sábado, 18 de abril de 2020

O que Deve fazer quem se Encontra sob uma Tentação Dominante?




Por John Owen
Traduzido e Adaptado por Silvio Dutra

A paz, a graça e o amor de Deus sejam com todos aqueles que amam a Jesus e guardam os seus mandamentos.
Conforme ficamos de apresentar a sequência da mensagem de autoria de John Owen, na qual ele responde a casos de consciência quanto ao que deve fazer uma pessoa que se encontra sob a poder de uma corrupção, pecado ou tentação predominante, eis a resposta que nos é dada por aquele que é considerado por três séculos seguidos como sendo o príncipe dos teólogos.
Resposta. Apresentarei apenas uma coisa e depois perguntarei se nos pertence ou não: - Esse pecado prevalecente tem muitos graus. Pode ser uma predominância para o escândalo externo, ou para a perda total da paz interior, ou para a inquietação e despojamento daquela tranquilidade mental normalmente a que Cristo nos chama.
E talvez não haja nenhum de nós, que, de uma só vez, num momento ou outro, após uma investigação séria e sincera, que não tenhamos experiência disso em um grau ou outro, seja por inquietação, perda de paz ou escândalo.
O que deve fazer então uma pessoa assim, que acha isso com ela? Ou seja, que se acha escravizada a algum ou alguns tipos de pecados prevalecentes?
Eu respondo: - Primeiro. Ele deve trabalhar para afetar sua mente com o perigo disso. Não é concebível quão sutil é o pecado para lançar fora uma apreensão do perigo disso. "Não obstante isso", diz o homem, "ainda espero estar em um estado de graça, e ser salvo"; e assim a mente evita o devido senso do perigo em que se encontra.
Peço a vocês, irmãos e irmãs, se essa for sua condição, que trabalhem para afetar suas mentes de que esse estado, tanto quanto eu sei, terminará no inferno; e não deixem as suas mentes afastadas da apreensão de que, com a devida e boa base de fé, estes caminhos descem às câmaras da morte. Não se agradem, imaginando que são membros da igreja e tenham boas esperanças de salvação por Jesus Cristo; mas considerem para onde isso tende e como afeta suas mentes com ele.
Em segundo lugar. Quando a pessoa se sente afetada pelo perigo, a próxima coisa a ser feita é sobrecarregar sua consciência com a culpa. Pois a verdade é que, como nossas mentes, sob muitas pretensões, demoram a apreender o perigo do pecado; portanto, nossas consciências não estão muito dispostas a suportar o peso do fardo da culpa. Não falo de homens de consciência cauterizada, que, não importa qual seja o seu fardo, eles não sentirão; mas das consciências dos homens renovados, a menos que usem todos os meios pelos quais a consciência possa ser sobrecarregada - como pelas apreensões da santidade de Deus, da lei, do amor de Cristo e de todas as coisas pelas quais a consciência deve ser levada a sentir o peso de sua culpa.
Assim que começa a ficar um pouco enjoado com a sensação da culpa do pecado, é preciso um consolo eficaz. “Aqui este pecado ocorreu, contraiu esta e aquela culpa; há muito que negligenciei este ou aquele dever; há muito que me dedico a essa e àquela loucura, e sou tão entregue ao mundo: devo ir a Cristo pela fé, ou estou arruinado.” Ele tem medo de carregar seu fardo. Mas a menos que a consciência assuma o fardo, e não o desloque facilmente, a menos que possa, pela verdadeira fé, guiar-se pela palavra, ir a Cristo; o trabalho não poderá ser feito, e o fardo permanecerá.
Em terceiro lugar. “O que vamos fazer no caso em que temos esta apreensão do perigo do pecado prevalecente, e podemos ser, portanto, sobrecarregados com a sua culpa?”
Devemos orar pela libertação.
"Mas quanto?" você dirá.
Nas Escrituras há menção de "rugido", Salmo 32: 3 , "A voz do meu rugido;" e também de “gritar”, Lamentações 3: 8 , “eu gritei e chorei”. Este é um tempo para orar para que Deus não esconda seu rosto do nosso rugido, nem feche seus ouvidos para nossas orações quando gritarmos a ele; isto é, clamar com todo o vigor de nossas almas.
Cristo é capaz de "socorrer" e ajudá-los a "gritar" a ele.
A palavra significa isso; e nossa palavra “socorro” significa uma corrida para ajudar um homem que está pronto para ser destruído. Isso pode parecer algo difícil para nós, mas é uma grande coisa salvar nossas almas e nos livrar das armadilhas de Satanás.
Em quarto lugar. Valorize cada aviso, e cada palavra que você está convencido que foi apontada contra sua corrupção específica.
Nenhum de vocês pode ter o poder de corrupções particulares, em que Deus, em um momento ou outro, em sua providência ou palavra, não dê um aviso particular, para que a alma possa dizer: “Isto é para mim, devo cumpri-lo”; mas “é como um homem que vê seu rosto em um espelho e se afasta e imediatamente esquece que tipo de homem ele era” - há um fim nisso.
Mas se Deus lhe der tais advertências, anote-as, valorize-as, não as perca; elas devem ser contabilizadas, pois: “Aquele que, sendo muitas vezes reprovado, endurece o pescoço, será subitamente destruído, e isso sem remédio.”
Em quinto lugar. Lembrarei de duas regras, a saber:
1. Em sua perplexidade quanto ao poder do pecado, exerça fé que, apesar de tudo que você vê e descobre que está quase perdido e desaparecido, há um poder em Deus, através de Cristo, para subjugá-lo e conquistá-lo.
2. É em vão para alguém pensar em mortificar um pecado prevalecente, que ao mesmo tempo não tenta mortificar todo pecado, e ser encontrado em todos os deveres.
Aqui está uma pessoa perturbada e perplexa com uma tentação ou corrupção; ambos são os mesmos neste caso: e ele grita: “Oh, que eu fosse libertado! Eu preferia ter libertação do que vida! Farei todo esforço para vigiar contra isso.”
Mas pode ser que essa pessoa não chegue a uma constância na oração secreta; - ele subirá e descerá, e desejará a si mesmo livre, mas não será levado a deveres para que essas concupiscências sejam mortificadas.
Portanto, tome esta regra junto com você - nunca espere mortificar qualquer corrupção pela qual seu coração seja entristecido, a menos que você trabalhe para mortificar toda corrupção pela qual o Espírito de Deus se entristece; e seja encontrado em todo dever, especialmente naqueles sob os quais a graça prospera e floresce.
Lembremos que Jesus diz que é aquele que persevera até o fim que é salvo, e certamente, não é à perseverança em pecar que ele se refere, senão à perseverança na fé e na comunhão com ele, pela mortificação contínua do pecado.
Que Deus aplique esta palavra aos nossos corações, em nome de Jesus. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário