombradas por estranhas e misteriosas dúvidas e medos, aflições e pressentimentos que você não pode enfrentar - horrores que não o fazem tomar qualquer forma, problemas que não devem ser angustiantes, alarmes feitos de sombras - perigos que não têm existência real! Oh, que Cristo estivesse lá! Como os fantasmas desapareceriam na luz do sol, todas essas dúvidas e dilemas sombrios seriam afugentados se Cristo voltasse! Oh, que nossa pobre casa vazia pudesse mais uma vez ter seus portões escancarados e que o Rei viesse habitar em Seu próprio palácio e torná-lo todo brilhante e lustroso com Sua presença! Mestre, veja como estamos doentes sem você! Venha, abençoado médico! Jesus, veja que seres miseráveis somos se você se retirar! Venha, nosso amado, venha até nós! Deixe que os tristes efeitos de Sua partida acalmem Seus passos e Lhe traga sobre as montanhas da divisão aos espíritos desejosos de Seus filhos desmaiados! Passando adiante, deixe-nos perguntar –
III. QUE CONFORTO EXISTE PARA UMA ALMA QUANDO O AMADO SE RETIROU E SE FOI? Deixe-me responder, não há conforto algum que seja de qualquer serviço para você, a menos que você o receba de volta. Ah, mas se uma
19
esposa ama seu marido, e ele se foi, podemos citar a velha canção - "Não há má sorte sobre a casa quando o homem está lá'". O homem querido, a alegria de seu coração, foi embora, ela não podia fazer nada correr bem. E assim, onde o coração amoroso perdeu seu amado, seu melhor amado, parece não haver alegria em nenhum lugar! Nada pode compensar uma alma regenerada pela perda da sociedade de seu Senhor. E, no entanto, algumas considerações podem ajudar a nos manter enquanto procuramos por ela. Embora Ele tenha partido, Ele ainda é nosso Amado. Embora não possamos vê-lo, ainda assim o amamos! E se não podemos desfrutá-lo, temos sede dele! E isso é um pouco de consolo, embora seja um consolo pobre, pensar que ainda não perdeu toda a sua vida, pois tem vida suficiente para ser inteligente, vida suficiente para sentir dor e vida suficiente para sentir-se no exílio até o retorno de Cristo! Eu também acho que há algum consolo nisso - que embora Ele tenha partido, Ele saiu de amor. Foi em um tom de raiva? No entanto, foi mais uma repreensão de nossos pecados do que uma rejeição de nossas pessoas. Cristo se retira porque quer nos levar a nossos sentidos e nos aproximar mais de si. Ele sabe que se tivéssemos prazeres e ainda andássemos em pecado, isso seria altamente perigoso e, portanto, esses prazeres devem ser retidos até que o coração
20
seja quebrado e a alma se abomine em pó e cinzas!
É algum conforto também, que embora Ele tenha partido, Ele não está fora de alcance. Jesus Cristo ainda pode ouvir o clamor do Seu povo. Não, Ele não foi além do alcance de sua visão. Ele está olhando para o seu pobre e desamparado para ver qual é o efeito do Seu esconderijo. E há isto para ser dito, que Ele não está tão distante, mas que a qualquer momento Ele pode retornar, e Seu retorno pode de uma só vez fazer nossas almas como as carruagens de Aminadabe! Ele pode se elevar sobre nossas trevas e no próximo instante, se assim for, e agradar a Ele. Ele se foi, mas Ele não desapareceu completamente. Ele não tirou Seu amor de nós, nem sua bondade total falhará completamente. Ainda em Suas mãos Ele carrega as marcas de Sua paixão pela nossa salvação. Ainda em seu peitoral, brilha as joias que levam nossos nomes. Ele não pode nos esquecer, embora Ele se esconda! Ele pode estar dormindo, mas está no mesmo barco que nós - e perto do leme. Ele pode parecer ter nos abandonado por completo, mas, “pode uma mulher esquecer seu filho que está sugando que ela não deveria ter compaixão do filho do seu ventre?” Sim, eles podem esquecer, mas Cristo nunca se esquecerá dos seus santos! Mas agora, finalmente –
21
IV. O QUE É NOSSO DEVER EM TAL LUGAR? Se ele se foi, o que fazer então? Eu respondo - nosso dever é nos arrepender daquilo que o afastou. Temos que instituir uma pesquisa de uma só vez! Bunyan descreve os cidadãos de Man Soul como procurando a causa por que Emanuel se retirou, e eles pegaram o Mestre Carnal Segurança e queimaram sua casa, e o enforcaram em uma forca no local onde ficava a casa, pois foi através de banquetes com ele que o Príncipe se enfureceu, e os Seus súditos perderam a Sua presença. Busque a si mesmo se você não está tão feliz como você estava - se você não está vivendo tão perto do céu como estava, examine-se. E tendo feito isso, e descoberto o mal, peça pela graça divina para ser purificado dele. Oh, você cairá nesse mal novamente, se confiar em sua própria força! Mas, confiando no poder do Espírito Santo, você pode vencê-lo - você pode colocar o pé no pescoço deste mal e assim destruí-lo para que ele não o moleste novamente! E então, amado, permita-me sinceramente suplicar-lhe - e estou falando mais para mim mesmo, talvez, do que estou a qualquer um de vocês - para despertar toda a sua alma para recuperar o terreno perdido. Tenha vergonha de que há algum terreno perdido para recuperar. Oh, é mais fácil perder a Cristo do que encontrá-lo depois que o perdemos. É mais fácil seguir em frente com a força da graça do
22
que ter que voltar para encontrar o seu rolo que você perdeu sob o abrigo no porto de facilidade, e então, depois de voltar, ter que passar por cima do mesmo terreno novamente! Quando você tem as asas de uma águia, que trabalho abençoado é subir e passar por longas trilhas de campo! Mas quando a asa da águia se foi e você tem que mancar dolorosamente, como Davi, com ossos quebrados, é um trabalho árduo. Mas, amado, se você escorregou, peça a graça para recuperar-se agora! De minha parte, sinto que tenho tão pouca graça que não tenho nada a perder. Quanto a cair de costas - oh, o que deveríamos ser se nos desiludíssemos, pois estamos de volta o suficiente agora! Nós estamos longe de tudo em comparação com os santos de Deus nos tempos antigos. Somos apenas iniciantes e bebês, mas onde, onde estaremos se quisermos ir ainda mais longe? Não, não, graça soberana, impeça uma catástrofe tão terrível! Pressione para a frente! E, irmãos, não será uma coisa grande e uma coisa certa que nos empenhemos em separar muito tempo para a oração especial a fim de que possamos ter a graça perdida restaurada? Não deveríamos nos fixar nessa única coisa - que devemos retornar, pela simplicidade da fé, ao pé da cruz? E pela sinceridade do amor, no seio do Mestre mais uma vez - e que não ficaremos satisfeitos em pregar, orar e ir a lugares de culto,
23
ou com ordenanças, ou com qualquer coisa - até termos Cristo de volta ? Oh, minha alma, eu lhe digo que não se satisfaça com nada até você ter seu Senhor novamente! Diga, com a boa dona de casa de quem falei há pouco, cujo marido estava longe de casa: “Sim, esta sala será decorada, e toda parte da casa será limpa, mas, ah, a alegria do meu coração será ver ele voltar! E até que ele venha, a casa não pode ser alegre e jubilosa.” É assim com nossas almas. Devemos ter o rei de volta e voltar em breve! E quando Ele voltar, devemos segurá-lo rapidamente e não deixá-lo ir. Encarreguem as vossas almas para serem mais cuidadosas no futuro, para que não mais venham a provocá-lo ao ciúme. Para aqueles que nunca conheceram o meu Senhor! Oh, que eles possam buscá-lo cedo e encontrá-lo rapidamente! Se é triste perder a Sua presença por um tempo, o que deve ser viver e morrer sem Cristo? Oh, essa é uma palavra negra para alguém ter escrito em sua testa: "Sem Cristo". Se você está nessa condição, querido leitor, a graça divina pode levá-lo a Cristo e a Cristo para que você desfrute da comunhão do seu amor! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário