sexta-feira, 17 de abril de 2020

Quando uma Luxúria Pode Ser Considerada Predominante




Por John Owen
Traduzido e adaptado por Silvio Dutra

A paz, a graça e o amor de Deus sejam com todos aqueles que amam a Jesus e guardam os seus mandamentos.
Estaremos apresentando uma série de mensagens de autoria de John Owen, nas quais ele responde a casos de consciência quanto a diversos assuntos na vida cristã.
Em sua sabedoria e larga experiência de terapeuta da alma, ele aponta com precisão não somente as causas de nossas enfermidades espirituais, como também a medicação eficaz para a cura, e forma de sua aplicação.
Ele parte da premissa geral que Jesus veio ao mundo exatamente para curar os enfermos e não para os que se julgam sãos. Veio para curar os pecadores e não para aqueles que se consideram justos.
Jesus veio para tirar o pecado daqueles que são salvos por ele, pois o pecado é o vírus para o qual não temos anticorpos para combatê-lo, e somente Jesus pode destruí-lo.
O grande perigo reside em termos atuando em nós, luxúrias que são predominantes, a saber, pecados que não são resultantes de tentações que são vencidas pela graça, quando esta reina em nós, mas pecados que amamos e cometemos repetidamente sem sentir tristeza e arrependimento por eles.
É importante portanto, saber se somos ou não conduzidos por estes pecados predominantes, pois eles podem revelar qual seja de fato a nossa condição espiritual real.
Assim, nesta primeira mensagem, John Owen responde à seguinte pergunta:
Quando um pecado, luxúria ou corrupção pode ser considerado habitualmente predominante?
E ele responde: Algumas coisas devem ser consideradas, antes de responder à pergunta: - Primeiro. Todas as concupiscências e corrupções têm sua raiz e residência em nossa natureza – mesmo a pior delas. Pois, diz o apóstolo Tiago, em Tiago 1:14 : "Todo homem é tentado por sua própria luxúria." Todo homem tem sua própria luxúria, e todo homem tem toda luxúria nele; pois esse desejo, ou corrupção, é a depravação de nossa natureza, e ocorre em todos os homens. E a raiz e o princípio disso, está em todos os homens, mesmo após a conversão. Assim diz o apóstolo sobre os crentes, Gálatas 5:17 : “A carne luta contra o Espírito; para que vocês (crentes) "não possam fazer as coisas que querem."
O que a carne cobiça? Ora, ela deseja as obras que dela resultam. O que elas são? "Adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, ódio, emulações, ira, contenda, sedições, heresias, invejas, assassinatos, embriaguez, rebeliões e coisas assim". A carne deseja todas essas coisas nos crentes - as piores coisas que podem ser mencionadas; de onde é a palavra do nosso Salvador, que me rende uma doutrina que é uma triste verdade, mas tão clara que nada pode ser mais. Ele prediz problemas surpreendentes, grandes desolações e destruições, que virão sobre o mundo, e acontecerão com todo tipo de homens, e diz: “É um dia que 'como uma armadilha virá sobre todos os que habitam na face de toda a terra.” É um dia de ajuste de contas por causa da multiplicação da iniquidade.
Nada me faz mais acreditar que aquele dia, aquele dia terrível do Senhor, está chegando sobre a face de toda a terra, além disso, que vem “como uma armadilha”. “Os homens não percebem isso; vocês, portanto, olhai por vós, que sois meus discípulos: crentes, 'Guardai-vos, para que não aconteça o tempo em que seus corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida , e assim que aqueles dias vos peguem de surpresa.” A doutrina que observo a partir daí é esta: que o melhor dos homens precisa ser avisado ​​para ter cuidado com o pior dos pecados na abordagem do pior dos tempos. Quem pensaria que, quando tais problemas, angústias, desolações se aproximassem de uma nação, naquele lugar os discípulos de Cristo corriam o risco de serem vencidos pelo excesso, pela embriaguez e pelos cuidados desta vida? No entanto, Jesus, que é a sabedoria de Deus, sabia como seria conosco. Não..., e se um homem disser, pela observação, que os professantes nunca correm mais o risco de pecados sensuais e provocadores, do que quando a destruição está mais próxima da porta? "Naquele dia ", diz ele, "tome cuidado".
Aqui devemos abrir um parêntesis, pois quando John Owen disse isto em meados do século XVIII, não havia sequer os sinais do grande avanço tecnológico dos nossos dias, e este problema generalizado do uso abusivo de drogas alucinógenas e tantas outras modalidades de grandes pecados que são praticados contra Deus. Mas aí estão, multiplicando-se cada vez mais diante de nós, como um sinal de que realmente precisamos do alerta que Jesus faz para que nos cuidemos de todos os laços de pecados que estão preparados para prender os descuidados na vigilância e na oração. Mas continuemos com as palavras de Owen:
Em segundo lugar. Outra coisa que eu pressuponho é isso: que essa raiz de pecado que habita em nós, como mostrei, irá, a seu favor, trabalhar para todos os tipos de males; - o que deve nos dar um zelo divino sobre nossas almas e umas sobre as outras. Diz o apóstolo, em Romanos 7: 8: "O pecado produziu em mim todo tipo de concupiscência".
Em terceiro lugar. Se assim é, que o pecado sempre permanece em nós e, às vezes, trabalha para todos os seus frutos, para todo tipo de concupiscência, então a mortificação do pecado é um dever contínuo, que devemos exercitar em todos os nossos dias.
Lemos em Colossenses 3: 3: "Vocês estão mortos e sua vida está escondida com Cristo em Deus." O que é um estado abençoado e condição! Não desejo uma realização melhor neste mundo do que isso. Mas que dever o apóstolo deduz daí? "Portanto", diz ele, "mortifique seus membros que estão sobre a terra". "Fornicação, impureza, afeição desordenada, concupiscência maligna e cobiça, que é idolatria." A mortificação do pecado é um dever que incumbe ao melhor dos santos.
Em quarto lugar. A quarta coisa que eu pressuponho é a seguinte: que um pecado em particular não obtém uma prevalência de sinal sem ter alguma vantagem de sinal; pois nossa natureza corrupta é universal e igualmente corrupta; mas um pecado em particular obtém prevalência por vantagens particulares.
Seria necessário muito tempo para falar de todas essas vantagens. Vou citar duas, em que outras podem ser reduzidas:
1. Em primeiro lugar, a inclinação da constituição dá vantagens particulares a pecados particulares. Alguns podem estar muito inclinados a invejar; alguns à ira e paixão; e outros aos pecados sensuais - gula, embriaguez, impureza - para nomear as coisas que nosso Salvador nomeia e nos adverte. É com respeito aqui que Davi disse que "se manteria afastado de sua iniquidade", como alguns pensam. Eu tenho apenas isso a dizer, - que tem sido muito pela falácia do diabo que os homens foram capazes de defender a inclinação de sua constituição à extenuação de seus pecados; quando, de fato, é um agravamento. "Estou apto a ser apaixonado por minha natureza”, Diz um; "Estou otimista", diz outro, "e amo más companhias". Eles fazem com que suas inclinações naturais sejam uma cobertura e desculpa para seus pecados. Mas devo dizer, como meu julgamento, que se a graça não curar pecados na constituição, ela não cura nenhum; e que não podemos provar a eficácia da graça, se não a tivermos na cura dos pecados da nossa constituição. A grande promessa é que ela mude a natureza do lobo e do leão, do urso, da áspide, e que eles se tornarão como cordeiros; o que nunca pode fazer, se não o mudar por um contra-trabalho habitual de inclinações decorrentes da constituição. Se a graça, sendo habitual, não muda a própria inclinação da constituição, não sei o que faz. Essa é a primeira vantagem pela qual pecados específicos passam a ter vantagem e prevalência sobre nós.
2. Em segundo lugar, outra vantagem para pecados particulares são as ocasiões externas; e eu as remeto a duas cabeças: 
(1) Primeiro, à educação. Pecados particulares obtêm vantagem pela educação. Se, mesmo na educação, instruímos nossos filhos a se orgulharem, por suas roupas e comportamento, - se os ensinamos a se orgulhar, acumulamos combustível seco sobre eles, até que virá o tempo em que a luxúria arderá. Vamos prestar atenção nisso. É fácil gerar uma geração orgulhosa por esses meios.
(2) A sociedade no mundo, de acordo com a ocasião da vida, é aquela que inflama corrupções particulares. De acordo com o prazer dos homens em conversar, a corrupção será provocada e aumentada por ela.
Eu já falei todas essas coisas anteriormente, para mostrar a você onde está a natureza e o princípio do perigo que vamos investigar, e como se chega a essa condição.
Agora, vou investigar um pouco a questão em si - como podemos saber se uma corrupção específica é habitualmente predominante ou não?
Irmãos, considero concedida a mais vil daquelas concupiscências contra as quais nosso Salvador e seus apóstolos nos advertem, para mortificar e crucificar, que possam estar trabalhando nos corações e mentes dos melhores de nós; e que uma luxúria específica pode ser habitualmente predominante, onde, por razões particulares, nunca produz efeitos externos: portanto, olhem por si mesmos. Digo, então, quando a mente e a alma são frequente e grandemente, como há ocasiões, pressionadas por uma luxúria e corrupção específicas, isso não prova que essa luxúria e corrupção sejam habitualmente predominantes; pois pode ser uma tentação. Tudo isso pode resultar da conjunção da tentação com o pecado interior; o que tornará a luta e a guerra, o uso da força e a liderança em cativeiro.
Mas suponha que uma pessoa esteja nessa condição, como ela saberá se é uma tentação em conjunto com o pecado interior em geral , ou se é uma prevalência habitual de uma corrupção específica?
Eu respondo:
I. Não é da prevalência da corrupção estas três maneiras:
1. Se a alma se entristece mais do que se regozija, é uma tentação, e não uma luxúria habitualmente prevalecente. Nesse caso, quando um coração é assim solicitado com qualquer pecado, tanto o pecado quanto a graça estão em ação e têm objetivos contrários.
O objetivo da graça é humilhar a alma; e o objetivo do pecado, contaminá-la. E a alma está tão contaminada que, pela enganação e solicitações do pecado, o consentimento é obtido. A contaminação não surge da tentação assim ativada na mente, mas da tentação como admitida com consentimento: na medida em que consente, seja por solicitações surpreendentes ou longas, até agora está contaminada. Caso contrário, a alma ficará mais triste com ela do que contaminada por ela.
2. É assim que, quando a alma pode verdadeiramente, e considera, essa corrupção em particular como seu maior e mais mortal inimigo. “Não são soldados que arruinaram minha propriedade, nem uma doença que tirou minha saúde , nem inimigos que arruinaram meu nome ou se opuseram a mim; mas essa corrupção, que é meu grande e mortal inimigo.” Quando a alma está verdadeiramente sob essa apreensão, espera-se que seja o poder da tentação, e não a prevalência de luxúria ou corrupção.
3. É assim também quando um homem mantém sua guerra e seu conflito com ela constantemente, especialmente naqueles dois grandes deveres de oração e meditação particulares; das quais, uma vez que a alma é repelida, é expulsa do campo e o pecado é vencedor. Mas quanto mais um homem mantém o conflito no exercício da graça em seus deveres, eu olho para ela como uma tentação, e não uma luxúria habitual prevalecente.
II. Vou agora mostrar quando uma corrupção é habitualmente prevalecente.
E aqui está um grande campo diante de mim, mas falarei apenas algumas coisas:
1. Quando um homem escolhe, ou aceita de bom grado, ocasiões conhecidas de seu pecado, esse pecado é habitualmente prevalecente.
Não há homem que tenha o entendimento comum de um cristão e que tenha nele corrupção ou luxúria, senão aquele que sabe quais são as ocasiões que o provocam. Ninguém, a menos que seja perversamente ímpio, pode escolher o pecado por causa do pecado; mas aquele que sabe quais são as ocasiões que provocam, excitam e provocam qualquer corrupção em particular, e as escolhe, ou as aceita de bom grado, há uma prevalência habitual do pecado em alto grau na mente daquele homem, quem quer que seja: porque o pecado deve ser rejeitado na ocasião, ou nunca será recusado em seu poder.
2. Deixe um homem temer que seja assim, quando ele encontrar argumentos contra isso para perder sua força. Nenhum homem está sob o poder de corrupção específica, que não terá argumentos sugeridos à sua mente por medo, perigo, vergonha, ruína, contra continuar sob essa corrupção. Quando um homem começa a descobrir que esses argumentos diminuem em sua força, e não têm prevalência em sua mente, eles temem que exista uma prevalência habitual de sua corrupção.
3. Quando um homem, por convicção, é desviado do seu curso, mas não é desviado do seu desígnio, - quando ele atravessa o seu caminho como o jumento selvagem: “Na ocasião dela, quem se desviará de lado? - se você a encontrar ou persegui-la, poderá desviá-la do caminho; mas ainda assim ela persegue seu desígnio. Os homens encontram fortes convicções de pecado, fortes repreensões e reprovações; isso os coloca um pouco fora do caminho, mas não de seu desígnio ou inclinação; a inclinação de seu espírito permanece assim; e a linguagem secreta do coração deles é "que fosse livre para mim como era antigamente!"
Certamente uma corrupção é habitualmente predominante, se ela raramente ou nunca deixa de agir sob oportunidades e tentações. Se um homem que negocia trapaças toda vez que é capaz de fazê-lo, ele tem cobiça em seu coração; ou se um homem sempre que há oportunidade e ocasião se reúne para beber, isso é excessivo - isso é um sinal de corrupção habitual, se ele não conseguir aguentar escassamente a qualquer momento contra uma concorrência de tentação e oportunidade.
4. Quando a alma, se se examinar, descobrirá que se foi sob a conduta da graça renovadora, e se está, na melhor das hipóteses, senão sob a influência da graça restritiva. Os crentes estão sob a conduta da graça renovadora; e admito que, às vezes, quando, sob o poder da corrupção e da tentação, eles violam o domínio da graça renovadora, Deus irá mantê-los em ordem, com a graça restringidora - por medo do perigo, vergonha e infâmia, - por considerações exteriores sobre a mente pelo Espírito de Deus, que os mantém fora do pecado: mas isto é, senão às vezes.
Mas, se um homem encontra seu coração totalmente sob o domínio da graça renovadora, e se ele não tem liderança ou conduta, senão a graça restringidora, seu pecado obteve a vitória perfeita sobre ele; isto é, ele pecaria até o fim de sua vida, não fosse por medo da vergonha, perigo, morte e inferno; ele não é mais movido pela graça renovadora, que atua pela fé e o amor - fé operando pelo amor. Um homem que tem um entendimento espiritual pode se examinar e descobrir sob que conduta ele se encontra.
5. Por fim, quando existe uma vontade predominante no pecado, a luxúria é habitualmente predominante. O pecado pode enredar a mente e desordenar as afeições, e ainda assim não ser predominante; mas quando se apega à vontade, tem o domínio.
Assim, todo aquele que é vencido por muito tempo por determinado tipo de luxúria inveterada, e que tem prazer nela, em vez de tristeza, impede que a graça invencível, que pode subjugar qualquer tipo de pecado, ainda que em forma de vício ou cobiça, faça o seu trabalho, por falta de permanência na fé e em Jesus.
Este assunto terá prosseguimento em nosso próximo vídeo.
E que os pecadores inveterados se aproximem de Deus, em arrependimento, para serem libertados da escravidão ao pecado. É a nossa oração, em nome de Jesus. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário