quarta-feira, 22 de abril de 2020

COMO DEVEMOS EXERCITAR A GRAÇA PARA SERMOS FORTALECIDOS?



A paz, a graça e o amor de Deus sejam com todos aqueles que amam a Jesus e guardam os seus mandamentos.
Estaremos apresentando uma nova mensagem de autoria de John Owen, na qual ele responde a crises de consciência quanto a sabermos como exercitarmos a graça para que sejamos fortalecidos por ela.
Ele apresenta a seguinte pergunta:
Como podemos fazer uso de Cristo para o exercício da graça; isto é, para que possamos ter a graça fortalecida e estarmos prontos para toda boa obra? Ou: Como podemos fazer aplicação a Cristo, para que possamos receber graça dele para cobrir possíveis decadências?
Resposta. Penso que a orientação dada pelo próprio Salvador é tão clara e se encaixa com a nossa experiência, que não precisamos olhar muito mais longe.
Ele disse: "A menos que você permaneça em mim, não poderá dar frutos." O negócio a que visamos é dar frutos; que consiste tanto nos atos internos e vigorosos da graça, quanto no desempenho dos deveres externos - para ser fiel em nossas mentes e almas, bem como em nossas vidas. "O caminho para isso", diz nosso Salvador, "é 'Permaneça em mim'." E, a menos que o façamos, ele nos diz claramente: façamos o que quisermos, "não podemos dar frutos", no que toda a nossa fecundidade depende de permanecermos em Cristo. Não se pode dizer muito mais sobre esse assunto, senão perguntar o que é permanecer em Cristo.
Certamente, não é um mero não sair de Cristo; como dizemos, que um homem permanece quando não vai embora. Pois espero que, apesar de todas as decadências de que nos queixamos e de falta de frutos, ainda não tenhamos deixado Cristo. Até agora, nele permanecemos, como o ramo permanece na raiz, de onde tem sua comunicação e suprimentos.
Portanto, há algo em particular incluído nessa permanência em Cristo, habitando em Cristo, e Cristo habitando em nós.
E parece haver isso nisto - que permanecer em Cristo, é estar sempre perto de Cristo, na companhia espiritual de Cristo e na comunicação com Cristo. Não está em um ato nu e essencial de crença, pelo qual somos implantados em Cristo, e não sairemos dele; mas há algo de uma atividade espiritual especial da alma nesta permanência em Cristo: é permanecer com ele e em sua presença.
E como essa permanência com Cristo deve ser por alguns atos de nossa alma, consideremos quais são esses atos; o que pode dar um pouco mais de luz sobre esse assunto. E, primeiro, deve ser, certamente, por algum ato de nossa mente.
Em segundo lugar, por algum ato de nossas vontades.
Terceiro, por algum ato de nossas afeições.
Isto que Owen diz é muito importante, porque não são poucos os crentes que pensam que permanecer em Cristo é simplesmente crer nele e pensar nele, sem levar em conta que isto deve ser comprovado pela nossa conduta santa em cumprimento dos seus mandamentos, como ele mesmo definiu que é seu discípulo somente aquele que permanece na sua Palavra, e que demonstra nas ações práticas da vida, uma obediência e amor a ele maior do que aquele que devota aos seus entes queridos, e não somente isto, mas também renunciando a tudo o que deve ser deixado para que Deus possa se agradar de nós.
E isso o próprio Owen, confirma dizendo:
E assim permanecemos com Cristo; que é certamente o caminho para produzir frutos.
Primeiro. Há uma permanência com Cristo em nossas mentes. Agora isso, para mim, consiste na contemplação e nos pensamentos sobre ele noite e dia: "Busquei-o na minha cama à noite", diz a esposa em Cantares; - consiste em considerar muito a pessoa de Cristo, contemplar sobre ela como investido em seu glorioso ofício, e como confiado e designado pelo Pai para esta obra. “Todos nós”, diz o apóstolo, “de rosto aberto contemplando a glória do Senhor como em um espelho, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, pelo Espírito do Senhor.”
Meus irmãos, aquilo que você e eu estamos almejando deve ser “transformado na mesma imagem”; isto é, à imagem e semelhança da glória de Deus em Cristo.
E nisto, Owen não está nos indicando algo de sua própria autoria, mas o que está claramente revelado nas Escrituras, que em todo o tempo discorrem sobre a santidade de Deus e o nosso dever de estar sempre santificados por Ele, por meio da prática da Sua Palavra.
E Owen prossegue:
Ouso dizer corajosamente, por aqueles de nós que têm motivos para ter apreensões diárias de sair do mundo e deixar esse estado de coisas, que não temos maior desejo, nem há algo mais frequente em nossas mentes do que isto, para que possamos ser cada vez mais transformados nessa imagem antes de sairmos deste mundo; pois estamos cuidando da perfeição à semelhança de Cristo.
Portanto, gerações de cristãos, darão testemunho de que não há nada agora que mais ansiamos do que ser cada vez mais transformado na imagem e semelhança de Cristo. Como chegaremos a isso?
Por que, diz ele: “O caminho é, olhar firmemente para Cristo, como um homem olha com um vidro óptico para um objeto a uma grande distância. “Nós o contemplamos", diz ele, "olhando firmemente para o próprio Cristo e para a glória de Deus nele". Agora, há um maravilhoso objeto grande para ser contemplado; pois quando você olha para a glória de Deus em Cristo, você tem o que deseja de Cristo para o objetivo de seus olhos e vista; a pessoa de Cristo, o ofício de Cristo, o mérito de Cristo, o exemplo de Cristo, a morte de Cristo e o que você deseja, para que você tenha muita intenção em seus pensamentos e mentes, para estar em muita contemplação imediata sobre Cristo.
Eu não sei como vocês o entendem, irmãos; mas é o conselho que eu daria a vocês que são cristãos idosos, e provavelmente não continuarão muito tempo neste mundo, a se exercitarem em contemplações imediatas sobre Cristo. Todos os ensinamentos que você recebeu dos ministros, o principal objetivo deles foi capacitá-lo a isso; e realmente, se eu souber de alguma coisa, nós as encontraremos acompanhadas de um doce poder transformador, além do que experimentamos de outras maneiras e deveres. "Seremos transformados na mesma semelhança."
Bem, então, permanecemos com Cristo nos atos de nossa mente, pela imediata reflexão e contemplação sobre Cristo à noite, e em nossos leitos, e em nossas caminhadas, e às vezes nos retiramos para meditar. Estamos trabalhando por uma visão intuitiva de Cristo; isto é, uma visão direta na contemplação de Cristo.
Em segundo lugar. Se você permanecer com Cristo, também deve haver um ato de sua vontade; e isto deve ser com grande diligência e cuidado com a obediência que Cristo exige, em todas as instâncias dela.
Esta é uma ótima maneira de permanecer com Cristo, quando trabalhamos para ter nossas vontades prontas a todos os casos de obediência que Cristo exige de nossas mãos. Que essa seja a questão, se é a vontade de Deus que devemos fazer isso ou não? E se for assim, ore, esteja pronto para mostrar que cumprimos com Cristo, rendendo-lhe obediência alegre e voluntária neste caso e dever que ele nos chama; e assim em todas as outras coisas.
Eu gostaria que cada um de nós pensasse frequentemente sobre esse assunto - o que Cristo exige de mim pessoalmente, de uma maneira de dever e obediência. E eu gostaria que trabalhássemos para ter em grande prontidão todas as coisas que Cristo exige de nós. E, especialmente, irmãos, eu teria isso prontamente, que Cristo exige que eu ande com muita cautela e disciplina - para me manter longe de manchas, poluição e impurezas, em relação ao mundo. Isso Cristo exige em todos os momentos, em todos os casos e em todas as ocasiões. O que estamos pregando? Sob que professores nos instruímos? Tudo o que deve ser ensinado a você é que deve conhecer todas as instâncias do dever, que Cristo exige de suas mãos. E “se você sabe dessas coisas, feliz é você se as pratica.”
Este é o seu fruto - uma contemplação direta sobre Cristo; em que eu imploraria que você e minha própria alma pudessem encontrar mais abundância, enquanto estivermos neste mundo (e você encontrará que Cristo, no cumprimento deste dever, fará abordagens muito próximas e visitas frequentes a seus corações, - mais no cumprimento deste dever do que em qualquer outro); e ter nosso coração pronto para obedecer a todo exemplo de obediência que Cristo exige de nossas mãos.
Em terceiro lugar. Há uma permanência com Cristo no ponto de afeto. Pode haver amor e prazer em todas essas coisas; se não houver, contemplações muito espirituais serão um peso. Não há dever que é exigido de qualquer homem neste mundo tão espiritual, tão celestial, de modo evangélico, que por falta de amor e prazer, um homem não possa ser negligente na realização do mesmo. Posso me comprometer a fazê-lo nesta hora ou naquela hora, e não ter nenhum benefício para minha própria alma, nem dar glória a Deus, se não houver amor e deleite nele.
Eles adoçarão o dever e refrescarão o coração de Deus e do homem, Cristo e nós. Portanto, trabalhem, irmãos, e orem grandemente por isso, para que possam se deleitar em Cristo, para encontrar nele uma doçura e um refrigério, e para que toda ocasião de retiro para Cristo traga um tipo de alegria espiritual para seus corações.
Agora você tem uma grande oportunidade, tendo sacudido as ocasiões da vida e outras preocupações, de habitar com Cristo; - agora é uma boa hora para permanecer nele.
Nunca devemos esquecer que uma andar na graça de Jesus é o que gera a paz. Paz com Deus, com nós mesmos e com nossos irmãos na fé. E a doçura da paz, por sua vez, gera aquela alegria espiritual que nada e ninguém pode destruir. E tudo isto procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé não fingida. Aqui estão o amor e a vida eterna, que não podem ser experimentados de qualquer outra forma, senão a de permanecer na graça de Jesus, crescendo nela dia a dia.
E todas estas coisas são geradas em nós pelo poder de Deus, segundo as operações do Espírito Santo em nossos corações.
Vivamos e andemos pois, em todo o tempo, no Espírito Santo, para que ele realize a sua obra transformadora em nós, e nunca deixemos qualquer pecado sem ser confessado e abandonado, pois um viver que admite o pecado é aquele que entristece o Espírito e apaga as suas operações abençoadoras e consoladoras.
Vivamos pois, em verdadeira santidade de corpo, alma e espírito.
Que Deus aplique esta palavra aos nossos corações, em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário